1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fidelizaçao ZON. Até quando?

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por filipebpi, 16 de Novembro de 2012. (Respostas: 28; Visualizações: 2974)

1. Bao noite,

SOu cliente ZON desde 14.11.2008 em que contratei o serviço 3pay deles, tendo na altura uma fidelizaçao de 24 meses para nao ter que pagar a instalaçao, a portabilidade e ter 50% de desconto sobre o "pacote" que na altura escolhi. A fidelizaçao de 24 meses era obrigatória para usufruir destas vantagens.

Fui contactado por um comercial da ZON que me falou sobra as vantagens da fibra e em 31.05.2010 instalaram-me o serviço fibra cá em casa, na altura julgo que com 30 mb e posterior actualizaçao para 50mb. A instalaçao nao ficou em condiçoes e em 14.06 veio um tecnico cá a casa novamente ver o que se passava com a instalaçao e mudou-me o router para o HUB 2.0 pois no quarto nao tinha sinal wireless, situaçao que ficou resolvida com a troca do router e aumento da Net de 30 para 50 mb.

Em Março de 2012 liguei para a ZON pois nao percebia os valores cobrados na minha factura e depois de largos minutos ao telefone lá me conseguiram esclarecer e como oferta pelo transtorno causado aumentaram-me a NET para 100mb de forma vitalicia e ainda rediziram cerca de 10€ à mensalidade. Nao assinei nenhum contrato e nao foi por minha iniciativa, foi oferta deles pois o tarifário que eu tinha já nao existia e como tal mudaram para outro.

No mes passado mudei para a MEO pois consultei os contratos assinados e o ultimo tinha sido em Março de 2010 pois mesmo que tivesse fidelizaçao de 24 meses esta tinha terminado em Março de 2012.

Hoje fui contactado pela ZON através do numero de telefone 21 098 1500. Para meu espanto informam-me que me encontro fidelizado até Março de 2013 e que me iriam desligar o serviço em 30.11.2012 pois receberam ontem a carta de rescisao da MEO e tenho que lhes pagar a factura até dia 30.11, pois a ZON disse-me que tinha 15 dias após receber o pedido por escrito de rescisao que podia debitar o serviço (!?) e que a fidelizacao de 12 meses por actualizaçao do serviço (reforço que foi por iniciativa deles) é legal e consta das condiçoes gerais que eu assinei, pelo que vao-me facturar o tempo que falta (contrato de fidelizaçao) na factura de fecho de serviço de 30.11

É lógico que nao concordei com a pessoa que me ligou hoje que nao me soube responder às questoes por mim colocadas e que a cada pergunta minha, a resposta dela era sempre a mesma , " o sr assinou um contrato". Estou disposto a levar isto até às ultimas instancias pois nao fui informado de fidelizaçao nenhuma e a forma como ela me tratou ao telefone nem vos digo...... parecia que estava a falar com um criminoso!!!!!!

Nunca mas mesmo nunca me atrasei num pagamento ou falhei com eles, por isso exigo o mesmo tratamento sério e educado da parte deles.

Gostava de obter as vossas opinioes sobre estas 2 questoes;

- É legal o debito de mais 15 dias, isto é, receberam a carta de rescisao a 15.11 e vao desligar o serviço a 30.11 e como tal tenho que pagar até esta data apesar da MEO estar a funcionar a 100% desde o dia 02.11.2012 ?
    - Este suposto periodo de fidelizaçao de 12 meses é legal? Relembro que foram eles que me mudaram o tarifário pois alegaram que o meu já nao existia e servia como compensaçao pelo tempo de espera ao telefone.....?

Já procurei no meu arquivo e nao encontro as condiçoes gerais que les falam que eu assinei. Como posso pedir um 2ª via do contrato assinado? Alguém tem uma cópia das condiºoes gerias de 2008 do serviço ZON para eu poder analisar e verificar que nao estou a ser enganado?

Cumprimentos

2. PSICHOLION

PSICHOLION Power Member

Cada vez que escolhes novas condições (ofertas como descontos e etc) renova 12 meses e basta pagares a 1ª factura tas aceitar as condições.

3. Obrigado pela tua ajuda. Sabes onde posso consultar essa informaçao?

Nao fui eu que liguei para lá para mudar foram eles que no contacto que eu fiz me informaram que o meu tarifário já nao existia e que iam actualizar para um novo e que poupava cerca de 10€ por mes..... em nenhuma altura me falaram em fidelizaçao ou comunicaram na factura que tinha esta situaçao......

4. PSICHOLION

PSICHOLION Power Member

Tenho negociado e sempre se renova por 12 meses e tem acontecido a toda gente que aceita descontos e etc.

5. JMGC

JMGC Power Member

No processo que ele descreveu , não , visto que foi "oferta" por iniciativa da Zon , sem aceitação do cliente. Além que aparentemente nunca informaram que por causa da oferta em questão iria ficar renovar o período de fidelização por mais um ano.

