ficheiro de paginação

sparrow

Power Member
tenho 2 Gb de ram.

preciso de ficheiro de paginação (memória virtual)?

o computador não ficaria mais rápido se desactivasse a memória virtual?

actualmente o xp assume (por defeito) 2 Gb como mínimo de ficheiro de paginação e 4 Gb como máximo.

que vocês acham?

desactivo ou não?

prós e contras?
 
Última edição:
Deve haver aqui pessoas mais bem qualificadas do que eu para responder a essa questão, mas, pelo que sei, o ficheiro de paginação só é usado quando a memória RAM está perto do limite máximo de utilização, por isso, não chega a usar esse espaço no disco enquanto puder recorrer à memória RAM (claro, de acesso muito mais rápido), em princípio, não vejo vantagens em termos de fluidez do sistema em desactivar o ficheiro da paginação, pelo contrário, com programas que usem toda a memória RAM instalada (mesmo com 2gb acho que isso é possível), penso que seria prejudicial em termos de velocidade desactivar essa opção.
 
obrigado pela resposta...

fico a aguardar mais opiniões.

e como posso testar se fica melhor ou pior desligando a memória virtual?
 
Se usas software que te consume muita memoria RAM e trabalhas com documentos muito "pesados",(por exemplo), no Photoshop é aconcelhavél ter o ficheiro de paginação (memoria virtual).

Se não usas software que te consume muita memória RAM, podes desligar o ficheiro de paginação
 
Ná!

Com ou sem ficheiro de paginação (o xp não permite a inexistência deste ficheiro, tem um tamanho minimo) a rapidez do copmputador é a mesma. A vantagem de não ter um ficheiro de paginação muito grande é que ficas com mais espaço livre no disco. Mas se de facto fores trabalhar com programas que necessitem de muita ram deves escolher um tamanho maior para este ficheiro.
Mas 2 GB de ram fazem maravilhas !
 
"Com ou sem ficheiro de paginação (o xp não permite a inexistência deste ficheiro, tem um tamanho minimo)"..Dizes tu!

Então como explicas que em:
Propriedades do Sistema/Avançadas/Desempenho/Defeniçôes/Avançadas/Alterar/MemoriaVirtual

Tenha lá a opção: Sem ficheiro de paginação

Afinal pode-se trabalhar com o Windows sem ficheiro de paginação! Ou nao? lol

Sim.. "2 GB de ram fazem maravilhas", mas ás vezes também não chega para trabalhar ficheiros muito "pesados"!
 
Especifica um swapfile de 3 ou 4 gigas e não lhe mexas mais.

Não se fragmenta, 4 ou 5 gigas num disco actual não é nada, e está lá quando precisares dele.
 
Por acaso também tenho 2GB de RAM, e desliguei o ficheiro de paginação porque mesmo com os 2GB disponíveis, o sistema raramente usava mais de 700MB, usando o disco rígido. Depois de ter desligado, já vi a RAM ser utilizada até 1230 MB+-, e notei uma certa melhoria no desempenho do PC. Já uso essa configuração há algum tempo, e nunca me deu problemas...mas também não sei qual será o comportamento do PC se um dia a executar algum programa sejam necessários mais de 2GB de RAM! Aguardo por esse dia... :002:
 
Back
Topo