Fibra Rural - MEO

Mete MEO Fibra, tal como já disseram a Vodafone tem limitações na Fibra Rural, precisas de usar ONT+Router e podes nem ter RF, e também a velocidade máxima é 400/100.
Na MEO é tudo igualzinho à Fibra normal. Velocidade máxima de 1Gbps/400Mbps, FiberGateway e RF.
Na NOS não estou informado de como eles estão na Fibra rural
 
Mete MEO Fibra, tal como já disseram a Vodafone tem limitações na Fibra Rural, precisas de usar ONT+Router e podes nem ter RF, e também a velocidade máxima é 400/100.
Na MEO é tudo igualzinho à Fibra normal. Velocidade máxima de 1Gbps/400Mbps, FiberGateway e RF.
Na NOS não estou informado de como eles estão na Fibra rural

Só uma pequena correcção, na vodafone o perfil 500/100 não existe na fibra rural mas velocidade máxima é de 1Gbps igualmente.
 
Nesse caso a melhor opção custo / benefício penso que será a MEO, uma vez que não tem as limitações que vocês referiram a nível do RF e das velocidades que podem ser contratadas coisa que acontece na Vodafone e uma vez que já sou cliente MEO há vários anos pode ser benéfico me manter na mesma operadora. Só resta saber se é garantida a velocidade quando aderir.
 
Última edição:
Nesse caso a melhor opção custo / benefício penso que será a MEO, uma vez que não tem as limitações que vocês referiram a nível do RF e das velocidades que podem ser contratadas coisa que acontece na Vodafone e uma vez que já sou cliente MEO há vários anos pode ser benéfico me manter na mesma operadora. Só resta saber se é garantida a velocidade quando aderir.

Em fibra a velocidade contratada é garantida, em ADSL como tens é que não, por isso é que é "até" 24mb e não 24mb, pois as redes de cobre estão sujeitas a muitas condicionantes que a fibra não está, como o tempo inverno humidade, distancia entre a tua casa e central, e central sobrecarregada isso tudo tem impacto na velocidade, na fibra esses problemas deixam de existir.
 
@MOUSETM
Velocidade sempre garantida? Mal posso esperar por ser disponível instalar acredito que vai ser uma diferença " brutal " . Já agora, quando estiver disponível eles costumam informar? É que eu só soube que está a ser instalada por ver técnicos a instalarem.
 
joao.21

Sim em fibra tens a velocidade contratada garantida, quando estiver disponível por norma aparecem comerciais a baterem-te à porta ou a entrarem em contacto contigo, mas podes ser tu a tomar a iniciativa e telefonar para o apoio ao cliente quando é que tem previsão de o serviço estar disponível para efetuares a migração.


Acredito que só quando viste ai as equipas a efetuar a instalação é que ficas-te a saber que se tratava de fibra, algo que aos poucos tem estado em andamento pelas zonas remotas, mas a conta gotas.
 
Então surgiu-me uma nova dúvida, como já mencionei neste momento tenho internet MEO - ADSL. Pelo que sei a ADSL vem em fios de cobre, ou seja, a instalação nas várias tomadas de minha casa também é em cobre. A real questão é se quando os técnicos me vierem instalar a Fibra substituem toda a ligação de tomadas dentro de casa ou se tenho de pedir a alguém para que o faça?
 
Então surgiu-me uma nova dúvida, como já mencionei neste momento tenho internet MEO - ADSL. Pelo que sei a ADSL vem em fios de cobre, ou seja, a instalação nas várias tomadas de minha casa também é em cobre. A real questão é se quando os técnicos me vierem instalar a Fibra substituem toda a ligação de tomadas dentro de casa ou se tenho de pedir a alguém para que o faça?
Queres uma opinião, mete Meo Fibra, em fibra rural é a mais completa.
 
Então surgiu-me uma nova dúvida, como já mencionei neste momento tenho internet MEO - ADSL. Pelo que sei a ADSL vem em fios de cobre, ou seja, a instalação nas várias tomadas de minha casa também é em cobre. A real questão é se quando os técnicos me vierem instalar a Fibra substituem toda a ligação de tomadas dentro de casa ou se tenho de pedir a alguém para que o faça?

Só sabendo exactamente como é a instalação. Mas em último caso a instalação telefónica atual poderá ser aproveitada para manteres o telefone (em vez de vir o cabo da rua sai do router).

De resto se já tiveres rede cablada poderá taembém ser usada, se não tens a equipa técnica colocará cabo de rede nos locais onde terás boxs. Mais que isso terás que ser tu a tratar.

Na atual instalação de TV (cabo coaxial) será injectado o sinal RF saído dou router para teres TV sem box.
 
@nipnip

Obrigado pelo esclarecimento. Já agora, necessito de ter o router perto das TV's para puder usufruir do RF? Neste momento, tenho o router no 1º piso de casa mas uso uma TV no piso 0 ( rés do chão ) e outra no 1º piso.
 
