1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ficheiro de paginação

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por sparrow, 29 de Janeiro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 2384)

1. sparrow

sparrow Power Member

tenho 2 Gb de ram.

preciso de ficheiro de paginação (memória virtual)?

o computador não ficaria mais rápido se desactivasse a memória virtual?

actualmente o xp assume (por defeito) 2 Gb como mínimo de ficheiro de paginação e 4 Gb como máximo.

que vocês acham?

desactivo ou não?

prós e contras?

Última edição: 29 de Janeiro de 2007
  2. el_pombo

el_pombo Power Member

Deve haver aqui pessoas mais bem qualificadas do que eu para responder a essa questão, mas, pelo que sei, o ficheiro de paginação só é usado quando a memória RAM está perto do limite máximo de utilização, por isso, não chega a usar esse espaço no disco enquanto puder recorrer à memória RAM (claro, de acesso muito mais rápido), em princípio, não vejo vantagens em termos de fluidez do sistema em desactivar o ficheiro da paginação, pelo contrário, com programas que usem toda a memória RAM instalada (mesmo com 2gb acho que isso é possível), penso que seria prejudicial em termos de velocidade desactivar essa opção.

3. sparrow

sparrow Power Member

obrigado pela resposta...

fico a aguardar mais opiniões.

e como posso testar se fica melhor ou pior desligando a memória virtual?

4. MKPlus

MKPlus Power Member

Se usas software que te consume muita memoria RAM e trabalhas com documentos muito "pesados",(por exemplo), no Photoshop é aconcelhavél ter o ficheiro de paginação (memoria virtual).

Se não usas software que te consume muita memória RAM, podes desligar o ficheiro de paginação

5. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

Ná!

Com ou sem ficheiro de paginação (o xp não permite a inexistência deste ficheiro, tem um tamanho minimo) a rapidez do copmputador é a mesma. A vantagem de não ter um ficheiro de paginação muito grande é que ficas com mais espaço livre no disco. Mas se de facto fores trabalhar com programas que necessitem de muita ram deves escolher um tamanho maior para este ficheiro.
    Mas 2 GB de ram fazem maravilhas !

6. MKPlus

MKPlus Power Member

"Com ou sem ficheiro de paginação (o xp não permite a inexistência deste ficheiro, tem um tamanho minimo)"..Dizes tu!

Então como explicas que em:
    Propriedades do Sistema/Avançadas/Desempenho/Defeniçôes/Avançadas/Alterar/MemoriaVirtual

Tenha lá a opção: Sem ficheiro de paginação

Afinal pode-se trabalhar com o Windows sem ficheiro de paginação! Ou nao? lol

Sim.. "2 GB de ram fazem maravilhas", mas ás vezes também não chega para trabalhar ficheiros muito "pesados"!

7. Figuinhas

Figuinhas Power Member

Especifica um swapfile de 3 ou 4 gigas e não lhe mexas mais.

Não se fragmenta, 4 ou 5 gigas num disco actual não é nada, e está lá quando precisares dele.

8. WindWalker

WindWalker Power Member

512MB, just in case ;)

9. pumabr

pumabr Power Member

Por acaso também tenho 2GB de RAM, e desliguei o ficheiro de paginação porque mesmo com os 2GB disponíveis, o sistema raramente usava mais de 700MB, usando o disco rígido. Depois de ter desligado, já vi a RAM ser utilizada até 1230 MB+-, e notei uma certa melhoria no desempenho do PC. Já uso essa configuração há algum tempo, e nunca me deu problemas...mas também não sei qual será o comportamento do PC se um dia a executar algum programa sejam necessários mais de 2GB de RAM! Aguardo por esse dia... :002:

Partilhar esta Página