Fibra Óptica Fibra Vodafone vs Meo

ricky999

Banido
Boas.
Estou a acabar o contrato com a meo e estou a ponderar ir para vodafone porque a oferta é muito superior ao que a Meo consegue oferecer (mesmo com a linha retenção).

Agora as minhas dúvidas:

1) com a Vodafone consigo ter canais nas outras TV sem a box como a Meo?
2) a velocidade contratada da Vodafone é garantida como a Meo?
3) A qualidade imagem dos canais é semelhante entres as duas operadoras?
 
Boas,

A resposta às duas primeiras perguntas é: sim.
Em relação à terceira, não posso responder porque não tenho referência para comparação, por nunca ter sido cliente MEO, sorry, mas acredito que sim.
Houve uma melhoria significativa do RF digital recentemente, e a qualidade de imagem, a meu ver é bastante satisfatória. Na box é bastante boa, mas a vBox 4k ainda é um bocado instável, apesar de melhor do que era há uns tempos.
A vBox Pro é significativamente melhor. Se tiveres como escolher, recomendo vivamente a vBox Pro em vez da vBox "clássica".

Abraço e tudo a correr pelo melhor.
 
Boa noite, aproveitando o tópico para tentar esclarecer algumas dúvidas sobre a MEO vs Vodafone.

Ignorando os preços dos pacotes e comparando apenas a performance dos aparelhos (velocidade, estabilidade, qualidade de imagem, etc..) quem tem os melhores aparelhos nomeadamente:

- VDF Smart Router 3 com wi-fi 6 vs MEO Fibergateway WiFi 6;
- VDF vBox Pro 4k vs MEO box android TV (especialmente com ligação por wi-fi);

Obrigado 🙂
 
@sergio21699 em termos de router sem dúvida o da Vodafone. A fiabilidade e a performance dos routers da Huawei nem precisam de comentários. O AIO da Meo só leva vantagem caso pretendas usar o modo brigde. Caso contrário o da Vodafone será uma melhor opção.

Em relação às boxs é subjetivo, porque depende dos gostos. Neste caso mais vale ires a uma loja Vodafone e Meo e testares as boxs por ti mesmo.
 
@sergio21699 em termos de router sem dúvida o da Vodafone. A fiabilidade e a performance dos routers da Huawei nem precisam de comentários. O AIO da Meo só leva vantagem caso pretendas usar o modo brigde. Caso contrário o da Vodafone será uma melhor opção.

Em relação às boxs é subjetivo, porque depende dos gostos. Neste caso mais vale ires a uma loja Vodafone e Meo e testares as boxs por ti mesmo.
Router Huawei e bem superior ao Fibergateway da Meo.
Mas a MEO tem a grande vantagem de ter modo bridge, pode colocar router proprio e ter controlo total sobre acesso.
A nivel de televisão a Meo esta bem melhor, tanto a nivel de conteúdos, mais canais HD, exclusividade de de alguns , as boxs estao a luz de vida da vodafone, tanto ao nivel de estabilidade como a box android.
O RF Meo forte, mas a vodafone ultimamente actualizou canais, mas tem falta de alguns no pacote digital
A vodafone e superior ao nivel de rotas internacionais,
 
@Starcabo as boxs é algo subjetivo. O cliente pode ir às lojas, como eu recomendei, testar as duas boxs e vir aqui dizer que prefere a vBox. Não seria o primeiro e não será o último a gostar das vBoxs. Eu pessoalmente não gosto. Mas as boxs não são tão más como alguns pintam por aqui. A vBox usa um sistema até bem intuitivo e simples e é isso que muitos procuram.

Sem esquecer que a oferta da Vodafone inclui serviços de Streaming. Mudando o jogo neste aspeto e quem fica a anos de luz é a concorrência porque não têm conteúdos para oferecer compatíveis. E os clientes da concorrência se quiserem esses serviços de streaming têm que pagar por fora quando na Vodafone estão incluídos.

Em relação ao router volto a reafirmar que o da Vodafone é melhor. Se é para usar o router do ISP sem dúvida que a Vodafone nesse aspeto tem sido a melhor operadora. Associado a um bom equipamento também tem uma boa rede e boas rotas internacionais.
 
@Starcabo as boxs é algo subjetivo. O cliente pode ir às lojas, como eu recomendei, testar as duas boxs e vir aqui dizer que prefere a vBox. Não seria o primeiro e não será o último a gostar das vBoxs. Eu pessoalmente não gosto. Mas as boxs não são tão más como alguns pintam por aqui. A vBox usa um sistema até bem intuitivo e simples e é isso que muitos procuram.

Sem esquecer que a oferta da Vodafone inclui serviços de Streaming. Mudando o jogo neste aspeto e quem fica a anos de luz é a concorrência porque não têm conteúdos para oferecer compatíveis. E os clientes da concorrência se quiserem esses serviços de streaming têm que pagar por fora quando na Vodafone estão incluídos.