@nipnip

Obrigado pelo esclarecimento. Já agora, necessito de ter o router perto das TV's para puder usufruir do RF? Neste momento, tenho o router no 1º piso de casa mas uso uma TV no piso 0 ( rés do chão ) e outra no 1º piso.

não, o sinal é injectado na rede (se puder ficar perto de uma ficha de tv melhor para facilitar a instalação mas não é obrigatório)
 
@nipnip

De que forma o sinal é injetado na rede? No meu caso o local onde tenho o router e pretenderia continuar a ter apenas tem tomadas de eletricidade e uma tomada de linha telefónica / ADSL. Como é que o sinal RF seria instalado no meu caso?
 
@nipnip

De que forma o sinal é injetado na rede? No meu caso o local onde tenho o router e pretenderia continuar a ter apenas tem tomadas de eletricidade e uma tomada de linha telefónica / ADSL. Como é que o sinal RF seria instalado no meu caso?
o router tem uma saida para ligar um cabo coaxial, nessa saida sai o sinal rf. eles podem passar um cabo coaxial do router ate uma televisao que não vai utilizar uma box, depois nessa televisão e so sintonizar os canais na mesma forma que sintoniza os canais tdt.
 
o router tem uma saida para ligar um cabo coaxial, nessa saida sai o sinal rf. eles podem passar um cabo coaxial do router ate uma televisao que não vai utilizar uma box, depois nessa televisão e so sintonizar os canais na mesma forma que sintoniza os canais tdt.
Isso é uma hipótese no entanto o sinal ser injectado na rede existente de forma a ficar disponível em todas as ligações existentes na casa. A melhor forma de ser feito terá que ser visto em conjunto com a equipa técnica
 
Isso é uma hipótese no entanto o sinal ser injectado na rede existente de forma a ficar disponível em todas as ligações existentes na casa. A melhor forma de ser feito terá que ser visto em conjunto com a equipa técnica
sim tambem podem ligar o cabo coaxial do router à rede coaxial da casa para distribuir o sinal nas várias divisões da casa. se tem uma antena para a tdt, bssta eles desligar o cabo que vem da antena e ligsr o cabo que vem do router
 
Terras de Bouro

então a rede que opera é a DSTELECOM!


Município de Arcos de Valdevezestá com João Esteves.
14 de agosto de 2020 ·
1f4cc.png
̃ ́ ()
A Câmara Municipal está a expandir a rede de fibra ótica no concelho.
Recentemente foi aprovada a adjudicação da extensão da sede do concelho até à vila de Soajo, à empresa Dstelecom, S.A., pelo valor de € 60.000,00, mais IVA, para expansão de rede de fibra óptica.
Também foi aprovada a instalação de um POP (Infraestrutura indispensável que permitirá expandir a fibra devido às longas distâncias óticas) junto à antiga escola primária de Grade.
A Autarquia ao promover a expansão da rede de cobertura de fibra ótica (FTTH) no concelho está a criar condições para as pessoas poderem ter comunicações digitais avançadas, tais como ligações de internet a 1GB bem como a televisão Digital e verem alargada a rede de internet sem fios (wi-fi).
A Câmara Municipal está também a preparar um procedimento para levar a fibra ótica a outras zonas do concelho.
A acessibilidade digital hoje em dia é essencial para qualquer tipo de atividade, seja lúdica, seja laboral, assim, estes são investimentos realizados a pensar no futuro e na melhoria das condições de vida das populações.


in https://www.facebook.com/CmavArcosDeValdevez/posts/3445050708887536/

-------------------------------------

Relativamente a instalação, podes substituir o fio de cobre, por entra agora o serviço de voz / adsl, pelo da fibra.

Podem deixar o Router onde o tens, ou podes ver onde o queres deixar.

por exemplo um ponto mais central na casa, para por exemplo teres wi-fi em toda a casa...
excepto se a mesma for de tamanho xxl... ai ja e outro caso.

Do router saira um cabo de TV para uma tomada ai existente, e distribui o sinal da tv pelas outras tomadas existentes.
Atenção sao varios canais, mas sem funcionalidades de pausa, voltar atras, gravaçoes automaticas... é tipo TDT, mas em vez de meia duzia de canais tens muito mais...
As outras funcionalidades, pausa, voltar atras, gravaçoes automaticas, so com BOX!

a box, fica por exemplo na sala?
onde tens a actual e como é?
Eu sugeria aos tipos (Tecnicos) que substituíssem os cabos de rede que vao entre o router e a box...
Podes alegar que sao velhos, etc e tal, se eles disserem estao bons, diz que estao velhos e queimados, podem estar bons hoje, mas amanha ja nao dar...
inventa algo com nexo, para eles substituirem o cabo box-router.


NOTA / Sugestao:
para evitar os cabos a vista, ou colados na parede, pode-se utilizar a tomada do telefone, ou a da TV, para adicionalmente passar um outro cabo de rede em conjunto com outro la existente.
MAS apenas se for viavel, na outra ponta tiveres tambem uma tomada de TV ou de TELEFONE.

vai pensando como queres a instalaçao.
faz um esquema ou assim.


mais duvidas ou questões, ja sabes, a malta aqui ajuda-te!
 
Última edição:
Back
Topo