1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

ADSL Fibra para ADSL

Discussão em 'ISPs' iniciada por AndreXistenZ, 6 de Dezembro de 2018. (Respostas: 14; Visualizações: 780)

1. AndreXistenZ

AndreXistenZ Power Member

Boa tarde,

Neste momento tenho contrato com a Vodafone, fibra, e estou bastante satisfeito.
    Rápido, sem quebras e nunca fiquei sem serviço.
    Acontece que vou mudar de casa, e na zona onde vou morar a Vodafone só tem ADSL.
    Ainda tenho 2 meses de fidelização, e se pedir novo instalação, obrigam-me a fazer um novo contrato de 24 meses.

Que acham que deva fazer?

2. nufimamar

nufimamar Power Member

Mudança de morada é razão para rescindires sem penalização. Podes ter de recorrer ao livro de reclamações online e aos centros de resolução de conflito, mas consegues rescindir, após muita insistência da parte deles e de alegarem que vais ser penalizado.
    Eu acabei de me conseguir libertar de um com a vodafone na semana passada. Faltavam me ainda 9 meses de fidelização e tive de acabar por fazer uma reclamação no livro de reclamações online. Diretamente com a vodafone nunca consegui resolver o assunto. Depois da queixa no LRO deram-me logo resposta que nao ia ser penalizado porque na morada para onde fui não havia fibra nem ADSL. Sei que na tua há ADSL mas não é o serviço que tu contrataste inicialmente, por isso é igual.

3. hjnr

hjnr Power Member

Ao contrário do anteriormente indicado não garanto que a alteração de morada seja suficiente para poderes rescindir com justa causa mas o facto de não disporem de tecnologia equivalente será.

Por isso e caso haja outro operador com melhor tecnologia, vai para esse.

Prepara-te com paciência pois não vão ser fáceis.

Vodafone e ADSL? Pensava que só tinham essa opção em caso muitos pontuais e empresariais.

4. AndreXistenZ

Bom dia,

Obrigado pelos vossos conselhos.

Infelizmente não sou uma pessoa com muita paciência para esses processos, e temo que me vençam pelo cansaço.

Que acham de propor à Vodafone para me efectuarem a alteração de morada sem qualquer custo, e manter o contrato em vigor passando para ADSL, e no final desses dois meses, se de facto se verificar que o serviço não responde ao que pretendo, não renovar o contrato com a VOdafone e procurar uma alternativa com fibra naquela zona, (penso que só a NOWO e MEO têm).

Acham esta alternativa exequível ou que vão recusar e irei mesmo ter que batalhar na rescisão do contrato sem penalizações.

Obrigado

5. nufimamar

nufimamar Power Member

Não vais ter sorte porque mudança de tecnologia obriga a novo contrato e fidelização

6. AndreXistenZ

Pois...

Estive agora ao telefone com a Vodafone, que me disseram que teria sempre penalização a rescisão do contrato.
    Aleguei a situação da mudança de habitação e também o factor de não terem o serviço nesse local, mas disseram-me que não era válido.

Que devo fazer a partir de agora?

7. nufimamar

nufimamar Power Member

Eles são todos mentirosos e dizem sempre que é impossível e que vais ser penalizado. Faz queixa no livro de reclamações, diz que queres manter o contrato com a vodafone sem qualquer alteração de contrato nem fidelização e que eles é que não conseguem, logo a razão está do teu lado. Alega falta de tecnologia para manteres o teu contrato e o artigo que te dá razão na mudança de morada, e manda isso tudo para a vodafone num pedido de desligamento antecipado sem penalização, esperas resposta por escrito, e caso não te seja dada razão encaminhas a resposta deles para o centro de resolução de conflitos da tua área de residência, deixas o processo arrastar e no fim é te dada a razão.

Estamos é todos muito habituados a ouvir as operadoras a dizer o que lhes apetece mesmo que seja ilegal, e de repente a nossa fidelização de 24 meses passa para 48, e um simples contacto de fornecimento de net e tv passa a um contrato infinito e todos aceitamos. Não pode ser. Se a razão está do nosso lado, se mudança de morada é uma alteração excepcional de condições, que deve permitir que na zona para onde vais voltes a avaliar se o contrato que tens é o mais vantajoso para ti, e se o operador a que estás fidelizado nem sequer tem a mesma tecnologia na nova morada, temos de fazer valer essa razão. Os centros de resolução de conflitos de consumo e livros de reclamações e participações à anacom servem para isso mesmo

8. AndreXistenZ

Boa noite,

Antes de mais muito obrigado pela tua ajuda.

Estou decidido a avançar para a NOWO e a rescindir com a Vodafone.

Tenho algumas questões para te colocar, peço antecipadamente desculpa pelo incomodo.

