Fibra Rural - MEO

@MacGyver75

Bom dia, antes demais agradeço imenso pela explicação que elaboras-te. Vou explicar mais detalhadamente como está a instalação neste momento: A casa tem 2 pisos, os cabos telefone/ADSL / Antena Satélite / Antena TDT entram pelo topo da casa e vão ter à instalação que tenho na despensa. Daí os de antena satélite ( penso que é o cabo coaxial ) vão somente para a sala onde tenho 1 BOX. Os cabos de telefone/ADSL estão espalhados por vários pontos da casa ( em todos os quartos e no escritório onde sempre tive e pretendo continuar a ter o router / telefone .) Para não perder ligação para todos os pontos, o técnico que me instalou na altura recomendou ficar apenas ativada a tomada telefone / ADSL somente onde tenho o router e assim ficou até ao momento. Os cabos de antena TDT passam também da despensa para a sala e cozinha no 1º piso e para todos os quartos no 2º piso. O que eu pretendo é manter o Router e o telefone no mesmo local uma vez que é um dos pontos centrais da casa e onde costumo passar maior parte do tempo mas claro que também pretendo usufruir do canais RF por isso é que surgiu a dúvida de como passar o cabo do router até à televisão / cabos de televisão. No entanto, penso que só quando vier cá o técnico é que saberei a melhor opção mas na minha perspetiva, ( não sei se é possível ) é os técnicos substituírem os cabos de cobre pelos de fibra e na mesma tomada onde vem o sinal de ADSL/ telefone que eu pretendo usar, passar o de fibra / telefone e ainda se possível o cabo que irá do Router novo até novamente à despensa onde está a instalação e daí eles já ligariam no cabo coaxial existente.

OBS: Não percebo grande coisa do assunto, mas se desta forma funcionasse seria o ideal.
 
Provavelmente tens algo similar a isto...

especie-armario.jpg


ou algo mais primitivo?

O teu cabo de telefone que vem da rua e entram pelo topo da casa, o cabo de cobre, sera substituido pelo da fibra até ao local onde tens o router.

Se nessa sala tiveres (perto) 1 tomada de TV/TDT poderao injectar directamenteo sinal la, e depois na dispensa se tiveres uma caixa similar a que coloquei, eles arrumam-te aquilo melhor.

Agora, para teres INTERNET fixa, box, ou telefone fixo noutros locais da casa, que nao no sitio onte tens o Router, é abrir essa domada de telefone, e ver se o tubo onde passa o fio é suficientemente grosso para passar mais algum cabo ou não...

So vais descobrir a hora da verdade quando técnico aparecer!



Eu na tubagem existente consigo passar na boa 2 cabos de rede cat6 e um de telefone...
Fui obrigado a tal "invenção", porque o pedreiro fez asneira da grossa, deu o seu toque de mestre!

Pretendia 1 caixa de derivação (onde sairiam os cabos de rede p ligar ao router) ao lado de uma tomada eléctrica... nem cabo do telefone que ia sair no da tampa pequena o tipo acertou!
Ao menos esta b*st@ fica tapada pelo móvel!!!
 
De facto, olhando para a imagem a minha zona de cabos está bem mais primitiva. Dá para ver os tubos de onde os cabos vêm e estão um pouco desorganizados dentro da caixa onde se encontram. O cabo de cobre que vem do topo de casa até à despensa ( onde todos os cabos vão dar ) daí tem cabos para todas as tomadas telefone / ADSL mas como já referi só a que a que o router está ligado é que está funcional e é o que pretendo. No caso, os técnicos substituirão todo esse cabo até onde o router vai ligar. O que mais me criava incertezas é mesmo pelos canais RF, uma vez que, tem de passar um cabo do router até ao cabo coaxial existente neste momento para fazerem a ligação eu penso que dará para passar o cabo do router pela tomada onde passará a fibra que irá dar à despensa e lá eles efetuam a ligação no cabo coaxial existente. Eu penso que o tubo é suficientemente grosso para suportar o cabo de fibra / telefone e ainda levar o do sinal RF. Espero que sim, já pensei em abrir para ver mas como não percebo muito do assunto ainda não tentei para não fazer estragos.
 
