1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Ficheiros encriptados

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por T_zero, 14 de Janeiro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1597)

  1. T_zero

    T_zero Power Member

    Boas, tou a gostar do fórum e decidi postar aqui uma duvida:

    Eu tinha o WinXP sp2 instalado e tinha num dos discos alguns ficheiros encriptados (a verde), mas tive que formatar o pc. agora com o WinXP sp2 quero ter acesso a esses ficheiros e não consigo (dá-me acesso negado).

    entrei em modo de segurança como administrador e disse quem ara o proprietário do disco (eu) e as permissões, só que continua na mesma.

    se me puderem ajudar agradecia.
     
  2. nickie

    nickie Power Member

    Ui, ui, uma vez iss aconteceu-me e foi o cabo dos trabalhos. O que acontece é que quando encriptaste a drive foi criado um certificado único e como formataste o windows perdeste o certificado. O windows ness ponto não é muito esperto... Poderia ter uma aplicação ou dar um aviso para se fazer o backup e restore do certificado. Desde dessa altura que deixei de encriptar directórios.
    Se bem me lembro, tive de arrancar com uma disquete do Win98 ou WinME e depois tive de copiar em DOS todos os ficheiros para um outro disco (eventualmente podes meter noutro directório desde que não esteja encriptado). Mas não te dou a certeza.

    Edit: já foi há algum tempo que isso aconteceu, por isso não sei se já tinha o SP2 (ou outro SP qq)
    Edit2: tenta este link.
     
    Última edição: 14 de Janeiro de 2008
  3. PapiMigas

    PapiMigas Power Member

    No way... Se não fizeste previamente o backup do certificado bem podes dizer adeus aos dados... a n ser que tenhas amigos na NASA... :(

    Por acaso a microsoft devia alertar ou até obrigar os utilizadores a fazer backup do certificado digital ao encriptar ficheiros pela primeira vez. é que é só um checkbox para uma mudança brutal... Quase que passa despercebida, não acham?
     
    Última edição: 15 de Janeiro de 2008
  4. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Peço desculpa mas não concordo. O que se passa é que activam algo que não sabem como funciona , não se dão ao trabalho de ler alguma informação sobre a coisa e depois acontece isto.

    Isso de a MS ter de informar tudo e mais alguma coisa é pensamente "(less than) Avg Joe US of A". A info está no help do Windows, no site da MS, em dezenas de sites na Web. E todos avisam sobre o mesmo ponto.

    A analogia é conduzir um carro sem saber conduzir. Claro que se pode fazer, mas só pode dar asneira.

    Btw, a parte do EFS é das melhores da MS em termos de encriptação. A Elcomsoft até tem algo para recuperar do desastre, infelizmente depende de não fazer o que foi feito, aka formatar.
     
  5. T_zero

    T_zero Power Member

    mas não há hipótese ???
     
  6. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Depende da tua sorte...

    Se por algum milagre o registry antigo, mesmo que em parte corrompido, ainda se encontrar no HD, podes recuperar o dito e usar uma tool especializada para recrear a chave. Probabilidades : Poucas.

    Se não tens sorte mas tens muito $$$, existem técnicas para recuperar informação. A leitura/escrita/eliminação de dados em meio magnético não é propriamente linear como se pensa, e por vezes sobrevive lindamente ao ciclo de re-escrita de uma instalação. YMMV.

    Fora isso, nope, game over.
     
  7. T_zero

    T_zero Power Member

    >(
    sabem kual é aquela sensação kuando apetece ............. já vão ver.....


    eu tinha exportado o registo, e eliminei-o.

    um programa para recuperar ficheiros apagados e recupero o registo do SO antigo.


    :mad:
     
  8. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Pois, é a tua unica hipotese real...
     
  9. MySeLf

    MySeLf Power Member

    Já tive o mesmo problema e o que me safou, á primeira foi o Ubuntu. Experimenta arrancar com o Live CD e aceder aos ficheiros a partir de lá. ;)

    Depois diz como correu.