Aconselhas ir primeiramente a uma loja física propor a rescisão contratual amigável, e em caso de recusa partir para o livro de reclamações, ou é uma mera perda de tempo e devo reclamar já online? (Já tentei resolver varias vezes pacificamente por telefone sem sucesso!)

Falas em mencionar um artigo que me dá razão em caso de alteração de morada, qual é o artigo?

Obrigado.

9. viperbruno

viperbruno Suspenso

A penalização a 2 meses do fim é mínima. Não será preferível pagar e pronto?

10. nufimamar

nufimamar Power Member

Artigo 437° do código civil, mas aconselho-te a seguires os passos do que está no site da deco: https://www.deco.proteste.pt/casa-e...estiver-fidelizado-ao-servico-de-tv-net-e-voz

Ir à loja não te adianta. Fui à loja antes e não se resolveu nada. Depois de resolver o assunto pelo telefone e livro de reclamações online voltei à loja para devolver os equipamentos. A pessoa que me atendeu na vodafone não se queria acreditar que eu tinha conseguido rescindir sem penalização e sem contratar qualquer outro serviço, e que nunca tinha visto isso a acontecer e que a loja não tem autorização para conceder esse tipo de resoluções. Disse me para guardar bem a documentação e a carta que a vodafone me enviou a dizer que eu não ia ser penalizado, confirmou-me que estava tudo bem, foi super simpática e desejou-me um bom dia.

O meu conselho é enviares carta registada escrita conforme o site da deco, a falar no artigo, na falta de tecnologia e no facto de mudança de morada ser uma alteração não habitual às condições iniciais do contrato e considerada pela anacom como uma exceção. Pedes a resolução do contrato antecipada sem penalização e exiges uma resposta por escrito.

A vodafone respondeu me passado 2 dias a pedir copia do meu CC, que eu não enviei por ser ilegal. Esperei mais uns 7 ou 8 dias e nao tive resposta por escrito. Só telefonemas a dizer que o artigo nao me dava razao nenhuma, que era valido para os dois lados e que a vodafone nao me falhou com nada na morada em que eu fiz o contrato e que portanto tinha de pagar até ao fim. Entao fiz uma queixa para o livro de reclamações online a dizer que nao estava a conseguir resolver o meu contrato e que a vodafone exige ilegalmente copia do cartao do cidadao, para avançar com o processo e que nao me deu qualquer alternativa nao querendo eu enviar uma cópia do meu CC. 3 dias depois recebi uma resposta ao livro de reclamações a pedir desculpa pelo sucedido, que o meu contrato ia ser resolvido sem qualquer penalização por falta de tecnologia, e que a resposta tinha sido encaminhada também à anacom. Nesse mesmo dia recebi também uma carta no correio, resposta à minha carta enviada inicialmente a dizer que a penalização à rescisão antecipada era de 180€ e que eu teria de pagar.
    Telefonei novamente para a vodafone, onde me confirmaram que a carta foi um engano e que o email era valido e que o meu contrato acabou sem penalização.

Mais outra coisa. O numero de apoio da vodafone é pago. Usa este que vai dar ao mesmo sitio mas nao se paga - 800 910 414.

11. nufimamar

nufimamar Power Member

Se ele tem o direito a rescindir sem penalização, por falta de tecnologia na morada para onde se mudou, não acho que custe tentar e poupar uns trocos. Se lhes facilitarmos a vida e pagarmos 3 mesitos a mais cada um que se veja neste problema quanto ganham eles?
    A anacom defende que cada area de residência tem os seu preços, pacotes e ofertas e que em qualquer mudança todo o cliente tem o direito a voltar a analisar se o pacote que tem continua ou não a ser o mais vantajoso para si. Infelizmente as operadoras abusam e nós pagamos e ninguém pune as operadoras

12. viperbruno

viperbruno Suspenso

Qualquer mudança contratual
    Se eles garantissem as mesmas condições, que remédio aceitares.

13. AndreXistenZ

Verdade que são apenas dois meses, mas ainda estamos a falar de cerca de 65€.
    Se puder ficar com eles tanto melhor!

Já efectuei a reclamação no livro de reclamações online, agora é aguardar e ver no que dá.
    Não enviei nenhuma carta registada para a Vodafone a solicitar a rescisão contratual, achas que o deveria fazer para ter um comprovativo com a data da solicitação, ou a data da reclamação uma vez que menciono na mesma que já o fiz por telefone basta?

14. viperbruno

viperbruno Suspenso

Actualmente não se paga o correspondente às mensalidades mas sim ao valor da instalação. Deveria ser menos o que estás a dever.

15. Folken

Folken Power Member

A meo que tens ai é fibra ou adsl? Caso seja fibra é a melhor opção sem pensar se for adsl vais nowo hfc.

Cumps