Fibra vs. ADSL

Boas,

Eu sei que esta questão pode estar já muito respondida e talvez ser do passado, mas tenho umas dúvidas:

1)Apesar de eu saber que a fibra óptica consegue oferecer velocidades bastante superiores a ADSL, estas velocidades flutuam tanto como numa ligação ADSL? (por exemplo, a banda larga com ADSL tem de ser distribuída pelos utilizadores da net, o que faz com que em períodos com muita utilização as velocidades baixem para quem está on-line). Ou seja, dito de forma simples, a fibra consegue manter as velocidades mais constantes do que ADSL independentemente da altura do dia?

2) Será que o grande investimento em fibra valeu a pena? A verdade é que para recuperarem o investimento a fibra vai ter de durar muitos anos, será que alguma tecnologia muito melhor vai aparecer entretanto?

Obrigado :D
 
Boas,
Vou tentar esclarecer as questões do meu ponto de vista.
1) O adsl tem o grande problema das ligações em cobre, quanto maior a distancia á central, menos velocidade chega ao utilizador final. Não se trata de flutuação de velocidade. O adsl assenta numa infra-estrutura ponto-a-ponto, ou seja, a ligação entre a tua casa e a central é só tua! Não há propriamente uma partilha de ligação. Apenas na central os dados seguem todos agregados normalmente numa ligação dedicada de Fibra.

Em fibra, a ligação é do tipo ponto - multiponto, ou seja, uma fibra é partilhada por vários clientes. Em teoria pode trazer constrangimentos se todos os clientes estiverem num exato momento a usar toda a largura de banda da sua ligação. A fibra tem a vantagem que não está dependente da distancia á central, embora o sinal também atenue com a distância, mas não com a mesma ordem de grandeza do cobre. A fibra está imune a qualquer tipo de ruído ou interferencia eléctrica , o que acontece com o cobre, que qualquer ruído seja proveniente das linhas vizinhas, linhas eléctricas, emissores de tv, rádio etc, serve para degradar a ligação.
Concluindo, a fibra consegue muito mais estabilidade, e patamares de velocidade muito mais altos. No cobre os patamares de velocidade estão limitados por muitos factores que referi, sendo a distancia e o ruído os principais.

2)O grande investimento em fibra valerá e está a valer a pena, porque o custo em infra-estruturas de suporte é mínimo, nomeadamente não existe a necessidade de andar a plantar centrais por tudo quanto é sitio, e também porque o custo da fibra em si é mais barato que o cobre, caro são os equipamentos terminais, o que emite e recebe o sinal da fibra, bem como a fusão de fibras, condutas,etc.
O investimento é a longo prazo, não podemos pensar que uma infra-estrutura destas seja paga em 1 ou 2 anos, estamos falar de um horizonte provavelmente de uma década ou duas, na conjuntura atual.
Tecnologia melhor que a fibra no curto prazo? Dificilmente. Actualmente o limite da fibra prende-se com a tecnologia de transmissão e não com o meio em si. Como já deves ter visto em alguns artigos, existem testes e transmissões na ordem dos 100Gbps e mais... e ainda não se chegou ao limite físico, de maneira que ainda há muito por onde crescer!
 
Eu já tive serviços de todo o tipo, actualmente tenho fibra e conheço a realidade do adsl na mesma zona e na pratica é o seguinte:
A velocidade de navegação é o mais constante que já vi, mas o adsl não fica muito atrás. É na latência que a fibra se destaca, sendo bastaste melhor que qualquer outro tipo de serviço. É bonito ter respostas a clicks quase instantâneas.
A velocidade do p2p flutua bastante em ambos com a altura do dia. É sujeito a traffic shapping, tal como qualquer outro serviço. E ainda bem, pois é isso que garante a qualidade do serviço no html.
 
Bem, desde que a fibra se destque por mim não mau, só para teres uma ideia a minha velocidade de download desce sem exagero para uns 25% da capacidade total durante a noite, com ADSL. Segundo as respotas com fibra isso não se nota tanto, e ainda bem.
 
Back
Topo