Ficheiros Pagefile.sys e Hiberfil.sys

ChUk

Power Member
Boas.
A uns dias formatei o disco, e agora reparei que o espaço ocupado no disco não batia certo. Faltavam cerca de 30Gb.
Fiz um scan com o programa Disk Space Fan e reparei que 16GB estão a ser ocupados pelo ficheiro pagefile.sys e 12GB pelo ficheiro hiberfil.sys.

Alguém me sabe dizer que ficheiros são estes e para que servem?
 
pagefile.sys é o ficheiro referente a memoria virtual e o hiberfil.sys é o ficheiro usado pelo sistema quando colocas o computador em hibernaçao
 
Diria pelo nome, o hiberfil, é espaço para guardar o estado da maquina quando hibernas o pc(acho que da para desactivar esse espaço nas opções) o outro não estou a ver...ficheiros de paginação?(Deduzi apena pelo nome, não tenho certezas xD)
 
Conforme disse o Mefisto o pagefile.sys é o ficheiro da memória virtual (swap file para os unixianos) e o hiberfil.sys é o ficheiro onde é feito o dump da RAM quando hibernas à máquina.

Pela RAM que tens (16GB) considero desnecessário a utilização de pagefile pelo que recomendo que a desactives.
Se não hibernas o computador podes também desactiva essa opção. Sempre são mais 28GB que recuperas.

Caso pretendas manter à mesma o pagefile, podes sempre tirá-lo do SSD e passa-lo para o HDD.

O ficheiro de hibernação NÃO É POSSIVEL mudar.
 
Ah, já tou a perceber + -

Alguém me diz como é que posso desactivar o pagefile e o hiberfil? ou como se manda po hdd?
 
o pagefile, serve para alem de memoria virtual ( no disco ) para escrever dump files em casos de blue-screen para um ficheiro e depois para leres o ficheiro.
Se nao tens blue-screens nem pretendes ver os erros, podes desactivar o page file.
start-> my computer -> lado direito do rato -> propreties -> advanced settings -> performance -> settings -> advanced -> change -> valor max e min ou disable.

Para hibernar, se tens ssd ou nao usas o hibernar -> start -> cmd com privilégios de admin ( click direito -> execute as admin ) -> no command fazes : " powercfg -h off " -> enter
 
o pagefile, serve para alem de memoria virtual ( no disco ) para escrever dump files em casos de blue-screen para um ficheiro e depois para leres o ficheiro.
Se nao tens blue-screens nem pretendes ver os erros, podes desactivar o page file.
start-> my computer -> lado direito do rato -> propreties -> advanced settings -> performance -> settings -> advanced -> change -> valor max e min ou disable.

Para hibernar, se tens ssd ou nao usas o hibernar -> start -> cmd com privilégios de admin ( click direito -> execute as admin ) -> no command fazes : " powercfg -h off " -> enter
boas para apagar o pagefile no Windows 8 como é que faço. cumps
 
Não deves apagar o ficheiro de paginação.

Vê como otimizar esse ficheiro:
http://www.online-tech-tips.com/com...uters-performace-configuring-the-paging-file/

Se quiseres testar sem ficheiro de paginação marcas No paging file.

optimized-paging-file.jpg
 
Back
Topo