Desse modo , todos os que foram migrados para 100Mb por iniciativa da Zon , encontram-se agora fidelizados ?

Que se vai ter que chatear com eles , vai :) Estou em crer que agora eles atiram barro a qualquer parede.

Abc

Ps : vocês conseguiram colocar mais 2 posts enquanto escrevia este ... isto de turn based em forums é "giro" :)

Última edição: 16 de Novembro de 2012
  6. PSICHOLION

PSICHOLION Power Member

No site da ZON tem la as condições onde diz Condições de Oferta de Serviços.

7. Pois, mas eu assinei o contrato em 2008 como tal julgo que estas condiçoes nao se aplicam a mim, só se nas condiçoes gerais disser que podem alterar sem consentimento previo do Cliente. Daí eu ter perguntado se alguem tem as condiçoes gerais de 2008 para eu poder analisar? Eu guardei tudo o que me deram e nao me deram as condiçoes gerias na loja.....

8. tigerpunk

tigerpunk Power Member

O facto de ter sido a zon a ligar é irrelevante... Se houve algum tipo de oferta, seja de equipamentos, serviços ou descontos aceites pelo cliente há lugar a uma nova fidelização de 12 meses...
    Quanto muito poderás safar-te se a nova fidelização não foi comunicada no telefonema mas, muitas vezes, em vez de serem explícitos dizem coisas do género "queremos continuar a tê-lo como cliente por mais 12 meses" onde está implícita a fidelização...

9. PES6_fan

PES6_fan Suspenso

Só para avisar que essa fidelização de 12 meses é mentira, e inclusivé tenho um amigo que é advogado, aconteceu-lhe essa situação (de mudar de operador e quererem que pague a factura até mês X) e ganhou em tribunal

10. Sim, a única prova que eles podem ter é a gravaçao da chamada. Nessa chamada nao me foi comunicada a fidelizaçao de 12 meses e é isso que terao que me provar!
    Vou aguardar pela factura e apresentar a reclamaçao na loja e depois directamente na ANACOM para tentar resolver o problema.
    Se eu tivesse conhecimento desta suposta fidelizaçao nao mudaria agora para o mEO e esperaria por Março do proximo ano para fazer a mudança de operador.

11. Ele ganhou com base em que? Tens ideia? Se é ilegal deve estar mencionado nalgum sitio essa situaçao...

Após ligar com a linha de apoio da ZON foi-me dito que está implicito e que o Cliente tem que saber desta situaçao........para mim nao está implicito até porque eu nao lhes pedi nada, eles é que disseram que o meu tarifário já nao existia e actualizaram para 100mb que é a oferta que tem actualmente em vigor!!!!

12. PES6_fan

PES6_fan Suspenso

Posso perguntar-lhe a confirmar exactamente as bases legais, que obviamente não sei de cor. Amanha no máximo digo-te alguma coisa

13. Ok, obrigado pela tua ajuda.

14. koil

koil Power Member

Isso foi o que eu disse há umas semanas atrás e quase que me bateram.
    No final de contas o facto é que não existe prova, para haver contrato tem que haver condições definidas e essas condições perdem-se quando a chamada gravada é apagada, sei que na PT, pelo menos há uma ano atrás, deixavam a chamada gravada por apenas 1 mês, teoricamente depois disso já não existe contrato.
    Há operadoras que nem se dão ao trabalho de penalizar para não suscitar guerras judicias.

15. tigerpunk

tigerpunk Power Member

As leis prevêem as fidelizações a até impõem o limite de 24 meses... Não existe ilegalidade nenhuma quando existem ofertas do operador... Podes é safar-te se do outro lado os procedimentos não foram os correctos... Também há quem argumente que a indemnização não seria no valor das mensalidades até ao fim da fidelização mas sim no valor das ofertas feitas...

16. tigerpunk

tigerpunk Power Member

Tens noção que os contratos verbais são válidos para os tribunais portugueses????
    No teu caso, o tipo do SAC, em vez de consultar os pormenores da tua ficha de cliente, deve ter olhado para a tua data de adesão e fez contas de cabeça para o caso geral...
    Mas mesmo no caso do contrato verbal a nova fidelização tem que ser comunicada...

17. mike_hools

mike_hools Power Member

Eu tive uma situação em que argumentaram que a chamada estava gravada etc... Eu mandei ir para a frente, interpuseram processo e quando em oposição solicitei as provas, eles simplesmente pagaram as custas e mandaram anular/arquivar. Cumps

18. labuts

labuts Power Member

Aqui falaram que em qualquer "docinho" oferecido aos clientes está implícita a renovação (fidelização) por mais um ano. Não deveria estar antes "EXPLÍCITA?"

19. KRM

KRM Power Member

Contratos sem ser por escrito não têm valor nenhum...
    Podem gravar as chamadas que quiserem...

20. tigerpunk

tigerpunk Power Member

Errado! A lei portuguesa aceita contratos verbais!!!

Partilhar esta Página