Fibra Rural - MEO

joao.21

Power Member
@MacGyver75

Bom dia, antes demais agradeço imenso pela explicação que elaboras-te. Vou explicar mais detalhadamente como está a instalação neste momento: A casa tem 2 pisos, os cabos telefone/ADSL / Antena Satélite / Antena TDT entram pelo topo da casa e vão ter à instalação que tenho na despensa. Daí os de antena satélite ( penso que é o cabo coaxial ) vão somente para a sala onde tenho 1 BOX. Os cabos de telefone/ADSL estão espalhados por vários pontos da casa ( em todos os quartos e no escritório onde sempre tive e pretendo continuar a ter o router / telefone .) Para não perder ligação para todos os pontos, o técnico que me instalou na altura recomendou ficar apenas ativada a tomada telefone / ADSL somente onde tenho o router e assim ficou até ao momento. Os cabos de antena TDT passam também da despensa para a sala e cozinha no 1º piso e para todos os quartos no 2º piso. O que eu pretendo é manter o Router e o telefone no mesmo local uma vez que é um dos pontos centrais da casa e onde costumo passar maior parte do tempo mas claro que também pretendo usufruir do canais RF por isso é que surgiu a dúvida de como passar o cabo do router até à televisão / cabos de televisão. No entanto, penso que só quando vier cá o técnico é que saberei a melhor opção mas na minha perspetiva, ( não sei se é possível ) é os técnicos substituírem os cabos de cobre pelos de fibra e na mesma tomada onde vem o sinal de ADSL/ telefone que eu pretendo usar, passar o de fibra / telefone e ainda se possível o cabo que irá do Router novo até novamente à despensa onde está a instalação e daí eles já ligariam no cabo coaxial existente.

OBS: Não percebo grande coisa do assunto, mas se desta forma funcionasse seria o ideal.

MacGyver75

Power Member
Provavelmente tens algo similar a isto...

especie-armario.jpg

ou algo mais primitivo?

O teu cabo de telefone que vem da rua e entram pelo topo da casa, o cabo de cobre, sera substituido pelo da fibra até ao local onde tens o router.

Se nessa sala tiveres (perto) 1 tomada de TV/TDT poderao injectar directamenteo sinal la, e depois na dispensa se tiveres uma caixa similar a que coloquei, eles arrumam-te aquilo melhor.

Agora, para teres INTERNET fixa, box, ou telefone fixo noutros locais da casa, que nao no sitio onte tens o Router, é abrir essa domada de telefone, e ver se o tubo onde passa o fio é suficientemente grosso para passar mais algum cabo ou não...

So vais descobrir a hora da verdade quando técnico aparecer!

Eu na tubagem existente consigo passar na boa 2 cabos de rede cat6 e um de telefone...
Fui obrigado a tal "invenção", porque o pedreiro fez asneira da grossa, deu o seu toque de mestre!

Pretendia 1 caixa de derivação (onde sairiam os cabos de rede p ligar ao router) ao lado de uma tomada eléctrica... nem cabo do telefone que ia sair no da tampa pequena o tipo acertou!
Ao menos esta b*[email protected] fica tapada pelo móvel!!!

joao.21

Power Member
De facto, olhando para a imagem a minha zona de cabos está bem mais primitiva. Dá para ver os tubos de onde os cabos vêm e estão um pouco desorganizados dentro da caixa onde se encontram. O cabo de cobre que vem do topo de casa até à despensa ( onde todos os cabos vão dar ) daí tem cabos para todas as tomadas telefone / ADSL mas como já referi só a que a que o router está ligado é que está funcional e é o que pretendo. No caso, os técnicos substituirão todo esse cabo até onde o router vai ligar. O que mais me criava incertezas é mesmo pelos canais RF, uma vez que, tem de passar um cabo do router até ao cabo coaxial existente neste momento para fazerem a ligação eu penso que dará para passar o cabo do router pela tomada onde passará a fibra que irá dar à despensa e lá eles efetuam a ligação no cabo coaxial existente. Eu penso que o tubo é suficientemente grosso para suportar o cabo de fibra / telefone e ainda levar o do sinal RF. Espero que sim, já pensei em abrir para ver mas como não percebo muito do assunto ainda não tentei para não fazer estragos.