Em relação ao router volto a reafirmar que o da Vodafone é melhor. Se é para usar o router do ISP sem dúvida que a Vodafone nesse aspeto tem sido a melhor operadora. Associado a um bom equipamento também tem uma boa rede e boas rotas internacionais.
A VBox e muita parra e pouca uva.
Encrava, encrava, depois ficava sem som tinha que fazer hard-reset constantemente.
Depois de trocar mais de 5 vBox, pro etc, la voltaram a por media-room. A media-room e estável mas a nivel de apps e fraco,
Resultados mudei para MEO, ter serviços interactivos , sem box e uma vantagem inigualável.
Menos 1 comando, menos 1 equipamento a gastar energia.
A nivel de canais, meo tem uma quantidade superior de canais com versões HD.
A nivel de RF a Vodafone esta melhor, mas existe canais que ainda só estão disponíveis em Analógico, exemplo Tv Record, Euronews PT, e mais grave RTP3 nao existe em HD no RF da Vodafone
Relativamente serviço Internet, a Vodafone e melhor, principalmente nas rotas, mas nao tem opções de ter modo bridge, isso e mesmo um grave problema. Queres escolher teu servico dns, não podes, etc.
 
Última edição:
@Starcabo quanto às boxs. Uma é uma box dedicada (com vantagens como por exemplo o muito menor atraso na emissão) e a outra uma box AndroidTV que leva uma app da meo.

Começando logo por aí a comparação direta ser pouco útil, diria que depende muito das necessidades e gostos de cada um.

Quanto ao DNS na Vodafone podes mudar sem precisar de usar modo bridge (e ter 2 equipamentos a gastar energia quando 1 faz o serviço).
 
A VBox e muita parra e pouca uva.
Encrava, encrava, depois ficava sem som tinha que fazer hard-reset constantemente.
Depois de trocar mais de 5 vBox, pro etc, la voltaram a por media-room. A media-room e estável mas a nivel de apps e fraco,
Resultados mudei para MEO, ter serviços interactivos , sem box e uma vantagem inigualável.
Menos 1 comando, menos 1 equipamento a gastar energia.
A nivel de canais, meo tem uma quantidade superior de canais com versões HD.
A nivel de RF a Vodafone esta melhor, mas existe canais que ainda só estão disponíveis em Analógico, exemplo Tv Record, Euronews PT, e mais grave RTP3 nao existe em HD no RF da Vodafone
Relativamente serviço Internet, a Vodafone e melhor, principalmente nas rotas, mas nao tem opções de ter modo bridge, isso e mesmo um grave problema. Queres escolher teu servico dns, não podes, etc.

Se tivesse que apostar diria que os teus problemas estavam na tua zona ou rede local e não nas boxs. A prova disso é que a troca das boxs não resolveu os teus problemas :)

Tenho 2 vBoxs e inclusive as duas versões (PRO e Normal) e sem esses problemas. A Normal é apenas mais lenta que a PRO, mas fora isso funcionam como o esperado. Tem é uma funcionalidade em falta que é a organização por categorias nas gravações que no Mediaroom tem e que é top.

E olha que eu nem gosto da vBox por falta dessa funcionalidade e a interface também não é nada de especial. Mas que por aqui funcionam bem isso não posso negar.

Mas a não ser que vocês sejam reformados ou perto disso a TV cada vez tem menos impacto na escolha do consumidor. O pessoal quer é serviços de streaming. E a Vodafone é o operador melhor posicionado nessa área. Por isso mesmo é que não param de crescer no fixo.

Vou vos dar outro exemplo, já ninguém vê aqueles anuncios que o operador X contratou o canal Y como era antes. Isto porque a TV está quase morta. Ninguém liga a isso. A própria NOS que é dona dos TVCines a última publicidade que fez na TV foi à oferta do Disney+!!! O streaming é o presente e o futuro... A TV cada vez mais está para segundo plano.
 
Antes de mais obrigado a todos 🍻

Eu sempre tive Vodafone e não fosse a aplicação deles para android ser tão fraca nem sequer tinha dúvidas.

No entanto, neste momento tenho uma televisão com ChromeCast com Google TV e embora tenha qualidade falha algumas vezes (normalmente erro TAV xxx) mais o facto de não ser possível ter a transmissão da app em mais que um local em simultâneo fiquei tentado a experimentar a MEO mas com receio da parte da internet/wi-fi e daí estar a tentar pesar os prós e os contras.
 
A não ser que faças um uso profissional ou semi profissional não vais notar grande diferença com a internet da Meo. E APP deles de Android TV está de facto melhor.

Em relação a esse erro na APP da Vodafone é comum aparecer, mas por norma não interfere com o funcionamento.
 
