Artigo/Análise Fibra ou Cobre?

Desde o surgimento da arquitetura LAN baseada em fibra que a maioria das pessoas previu o fim das redes de cobre.

Este tipo de LANs é usado há décadas, pois seus processos de produção, desde a produção até a instalação, são bem definidos. A instalação também é mais fácil, pois os técnicos estão acostumados a manusear esses cabos e requer pouca especialização, sem ferramentas especiais.

A fibra óptica é uma tecnologia relativamente recente e é alvo de várias investigações e, diariamente, desenvolvimentos.

O grande problema com a tecnologia de fibra óptica é a falta de técnicos treinados e o custo das ferramentas especiais necessárias. Mas se olharmos para seus benefícios, eles são muito superiores a qualquer outra tecnologia.

Cobre VS Fibra
Os cabos de cobre são flexíveis, fáceis de manusear e instalar. São muito eficazes para transmitir voz, imagem e dados para distâncias de até 100mts com largura de banda de 1 a 10 Gb/s. A tecnologia de par trançado pode chegar a 25 ou 40 Gb/s com o novo cabo Cat 8 (sense 2016), mas eles não são tão flexíveis e fáceis de manusear.

Os cabos de fibra óptica, com o desenvolvimento de seus componentes, estão se tornando tão flexíveis, fáceis de instalar e manusear quanto os cabos de cobre. A capacidade de transmissão em uma fibra é, por enquanto, ilimitada.
O recorde atual é de 1 milhão de Gb/s ou 1 Petabyte/s, limitado pelo equipamento ativo, não pelo cabo de fibra óptica.



O problema do cobre
Em uma rede baseada em cobre, sempre que precisamos aumentar a largura de banda, é obrigatório trocar todos os componentes da rede antiga (cabos, conectores, patch cords, ...).

Outra desvantagem da LAN de cobre é o efeito de antena. Os cabos não são eficazes contra campos eletromagnéticos no entorno, geralmente causados por cabos elétricos ou mesmo por outros cabos de rede. À medida que a categoria dos cabos aumentou, esse problema está piorando. O método mais eficiente para atenuar isso é adicionar blindagens eletromagnéticas no cabo e até mesmo em cada par do cabo. No entanto, esta solução torna o cabo menos flexível, não tão fácil de instalar e manusear e muito mais caro.

Por que devemos escolher uma arquitetura de fibra lan?
No que diz respeito à fibra ótica, ela apenas transporta luz, por isso é imune a campos eletromagnéticos, mas não é possível ter POE sobre uma LAN de fibra.

Outra grande vantagem da arquitetura LAN de fibra óptica é a flexibilidade. Se precisarmos aumentar o desempenho da rede, basta trocar o equipamento ativo e todos os cabos e conectores podem permanecer os mesmos.

Um cabo de fibra óptica pode ter várias fibras, de 2 a várias centenas em um cabo de 2cm. Isso permite economizar muito espaço nos caminhos dos cabos. Na verdade, uma arquitetura de LAN de fibra pode economizar até 90% do espaço nos caminhos dos cabos. Essa redução do cabo e do plástico ao redor da fibra, no trajeto do cabo, e o uso da sílica, um material muito abundante, como matéria-prima para a fibra óptica, permite dizer também que a fibra LAN é mais sustentável do que a LAN de cobre.

O custo de uma LAN de fibra vem diminuindo com o tempo. Algum tempo atrás, todos os componentes eram muito caros. Mas com a massificação do uso dessa tecnologia, o custo de uma LAN de fibra é superior ao de uma LAN de cobre para redes com menos de 100 usuários e menor para mais de 100 usuários.

O ciclo de vida de uma LAN de cobre é de cerca de 5 a 10 anos. Normalmente, após esse período, surge uma nova categoria e as aplicações na rede precisam cada vez mais de largura de banda. A única solução é mudar tudo. No caso dos cabos de fibra, eles têm um ciclo de vida estimado de 30 a 50 anos, sendo necessário apenas trocar os componentes ativos, para atualizar a rede.

Outra grande diferença é o consumo de energia. Como a LAN Fibra não se limita a 100mts, na maioria das vezes um gabinete pode gerenciar toda a rede. Tornando desnecessária uma sala técnica em cada andar. Isso pode economizar muita energia, não apenas em interruptores, mas principalmente em sistemas de ar condicionado, UPS's e outras instalações na sala técnica.
 
Última edição pelo moderador:
Os custos de uma lan de fibra para ambientes caseiros e para a generalidade das empresas de pequena e atémédia dimensão não compensa o investimento. pelo menos por agora.
 
Além disso, as velocidades com cabos de fibra (multimodo, por exemplo) não são todas iguais e por isso tens especificações OM1, 2, 3, 4 e 5, onde varia a distância vs largura de banda, tal como os cabos de cobre. A vantagem da fibra, comparada com o cobre, é a maior distância para a mesma largura de banda (ou até maior).
A juntares a isso, equipamentos com suporte para fibras em ambientes residênciais, como já foi referido no post anterior, são caros para o que se aproveita, bem como são inacessíveis para a maioria, pela necessidade de equipamentos para a fusão, etc (embora pudesse ser feita fusão a frio, mas não é a mesma coisa).
Mas claro, é tudo uma questão de dinheiro e do que ter (ou não!) o que fazer com ele.
 
Back
Topo