Fibra Rural - MEO

Pessoal, gostava que me dessem uma ajuda ou sugestão.
Eu moro numa zona rural, freguesia com 1000 habitantes. Nos arredores em raios de 5km já ha fibra. Temos uma zona montanhosa a separar essas zonas de fibra e a minha freguesia. Eu estava a ponderar enviar uma carta a colocar a situação a uma operadora, tipo meo (que é a minha operadora). Sabem o site, ou o correio para expor a situação?
Obrigado pela ajuda.
Vou explicar o que aconteceu aqui na minha zona e tentar ajudar ao máximo.

É o seguinte, na minha zona, tudo à volta já tem fibra (na freguesia ao lado 700 metros tem full MEO e a minha freguesia tem pelo menos 60/70%) acontece que "nós" aqui e mais algumas ruas fomos considerados, baixa zona populacional. E porquê que digo isto? Porque depois de quase 2 anos a falar com a MEO, junta de freguesia, câmara municipal, chegou agora à 3 semanas o dia de ver os senhores da DSTelecom (e um bem hajam a eles) e começarem a instalar os cabos de fibra.
Com isto quero dizer mesmo tendo 2 PDOs da MEO a 700/800 metros de minha casa e de onde podiam alimentar as restantes ruas, veio a DST fibrar a zona.

O que eu te quero dizer é, para tentares falar com o teu presidente da junta/ câmara e tentar perceber se a tua freguesia ou zona foi considerada zona de baixa densidade populacional (a famosa fibra rural) e provavelmente também terás fibra da DSTelecom. Se assim for tens que esperar que haja um projeto e consequente eles virão instalar aí fibra.

Por outro lado depende das freguesias e da gestão das mesmas. Conheço algumas que foi a NOS/Vodafone que fibrou totalmente e a MEO nem meteu lá os pés.

Espero ter ajudado.
 
Pessoal, gostava que me dessem uma ajuda ou sugestão.
Eu moro numa zona rural, freguesia com 1000 habitantes. Nos arredores em raios de 5km já ha fibra. Temos uma zona montanhosa a separar essas zonas de fibra e a minha freguesia. Eu estava a ponderar enviar uma carta a colocar a situação a uma operadora, tipo meo (que é a minha operadora). Sabem o site, ou o correio para expor a situação?
Obrigado pela ajuda.

Qual é a zona?
Como já te foi dito ...Se for uma zona DST manda email para a DST a perguntar

https://www.dstelecom.pt/

A DST é porreira porque tem todos os operadores ...Um único cabo para os 4

Desvantagens: Como são os 4 só tem 1 a 2 portos no PLC/PDO para cada operador...Uma pseudo-rede que fornece e não fornece...mas é melhor que nada
 
Em DST não vão conseguir nas 6 casas aderirem ao Meo. São capazes de ter só 2 portos no PDO para o Meo (2+2+2+2=8 portos no total no PDO)

Então neste caso como é que vão resolver isso? Eles são obrigados mesmo a providenciar as 4 operadoras?
Porque pelo menos 4 casas já têm pré-contratos com a MEO (eu incluído), estando só a aguardar a finalização da instalação... E as outras duas são MEO ADSL à espera para migrar para fibra.
 
Então neste caso como é que vão resolver isso? Eles são obrigados mesmo a providenciar as 4 operadoras?
Não vão. Sim são.

Tem elegibilidade técnica FTTH (GPON) mas não dá para ligar por falta de portos (a tal falta de capacidade que muita gente fala aqui)

Porque pelo menos 4 casas já têm pré-contratos com a MEO (eu incluído),

Liga logo em primeiro lugar...manda "pastar" os outros
 
@AJ67 O correto seria assim " tem elegibilidade / cobertura GPON mas necessita de analise técnica"

É assim que aparece no sistema do Meo em rede partilhada com a Vodafone . Sendo a rede da VDF . Ser tiver um 3x3 para 6 casas já não dá!
E isto se ficar o cadastro das casas na altura da obra...porque se depois começarem a construir casas e deixarem cadastrar então é a confusão total..

@MikeJay
 
O correto seria assim " tem elegibilidade / cobertura GPON mas necessita de analise técnica"

É assim que aparece no sistema do Meo em rede partilhada com a Vodafone . Sendo a rede da VDF . Ser tiver um 3x3 para 6 casas já não dá!
E isto se ficar o cadastro das casas na altura da obra...porque se depois começarem a construir casas e deixarem cadastrar então é a confusão total..

Este fórum é mesmo demais!
Obrigado @Meotuga pelos esclarecimentos heheh

Mas então a DST não pode colocar mais do que um PLC/PDO para abastecer todos? Por exemplo... Imaginamos que eu e outro familiar aderimos logo e depois os restantes tentam aderir mas como não há "lugar" eles decidem instalar 1 (ou mais do que um) PDO para abastecer os restantes, ou por outro lado, como existem muitos pedidos eles instalam logo 2 ou 3 PDOs para abastecer logo esta rua toda?

Eu sou bastante fresco nestas andanças, pois só agora é que estou finalmente a ver alguém a meter fibra na minha zona 😄😄 (FESTAAAAA)
 
Mas então a DST não pode colocar mais do que um PLC/PDO para abastecer todos?

Poder pode...mas não faz isso. Porque não sei se a rede a montante está preparada para isso.

Mesmo com redes dos próprios operadores acontece isto. PDO com 8 portos (EXEMLO) numa zona que tem 12 casas...para ligar as 12 tem que haver uma splitagem.
Só que como há as redes dos operadores ...há sempre os outros com 6 ou com 8 que faz com que os clientes se dispersem...percebes?
 
Poder pode...mas não faz isso. Porque não sei se a rede a montante está preparada para isso.

Mesmo com redes dos próprios operadores acontece isto. PDO com 8 portos (EXEMLO) numa zona que tem 12 casas...para ligar as 12 tem que haver uma splitagem.
Só que como há as redes dos operadores ...há sempre os outros com 6 ou com 8 que faz com que os clientes se dispersem...percebes?
Aqui perto há rede dst e há muitos pdos com mais capacidade e em alguns pontos até houve reforço da rede com passagem de novos cabos e tudo. Tudo depende das zonas e da justificação de investir mais ou não, se for só por um cliente provavelmente não se for para mais acaba por se resolver.
 
Aqui perto há rede dst e há muitos pdos com mais capacidade e em alguns pontos até houve reforço da rede com passagem de novos cabos e tudo. Tudo depende das zonas e da justificação de investir mais ou não, se for só por um cliente provavelmente não se for para mais acaba por se resolver.

Lá está, falta saber o que está a montante (para trás na construção) mas no geral os PDOS não terão mais de 8 portos...isto para dividir...é fazer contas...
 
Em DST não vão conseguir nas 6 casas aderirem ao Meo. São capazes de ter só 2 portos no PDO para o Meo (2+2+2+2=8 portos no total no PDO)

Na DST não trabalha assim, não há x portos por ISP, isso é feito ao nivel do ROI (aquelas caixas grandes na rua onde é feito o patching da fibra). Em algumas zonas até é feito na central.
 
Na minha localidade andam atualmente a passar uns cabos. Fui ver e no rolo que é utilizado pelos técnicos está um papel com esta referência: ADSS Cable A-DQ(T)2Y, sendo que esta mesma referência está também no cabo em si. Isto é fibra ótica?
 
Back
Topo