1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Ficheiros RAW e JPG com cores/tons diferentes

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por leatavsan, 6 de Dezembro de 2018 às 17:34. (Respostas: 7; Visualizações: 175)

1. leatavsan

leatavsan Power Member

Boas pessoal,

de há pouco tempo para cá, que quando vou a ver as imagens da minha máquina (Canon 750D) no pc, reparo que os ficheiros RAW e JPG são iguais em tudo (abertura, iso, shutter speed) menos o tom das cores...
    Eu sei que isso se deve ao espaço de cor. Quando a comprei usava sRGB, mas depois mudei para RGB por ser melhor para editar.
    No entanto não percebo o porquê de isso acontecer... Nem sei se deva continuar em RGB ou se volte para sRGB, até pq pelo que tenho notado quando uso RGB o ficheiro RAW fica com cores com menos contraste...

Alguém me consegue ajudar?

Desde já obrigado

2. Rseven

Rseven Power Member

Normal.
    O JPEG da máquina já tem post processing.
    E varia de fabricante para fabricante.

3. leatavsan

leatavsan Power Member

e a imagem que vejo na máquina é qual ? JPG ou RAW?

devo continuar então a usar RGB e depois se quiser então exporto para jpg, certo?

4. MylleZ

MylleZ Power Member

Os ficheiros RAW não sofrem quase alterações nenhumas e são feitos para serem editados à posteriori...
    Os JPEG são editados na própria máquina e saem "prontos" para partilha.

Cumps

5. leatavsan

leatavsan Power Member

Sinceramente nunca pensei que a própria máquina "editasse" as fotos. Até pq desactivei as correcções de aberração cromática, redução de ruído, etc...

6. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Na câmara tu vês igual ao jpeg

Ela aplica sempre pelo menos o estilo de imagem (Auto, Neutro, Retrato, Fiel, entre outros).

Comparando com o PC, só bate certo se estiveres a usar o Canon DPP.

Se estiveres a usar Adobe, nem mesmo o Neutro da câmara corresponde ao que te aparece ao abrir o ficheiro, por ex, em Lightroom. Podes, no entanto, diminuir essa diferença aplicando o perfil adequado ao que usas na câmara, na zona “Camera Calibration”. E mesmo assim não fica igual, uma vez que isso é a Adobe a tentar imitar a definição que a câmara tem incorporada, mas já se aproxima consideravelmente.

7. Meje

Meje Power Member

Qualquer jpg de qualquer máquina sofre uma edição por software de acordo com parâmetros pré-estabelecidos por cada marca. As pessoas criaram a ideia de que uma foto editada é uma foto "falsa", mas não existem fotos não editadas, só em RAW.

8. leatavsan

leatavsan Power Member

Obrigado pelo esclarecimento de todos!
    Já começo a perceber isto melhor. Vou investigar mais sobre isto!
    Obrigado,

Partilhar esta Página