    Cumprimentos,
     
  10. T_zero

    T_zero Power Member

    já fiz isso com o ubuntu, e diz que não tenho permissão para aceder aos ficheiros
     
  11. MySeLf

    MySeLf Power Member

    Experimentaste como root?! ou "sudo nautilus" e depois tentar aceder aos ficheiros com a janela que abre?!

    cumprimentos,
     
  12. T_zero

    T_zero Power Member

    dá para fazer isso a partir de um live cd??
     
  13. MySeLf

    MySeLf Power Member

    Eu por acaso utilizei a instalação que já tinha porque tinha dual boot mas penso que sim... pode não ser tão directo, mas há concerteza forma de o fazer através de um live cd! =)

    Cumprimentos,
     
  14. PapiMigas

    PapiMigas Power Member


    Não concordo com a tua disconcordância :002:

    Repara, um amigo diz a outro "encripta os teus dados, fazes um checkbox e já tá!" "Mas não vai dizer "A seguir vais ao IE e exportas o certificado digital para backup..." Quando muito diz: "Mesmo que a ASAE te confisque o disco não pode fazer nada..."

    Quando tu queres formatar uma pen o SO avisa-te que todos os dados serão destruidos... Quando é isso que queres! Porque raio não pode haver um warning que se perderes a chave dizes bye bye ao conteudo?

    Tamos a discutir amigavelmente, penso eu!:P

    Perdendo a chave não há hipotese... só mesmo com um super-computador. Estilo Fortaleza digital do Dan Brown.:D
     
    Última edição: 21 de Janeiro de 2008
  15. T_zero

    T_zero Power Member


    mas eu fiz isso ke disseste e não consegui
     
  16. MySeLf

    MySeLf Power Member

    Bem... então não tenho como te ajudar uma vez que não tenho como recriar a situação! :S
     
  17. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Decididamente.

    Ele não tem problemas absolutamente nenhuns em aceder aos ficheiros, não é uma questão de permisões ou "ownership".

    O que aconteceu, e está bem descrito por toda a thread, é que o HD estava com o EFS ligado. Ficheiros encriptados. Quando formatou, a chave de encriptação "ardeu" juntamente com o registry. Logo, ele não tem maneira de decriptar os ficheiros. Eles estão lá, e são acessivéis, o conteudo é que é basicamente lixo.

    Como eu já disse, a unica e remota hipotese é encontrar o registry antigo, mesmo que meio estragado, no HD. Na eventualidade de o encontrar tem uma hipotese remota de ainda recuperar o certificado (chave glorificada...). Se o encontrar inteiro feliz da vida. Senão ainda tem um semi-bruteforce pela frente, com uma partial key que tira a coisa do reino "missao impossivel" e o passa para "vai demorar bastante".

    @Papimigas

    Eu pessoalmente não uso o EFS. Várias razões... Primeiro não gosto da como é gerido. Não por não ser avisado e tal, isso sei eu bem, mas o modo intrinseco como é gerido. Incompativél comigo... E segundo, não é fléxivel que chegue nas opções. TrueCrypt ftw. E obviamente, li pilhas de docs antes de o instalar sequer. E muitos testes com junk antes de o passar a "producção". E sendo a prot keyfile+pass, decididamente tenho vários backups do keyfile :)

    A história do EFS á basicamente análoga a usar o KeePass, esquecer a password e depois dizer que não se sabia que a db era encriptada.

    É como instalar uma firewall pq disseram que era bom e depois clicar sempre "Sim" porque não fazemos ideia do que estamos a fazer.

    Eu sei que RTFM anda em desuso, mas é uma preguiça pela qual temos de estar dispostos a pagar o preço.
     
  18. T_zero

    T_zero Power Member

    nem o registo antigo consigo recuperar__



    :x2:
     

Partilhar esta Página