MacGyver75

Power Member
De facto, olhando para a imagem a minha zona de cabos está bem mais primitiva. Dá para ver os tubos de onde os cabos vêm e estão um pouco desorganizados dentro da caixa onde se encontram. O cabo de cobre que vem do topo de casa até à despensa ( onde todos os cabos vão dar ) daí tem cabos para todas as tomadas telefone / ADSL mas como já referi só a que a que o router está ligado é que está funcional e é o que pretendo. No caso, os técnicos substituirão todo esse cabo até onde o router vai ligar. O que mais me criava incertezas é mesmo pelos canais RF, uma vez que, tem de passar um cabo do router até ao cabo coaxial existente neste momento para fazerem a ligação eu penso que dará para passar o cabo do router pela tomada onde passará a fibra que irá dar à despensa e lá eles efetuam a ligação no cabo coaxial existente. Eu penso que o tubo é suficientemente grosso para suportar o cabo de fibra / telefone e ainda levar o do sinal RF. Espero que sim, já pensei em abrir para ver mas como não percebo muito do assunto ainda não tentei para não fazer estragos.
Podes destapar a tomada do telefone, na boa porque não levas nem um choque elétrico... Isso trabalha a baixa voltagem.
então diz-me na sala onde tens atualmente o router e o computador não tens por perto nem uma tomada de TV???
... Ou mesmo satélite???
Se sim essa pode ser a solução do router passar um cabo por exemplo pelo rodapé colado com cola quente até à tomada.
E depois na despensa seria só identificar esse cabo e ligá-lo ao resto das tomadas onde poderias ver os canais sem box...

joao.21

Power Member
@MacGyver75
Infelizmente, na sala onde tenho o router / telefone apenas tenho tomadas de eletricidade e a tomada de telefone / ADSL. Acho que a única solução seria mesmo conseguir levar o cabo para os canais RF do router pelo mesmo local por onde vem o da fibra que liga no router, porque mesmo pensando em trocar o router de local em nenhum deles tenho os cabos de satélite ou TDT por perto para além de que preferia manter o router no mesmo local onde o tenho.

MacGyver75

Power Member
@MacGyver75
Infelizmente, na sala onde tenho o router / telefone apenas tenho tomadas de eletricidade e a tomada de telefone / ADSL. Acho que a única solução seria mesmo conseguir levar o cabo para os canais RF do router pelo mesmo local por onde vem o da fibra que liga no router, porque mesmo pensando em trocar o router de local em nenhum deles tenho os cabos de satélite ou TDT por perto para além de que preferia manter o router no mesmo local onde o tenho.
Nem na parede oposta (noutra divisao) onde tens o router tem tomada de TV por perto?
E esperar que o tubo seja pelo menos de 20!
Se não queres abrir a tomada de telefone podes por exemplo, ir ao outro lado, a dispensa, ver se tens acesso a tubagem ou se aquilo tem um painel.
Se tiver aberto e 1 questão de medires se dará ou não.
A habitação e nova?

joao.21

Power Member
@MacGyver75

Nem mesmo na parede oposta, todos os locais onde passam cabos de antena TDT não são paredes entre divisões. Penso que a única solução será mesmo a que já referi acima. A habitação não é propriamente recente mas também não é atinga (2005) e pelo que vi acho que o tubo irá suportar.

MacGyver75

Power Member

entao fixe, estas safo!...
Excepto a parte em que descobres que o contrutor fez umas curvas bue apertadas, e so la vai com muito geitinho!!!!
he he.... Ai eles utilizam, ou deveria de utilizar um bocado de lubrificante, para a guia deslizar bem, eo cabo passar na boa.

Eu proprio, alterei a construção electrica da minha casa: colocando terra nas tomadas todas, com fio de 2.5, e digo-te que foi um sarilho nalguns sitios, pois o tubo era VD de 18!

D-CLUB

Power Member
No caso da fibra em apartamentos, entram 2 cabos (unidos) de fibra e depois nessa tomada onde ficam ambos ligados sai apenas um mais grosso para o Fibergateway?
Essa tomada onde se ligam ambos faz o que em concreto? Porque se ligar num dos lados não injecta sinal no equipamento, mas do outro lado injeta.
Os cabos que vêm para o apartamento vêm com numeração 1 e 2.

joao.21

Power Member
DST é wi-fi, mas vão me ligar hoje da meo para se testar a rede, para ver se está mesmo tudo bem ou se conseguem meter mais uns megas

Ok, por Wifi já é mais aceitável porque há sempre muitos fatores que influenciam, distância do router, equipamentos entre outros.. Mas claro se der maior velocidade também por Wifi melhor.
Mas já agora esclarece-me que pacote tens 500/100? Se sim, por cabo consegues os 500? Podes fazer um speedtest e partilhar?

joao.21

Power Member
Colocaram um JSO e um PDO ao lado de minha casa.
Deixo aqui uma imagem do PDO, parece-me diferente dos que estou acostumado a ver da rede DST alguém sabe se têm alguma diferença?
pdo.jpg

joao.21

Power Member
@AJ67
Na minha zona a DST é a única que opera. O próprio PDO diz dst ( não está muito vísivel mas tem o logo da dst apenas achei estranho por ser diferente dos que tenho visto até ao momento).

Deixo aqui uma imagem com algum zoom para se ver melhor.

pdo.jpg

Última edição: