Fifa 2008 ou Pro Evolution Soccer 2008?

Só vos digo uma coisa, joguem pes e logo verão como é milhares de vezes melhor que a fifa. Vou começar pela fifa, a fifa não tem realidade de jogo nenhuma, é demasiada fantasia, aquelas fintas todas que nem o Quaresma, que tem mais fintas que o governo português dividas, faz, cada remate que se faz é golo e são sempre remates espectaculares quase sempre no ângulo, os jogadores parecem bonecos de borracha e são muito lentos e as caras afastam-se muito da realidade, de que vale ter todos os jogadores se eles são todos iguais? a jogabilidade é muito fraca, uma vez estava a jogar fifa e os centrais do sporting eram mais rápidos que os avançados do real madrid, para não falar do Henry, quando entrava na area e rematava era sempre golo, ninguém se mexia, mesmo do segundo ou terceiro nível de dificuldade. Agora o pes, o pes está excelente, sou viciado na master league e não me canso de jogar porque o pes está muito bem desenvolvido. Eu acho que os gráficos do pes2 são melhores que os da fifa 2008.
Espero que joguem pes, porque só assim verão como é o melhor simulador de futebol de sempre.

Amen, e como isto se resume a uma questão de fé, como se vê quando dizes "Eu acho que os gráficos do pes2 são melhores que os da fifa 2008." :rofl:

Quanto ao resto da análise, o último FIFA q deves ter jogado mais de 5 minutos, deve ter sido o FIFA 96... :-D

Ahh e tb jogo PES, o 6, q em jogabilidade dá 15-0 ao PES 2008 q actualmente com aquela velocidade de jogo só se fôr um simulador de Sonic, de futebol pouco...:cwm27:
 
E a fifa 2007 que não vale mesmo nada está melhor que a fifa2008. A única coisa de jeito que a fifa tem é ter todas as ligas.
 
Última edição:
Amen, e como isto se resume a uma questão de fé, como se vê quando dizes "Eu acho que os gráficos do pes2 são melhores que os da fifa 2008." :rofl:

Quanto ao resto da análise, o último FIFA q deves ter jogado mais de 5 minutos, deve ter sido o FIFA 96... :-D

Ahh e tb jogo PES, o 6, q em jogabilidade dá 15-0 ao PES 2008 q actualmente com aquela velocidade de jogo só se fôr um simulador de Sonic, de futebol pouco...:cwm27:


O fifa que joguei foi o 2008 e fiz muitos jogos e jogas pes em que plataforma?
 
Vergonhoso??? Estava excelente quando joguei, mas não sei como é a fifa por isso não digo que seja melhor que a fifa. Mas na playstation2 a fifa está muitíssimo vergonhosa em relação ao pes. joga pes na ps2 e verás como é muito melhor que a fifa pa ps2.

Já não jogo ps2. Next-gen all the way. E como a evolução é o caminho, o Fifa evoluiu melhor. Estou com fé que o PES 2009 vá trazer tudo o que era o PES na jogabilidade, e uns gráficos à FIFA. Já não pedia inovação nenhuma.. bastava-me que fosse uma jogabilidade, à PES, e não à PES 2008.. que ainda acredito ter sido um "erro de casting".
 
Já não jogo ps2. Next-gen all the way. E como a evolução é o caminho, o Fifa evoluiu melhor. Estou com fé que o PES 2009 vá trazer tudo o que era o PES na jogabilidade, e uns gráficos à FIFA. Já não pedia inovação nenhuma.. bastava-me que fosse uma jogabilidade, à PES, e não à PES 2008.. que ainda acredito ter sido um "erro de casting".

Também não me importava de ter uma ps3, mas caso não saibas elas não são nada baratas. E tenho certeza de que o pes vai voltar aos bons velhos tempos e vai superar a fifa como sempre fez.
 
O pes na ps3 está muito fraquinho, está totalmente arcade de real não tem nada, os jogadores parecem ter nitro. Nas consolas PS3/Xbox360 o fifa é bem melhor, no inicio é estranho, pois não e fácil de jogar, não é como no pes que qualquer um joga aquilo. No pc nem se pode comparar o pes com o fifa porque são de gerações diferentes. Na ps2 o pes é claramente melhor. Desculpa lá mas dizer que os gráficos do pes2 são melhores que os do fifa 08 é pura ignorancia. O fifa não é como o pes que ta todo mal optimizado para as consolas, foi uma autentica desilusão, e é para nem falar do online, porque o fifa da 15-0 ao pes no que toca ao online. Quanto as fintas, só as faz quem quer não és obrigado a fazelas, quem quer faz e é bastante agradavel ver e acho que torna o jogo mais bonito... fiquem
 
O pes na ps3 está muito fraquinho, está totalmente arcade de real não tem nada, os jogadores parecem ter nitro. Nas consolas PS3/Xbox360 o fifa é bem melhor, no inicio é estranho, pois não e fácil de jogar, não é como no pes que qualquer um joga aquilo. No pc nem se pode comparar o pes com o fifa porque são de gerações diferentes. Na ps2 o pes é claramente melhor. Desculpa lá mas dizer que os gráficos do pes2 são melhores que os do fifa 08 é pura ignorancia. O fifa não é como o pes que ta todo mal optimizado para as consolas, foi uma autentica desilusão, e é para nem falar do online, porque o fifa da 15-0 ao pes no que toca ao online. Quanto as fintas, só as faz quem quer não és obrigado a fazelas, quem quer faz e é bastante agradavel ver e acho que torna o jogo mais bonito... fiquem

Jogo bonito, mas não real. Talvez tenha exagerado em dizer que os gráficos do pes2 são melhores que os da fifa 2008, mas tens que concordar comigo que os gráficos da fifa2008 são péssimos, as chuteiras parecem que chegaram lá com um pincel e meteram um bocado de tinta, estão nojentas. Isto na ps2.
 
Jogo bonito, mas não real. Talvez tenha exagerado em dizer que os gráficos do pes2 são melhores que os da fifa 2008, mas tens que concordar comigo que os gráficos da fifa2008 são péssimos, as chuteiras parecem que chegaram lá com um pincel e meteram um bocado de tinta, estão nojentas. Isto na ps2.

É sabido que o fifa old-gen é muito fraco em relação ao pes (mesmo o old-gen da ps2). Claro que se te resumires à ps2, o pes ganha 15-0 lol
 
Anda tudo com o 15-0, parecem aquele adepto benfiquista do gato fedorento.

Mas dou a mão à palmatória, no pes os jogadores pouco conhecidos estão muito aquém da realidade, o bosingwa é um exemplo disso.
 
Última edição pelo moderador:
Jogo bonito, mas não real. Talvez tenha exagerado em dizer que os gráficos do pes2 são melhores que os da fifa 2008, mas tens que concordar comigo que os gráficos da fifa2008 são péssimos, as chuteiras parecem que chegaram lá com um pincel e meteram um bocado de tinta, estão nojentas. Isto na ps2.


mas eu tenho o pes 2008 e fifa 08 para a ps3 e digo-te que o mais real é o fifa, no pes todos correm muito driblar e uma coisa tão simples... Joga o fifa para ps3 ou Xbox360 pois é igual, mas digo-te desde já que não é facil jogar o fifa no inicio
 
Sempre fui um fã acérrimo do PES desde que o descobri. Contudo joguei Fifa desde o International Soccer ('94) até ao '99 e nunca teve concorrente à altura (sem ser o Sensible numa tónica diferente) durante esse período.

Depois do PES2 até à versão PES6 vs FIFA2k7 o PES é nitidamente melhor, mas a uma larga distância. Na versão PES2008 vs Fifa2008 já começo a ter algumas dúvidas e a distância começa nitidamente a encurtar, embora continue a gostar muito mais da jogabilidade do PES. Mas nas consolas nextgen o PES2008 tem graves problemas de optimização (são vergonhosos os slowdowns existentes numa boa televisão wide), e depois há bugs que são transversais ao PC e às consolas, como o facto dos guarda redes serem miseráveis (em cada 10 remates, 5 defendem para dentro da baliza), e é mais fácil fazer jogo individual do que colectivo. Pegamos num jogador com stats elevados e corremos como se não houvesse amanhã. Nem vou comentar o modo online, é simplesmente digno de um filme Monty Python.