Sim as 3 perguntas.
A qualidade da rede fibra da VDF e muito superior a MEO, para não falar nos equipamentos que instalam. O fibregatway é um nojo comparado com qualquer smart router.
Em relação a TV e RF a Vodafone dos 3 operadores é a que tem mais canais em sinal aberto sem precisar de box.
Se arrependimento matasse eu nunca tinha saído da VDF
 
Sim as 3 perguntas.
A qualidade da rede fibra da VDF e muito superior a MEO, para não falar nos equipamentos que instalam. O fibregatway é um nojo comparado com qualquer smart router.
Em relação a TV e RF a Vodafone dos 3 operadores é a que tem mais canais em sinal aberto sem precisar de box.
Se arrependimento matasse eu nunca tinha saído da VDF
Eu tive Vodafone durante muitos anos e confirmo que o serviço de fibra é bom, eventualmente melhor do que o da MEO.

Quando mudei de casa, como só tinha fibra da MEO posso dizer que fiquei surpreendido pela positiva. O serviço de TV considero superior à Vodafone, em imagem, software da box, e app Apple TV espectacular (coisa que a Vodafone nem tem).

Quanto ao serviço de fibra, para além de 'oferecerem' velocidade de upload 400Mb (no pack gaming) sinceramente na minha experiência não é perceptível qualquer diferença em relação à Vodafone. Funciona sempre bem, é rápida e em dois anos e meio nunca fiquei sem serviço. A cereja no topo do bolo é que me permite usar o meu próprio router com a porta 4 do fibergateway em modo bridge, coisa que a Vodafone não permite aos clientes particulares.
 
Sim as 3 perguntas.
A qualidade da rede fibra da VDF e muito superior a MEO, para não falar nos equipamentos que instalam. O fibregatway é um nojo comparado com qualquer smart router.
Em relação a TV e RF a Vodafone dos 3 operadores é a que tem mais canais em sinal aberto sem precisar de box.
Se arrependimento matasse eu nunca tinha saído da VDF

A net é muito parecida. Vodafone um pouco melhor, em rotas internacionais, mas o FGW não é um nojo. Tem melhor alcance wifi, mas limitações caso tenhas dezenas e dezenas de equipamentos ligados ao mesmo. Há a questão de no FGW ser possível usares um router próprio mas por outro lado se estiveres a fazer uso intensivo via cabo, com o FGW podem haver picos de ping. Vamos ser ponderados e tentar dar os elementos todos para que quem quer, possa decidir em consciência. Para um utilizador "regular/normal" (que é mais de 90% da população, no qual estou incluído) o FGW corresponde 100% às expectativas.

TV por RF, face à quantidade de canais, tens razão mas a melhor experiência TV com box? De longe... no MEO é bastante melhor. Tem só, para mim, a melhor box que existe. E aqui já falo pela experiência que tive em ambas as operadoras. Aliás, se um dia quiser sair do MEO, a mulher mata-me! Para ela o serviço de TV é importante e já me disse que jamais voltaria para a VDF. Eu aqui estou à vontade, que sou mais consumidor da net e ela da TV, sendo que na TV ela usa imensas funcionalidades, portanto a opinião dela acaba por ser mais fidedigna que a minha.

Última, e talvez até a mais importante: mais do que os aspectos técnicos, a pessoa deve é ponderar muito bem na proposta que lhe for feita. VDF e MEO (mais coisa menos coisa) são parecidas. Para mim, eu decidiria pela proposta e suas vantagens, e não tanto pela questão técnica.
 
Última edição:
No meu caso a vBox não tem qualquer problema com os jogos de futebol. Imagem sempre impecável e fluída. Sendo que eu defino sempre a resolução para 1080p, pois a vBox é péssima no upscalling para 4K.

Já na APP de Android TV da Vodafone não posso dizer o mesmo. Há jogos de futebol que se nota um arrastamento.
 
@sergio21699 em termos de router sem dúvida o da Vodafone. A fiabilidade e a performance dos routers da Huawei nem precisam de comentários. O AIO da Meo só leva vantagem caso pretendas usar o modo brigde. Caso contrário o da Vodafone será uma melhor opção.

Em relação às boxs é subjetivo, porque depende dos gostos. Neste caso mais vale ires a uma loja Vodafone e Meo e testares as boxs por ti mesmo.
Eu tenho Vodafone e estou a chegar à altura de renegociação de condições. Eles têm algum equipamento "doméstico" que permita activar o modo bridge? Não preciso de WiFi, só mesmo de transformar o sinal da fibra em internet.

Also, lembro-me de em tempos ver uns posts com as melhores condições oferecidas por cada operadora na hora de renegociação, alguém me pode orientar na direção certa? [emoji120]
 
Back
Topo