De facto, olhando para a imagem a minha zona de cabos está bem mais primitiva. Dá para ver os tubos de onde os cabos vêm e estão um pouco desorganizados dentro da caixa onde se encontram. O cabo de cobre que vem do topo de casa até à despensa ( onde todos os cabos vão dar ) daí tem cabos para todas as tomadas telefone / ADSL mas como já referi só a que a que o router está ligado é que está funcional e é o que pretendo. No caso, os técnicos substituirão todo esse cabo até onde o router vai ligar. O que mais me criava incertezas é mesmo pelos canais RF, uma vez que, tem de passar um cabo do router até ao cabo coaxial existente neste momento para fazerem a ligação eu penso que dará para passar o cabo do router pela tomada onde passará a fibra que irá dar à despensa e lá eles efetuam a ligação no cabo coaxial existente. Eu penso que o tubo é suficientemente grosso para suportar o cabo de fibra / telefone e ainda levar o do sinal RF. Espero que sim, já pensei em abrir para ver mas como não percebo muito do assunto ainda não tentei para não fazer estragos.
Podes destapar a tomada do telefone, na boa porque não levas nem um choque elétrico... Isso trabalha a baixa voltagem.
então diz-me na sala onde tens atualmente o router e o computador não tens por perto nem uma tomada de TV???
... Ou mesmo satélite???
Se sim essa pode ser a solução do router passar um cabo por exemplo pelo rodapé colado com cola quente até à tomada.
E depois na despensa seria só identificar esse cabo e ligá-lo ao resto das tomadas onde poderias ver os canais sem box...
 
@MacGyver75
Infelizmente, na sala onde tenho o router / telefone apenas tenho tomadas de eletricidade e a tomada de telefone / ADSL. Acho que a única solução seria mesmo conseguir levar o cabo para os canais RF do router pelo mesmo local por onde vem o da fibra que liga no router, porque mesmo pensando em trocar o router de local em nenhum deles tenho os cabos de satélite ou TDT por perto para além de que preferia manter o router no mesmo local onde o tenho.
 
@MacGyver75
Infelizmente, na sala onde tenho o router / telefone apenas tenho tomadas de eletricidade e a tomada de telefone / ADSL. Acho que a única solução seria mesmo conseguir levar o cabo para os canais RF do router pelo mesmo local por onde vem o da fibra que liga no router, porque mesmo pensando em trocar o router de local em nenhum deles tenho os cabos de satélite ou TDT por perto para além de que preferia manter o router no mesmo local onde o tenho.
Nem na parede oposta (noutra divisao) onde tens o router tem tomada de TV por perto?
E esperar que o tubo seja pelo menos de 20!
Se não queres abrir a tomada de telefone podes por exemplo, ir ao outro lado, a dispensa, ver se tens acesso a tubagem ou se aquilo tem um painel.
Se tiver aberto e 1 questão de medires se dará ou não.
A habitação e nova?
 
@MacGyver75

Nem mesmo na parede oposta, todos os locais onde passam cabos de antena TDT não são paredes entre divisões. Penso que a única solução será mesmo a que já referi acima. A habitação não é propriamente recente mas também não é atinga (2005) e pelo que vi acho que o tubo irá suportar.
 

entao fixe, estas safo!...
Excepto a parte em que descobres que o contrutor fez umas curvas bue apertadas, e so la vai com muito geitinho!!!!
he he.... Ai eles utilizam, ou deveria de utilizar um bocado de lubrificante, para a guia deslizar bem, eo cabo passar na boa.

Eu proprio, alterei a construção electrica da minha casa: colocando terra nas tomadas todas, com fio de 2.5, e digo-te que foi um sarilho nalguns sitios, pois o tubo era VD de 18!
 
No caso da fibra em apartamentos, entram 2 cabos (unidos) de fibra e depois nessa tomada onde ficam ambos ligados sai apenas um mais grosso para o Fibergateway?
Essa tomada onde se ligam ambos faz o que em concreto? Porque se ligar num dos lados não injecta sinal no equipamento, mas do outro lado injeta.
Os cabos que vêm para o apartamento vêm com numeração 1 e 2.
 
DST é wi-fi, mas vão me ligar hoje da meo para se testar a rede, para ver se está mesmo tudo bem ou se conseguem meter mais uns megas

Ok, por Wifi já é mais aceitável porque há sempre muitos fatores que influenciam, distância do router, equipamentos entre outros.. Mas claro se der maior velocidade também por Wifi melhor.
Mas já agora esclarece-me que pacote tens 500/100? Se sim, por cabo consegues os 500? Podes fazer um speedtest e partilhar?
 
Colocaram um JSO e um PDO ao lado de minha casa.
Deixo aqui uma imagem do PDO, parece-me diferente dos que estou acostumado a ver da rede DST alguém sabe se têm alguma diferença?
pdo.jpg
 
@AJ67
Na minha zona a DST é a única que opera. O próprio PDO diz dst ( não está muito vísivel mas tem o logo da dst apenas achei estranho por ser diferente dos que tenho visto até ao momento).

Deixo aqui uma imagem com algum zoom para se ver melhor.

pdo.jpg
 
Última edição:
Back
Topo