Não posso falar pelo FIFA2008 nas consolas nextgen, mas os videos que vi deixaram-me boquiaberto. O ambiente (coisa que o FIFA foi sempre melhor que o PES) os graficos, as opções e a suposta jogabilidade (pq nunca joguei) parecem-me excelentes.

Espero muito sinceramente que haja um volte-face neste ano e que o PES tenha aprendido com os erros da sua primeira abordagem ao nextgen e que faça um jogo a sério, para sentirmos o que é ter um bom jogo nas mãos como o PES 6. O FIFA deixou de ser o patinho feio, que só era bom para os arcaders e fanboys e está-se a tornar um competidor muito, mas muito sério, mesmo entre aqueles que diziam que o PES era para a vida toda.
 
Sempre fui um fã acérrimo do PES desde que o descobri. Contudo joguei Fifa desde o International Soccer ('94) até ao '99 e nunca teve concorrente à altura (sem ser o Sensible numa tónica diferente) durante esse período.

Depois do PES2 até à versão PES6 vs FIFA2k7 o PES é nitidamente melhor, mas a uma larga distância. Na versão PES2008 vs Fifa2008 já começo a ter algumas dúvidas e a distância começa nitidamente a encurtar, embora continue a gostar muito mais da jogabilidade do PES. Mas nas consolas nextgen o PES2008 tem graves problemas de optimização (são vergonhosos os slowdowns existentes numa boa televisão wide), e depois há bugs que são transversais ao PC e às consolas, como o facto dos guarda redes serem miseráveis (em cada 10 remates, 5 defendem para dentro da baliza), e é mais fácil fazer jogo individual do que colectivo. Pegamos num jogador com stats elevados e corremos como se não houvesse amanhã. Nem vou comentar o modo online, é simplesmente digno de um filme Monty Python.

Não posso falar pelo FIFA2008 nas consolas nextgen, mas os videos que vi deixaram-me boquiaberto. O ambiente (coisa que o FIFA foi sempre melhor que o PES) os graficos, as opções e a suposta jogabilidade (pq nunca joguei) parecem-me excelentes.

Espero muito sinceramente que haja um volte-face neste ano e que o PES tenha aprendido com os erros da sua primeira abordagem ao nextgen e que faça um jogo a sério, para sentirmos o que é ter um bom jogo nas mãos como o PES 6. O FIFA deixou de ser o patinho feio, que só era bom para os arcaders e fanboys e está-se a tornar um competidor muito, mas muito sério, mesmo entre aqueles que diziam que o PES era para a vida toda.


Tens dúvidas que o pes é para a vida toda??? Não sei como é nas consolas next-gen, mas ouvi dizer que o fifa está como na ps2, ou seja, uma grande porcaria.
Joga pes e logo verás, no pes todos os remates que fazes perto da área não são golo, como no fifa, e também não vão todos ao ângulo. E as fintas são muito irreais. No fifa, sim, podes fazer golos à Maradona a toda a hora.
 
Depois de ter sido surpreendida por um FIFA 08 bem mais arrojado e "estável", e de ter sido brindada com uma série de críticas em relação à versão PlayStation 3 de Pro Evolution Soccer 2008, a Konami decidiu que está na hora de voltar atrás e pensar melhor o próximo jogo da sua série de futebol. Consequentemente, a versão 2009 desta famosa série vai ver o seu desenvolvimento voltar às mesas de desenho…

Pouco tempo depois de ter revelado que "de facto pensámos em atrasá-lo, mas outros factores fizeram com que tivéssemos de o lançar assim mesmo", Shingo Seabass Takatsuka, produtor da série PES, confessou à PSM3 que a versão dês PES 2008 "ficou muito aquém do que queríamos". E para já, a única solução passa por refazer o jogo de raiz.

"Pro Evolution Soccer 2009 já está em desenvolvimento, mas depois de ouvirmos a críticas decidimos voltar às mesas de desenho. Pode não ser no próximo ano, mas será logo", afirmou Seabass, dando a entender que poderá muito bem não haver um PES durante o ano de 2008… em prol da qualidade da série.


My Games
 
Isto é o testemunho de um jogador de consolas next-gen:
fifa arrojado? bom? tou no brasil cm a mh ps3...emprestaram-me uns jogos..nos kuais fifa..joguei 2 jogos..por amor de deus...lentinho o jogo,os jogadores parecem robots,as caras dos jogadores estao opiores.....decidi jogar a master league de pes...meu rico PES....ainda ha peole k n gosta do jogo....mh nossa...
 
Tens dúvidas que o pes é para a vida toda??? Não sei como é nas consolas next-gen, mas ouvi dizer que o fifa está como na ps2, ou seja, uma grande porcaria.
Joga pes e logo verás, no pes todos os remates que fazes perto da área não são golo, como no fifa, e também não vão todos ao ângulo. E as fintas são muito irreais. No fifa, sim, podes fazer golos à Maradona a toda a hora.

Não sei se deste uma vista diagonal no meu post ou se leste bem, mas eu jogo PES e não FIFA, desde o PES2, portanto já lá vai algum tempo.

Jogo no PC e se me perguntares se eu jogo PES2008 eu digo-te que não. Jogo PES 6 há dois anos. É esse que me prende, e depois de uma evolução necessária entre os PES 3, 4, 5 e 6 houve agora um retracção nessa evolução. A jogabilidade do PES2008 com a quantidade de falhas existentes no jogo torna-se numa experiência desilusória e porquê? Porque os fãs do PES estão habituados a uma imagem de marca da Konami de jogabilidade qse imaculada. Isto não existe nesta versão, o que não quer dizer que não ocorra na versão 2009. O PES 2008 foi mal optimizado e claramente mal planeado, para mim foi lançado nitidamente à pressa. Tem uns toques novos, tens uns gráficos mais bonitos, mas pah, o balanço disso com os retrocessos que houve na jogabilidade não compensa.

A única referência que eu fiz foi que, sendo a evolução no sentido das nextgen, a abordagem feita pela EA tem sido melhor que a da Konami. A planificação do FIFA tem sido melhor que a do PES. E se em 2002 o PES estava a 200Km's do FIFA, agora tá a ser apanhado na próxima curva. O FIFA adaptou-se, o PES relaxou-se e esta última release foi a prova disso mesmo.

O FIFA já "importou" muitas das caracteristicas de jogo do PES, o que não condeno desde que seja feito melhor. E se as primeiras abordagens do FIFA eram muito arcade e com uma jogabilidade muito "tosca" agora já estão muito próximas da simulação. Já não marcas golos de meio campo e já não fintas os adversários todos com o guarda-redes. Em relação a graficos, som e licenciamento, isso n discuto pq o FIFA nisso sempre esteve 20 passos à frente do PES, a imagem de marca do PES era a jogabililidade e sempre foi isso que me prendeu.

Eu não vou discutir opiniões de fanboys, que jogam só pq existem dois lados e têm que estar de um, nem vou discutir opiniões apaixonadas sem um pingo de racionalidade. Eu sou fã acérrimo do PES mas tenho que ter consciência do que se passa no mercado, até pq essa é a única forma das editoras perceberem tb que o mercado delas não é estanque. Vou dar mais uma oportunidade ao PES, uma vez que 2007/08 foi um deserto na minha passagem por novos jogos de futebol. Mas se 2009 verificar um PES com a "qualidade" do anterior se calhar vou à prateleira ao lado ver como é que se porta o FIFA.
 
Isto é o testemunho de um jogador de consolas next-gen:
fifa arrojado? bom? tou no brasil cm a mh ps3...emprestaram-me uns jogos..nos kuais fifa..joguei 2 jogos..por amor de deus...lentinho o jogo,os jogadores parecem robots,as caras dos jogadores estao opiores.....decidi jogar a master league de pes...meu rico PES....ainda ha peole k n gosta do jogo....mh nossa...

Se estás habituado à jogabilidade do PES e jogaste 2 jogos de FIFA então óbviamente que não te habituaste ao comportamento dos jogadores e da bola :rolleyes:

As caras estão más com algumas excepções, mas gráficamente é bastante superior ao PES. A animação é muito boa... não sei onde viste robots.

Eu também agora se voltar ao PES vou achar a master league ridícula em comparação com o modo carreira do FIFA :wvsore:

Não esperem é dominar a jogabilidade do FIFA passado 2 jogos, especialmente quando estão habituados ao PES.
 
Back
Topo