Multiplataforma FIFA 22 (EA Sports)

Sinceramente? Parece-me tudo frustração. Este jogo está bastante melhor que os anteriores em todos os aspetos, o problema é que o pessoal só fica contente ganhando sempre e isso é impossível. O futebol é um desporto injusto, nem sempre a melhor equipa ganha, porque raio num videojogo teria que ser assim? Quantas vezes vemos jogos em que uma equipa domina completamente e o adversário vai 2/3 vezes em contra ataque (com jogadores rápidos) e faz golo? Acontece todas as semanas na "vida real".

Concordo com a primeira parte do post e acho que passa muito por aí. FIFA 22 está melhor que em anos anteriores a nível de jogabilidade (excepto na troca de jogador), e uma boa parte das queixas vem da frustração de jogar online numa comunidade que é das mais tóxicas. Quero dizer, basta ver o tal post de como gerir o jogo aos 45 minutos.

A segunda parte já não concordo assim tanto. Certo, futebol é um desporto injusto e nem sempre a melhor equipa ganha, mas a forma que os jogos de desporto abordam essa questão nem sempre é a melhor, porque acaba por incutir a sensação de scripting. E FIFA abusa deste aspecto. Deveria ser apenas a habilidade do jogador a ditar o resultado da partida. A forma como esse aspecto é abordado no FIFA seria o equivalente a jogares um jogo de luta em que num combate o teu boneco faz mais dano, no combate seguinte perdeu golpes, e no combate seguinte tem menos vida, etc.
 
Para o jogo ficar melhor, para mim seria apenas melhorar 3 coisas, a quantidade intragável de ressaltos, melhorar os servidores e melhorar imenso a troca de jogador.
 
Este ano está me a agradar muito mais a jogabilidade em Seasons a comparar com o ano passado.. apetece me jogar mais la que Ultimate Team..

Já no ano passado era completamente ao contrário..
 
Pessoal, precisava de ajuda para a compra de um comando.
Apenas e só jogo em PC, gostaria de jogar seja a uma distancia de 1 metro, seja a 4/5metros.
Já tentei controlladores bluetooth com comando PS4 mas a bateria do mesmo não é muito agradavél...

Qual me aconselham por wireless?
 
Pessoal, precisava de ajuda para a compra de um comando.
Apenas e só jogo em PC, gostaria de jogar seja a uma distancia de 1 metro, seja a 4/5metros.
Já tentei controlladores bluetooth com comando PS4 mas a bateria do mesmo não é muito agradavél...

Qual me aconselham por wireless?
O melhor comando, imo, éo da series x. Dura una eternidade e usando o adaptador para Windows tem uma ligação sem latencia (até da para ligar a ele mais 3 outros comandos ou um headset Xbox)
 
Concordo com a primeira parte do post e acho que passa muito por aí. FIFA 22 está melhor que em anos anteriores a nível de jogabilidade (excepto na troca de jogador), e uma boa parte das queixas vem da frustração de jogar online numa comunidade que é das mais tóxicas. Quero dizer, basta ver o tal post de como gerir o jogo aos 45 minutos.
Não percebi esta parte, o que é que a comunidade tóxica tem a ver com o gerir o jogo aos 45min?
Para o jogo ficar melhor, para mim seria apenas melhorar 3 coisas, a quantidade intragável de ressaltos, melhorar os servidores e melhorar imenso a troca de jogador.
Para mim é isto. Se bem que a questão dos ressaltos melhorou um pouco desde que comecei a ficar a pressionar o botão de corte em vez de pressionar e largar. Não sei ao certo se é impressão minha ou se resulta mesmo, mas tenho a sensação que corto mais vezes a bola à primeira se ficar a pressionar.
 
Não percebi esta parte, o que é que a comunidade tóxica tem a ver com o gerir o jogo aos 45min?

Para mim é isto. Se bem que a questão dos ressaltos melhorou um pouco desde que comecei a ficar a pressionar o botão de corte em vez de pressionar e largar. Não sei ao certo se é impressão minha ou se resulta mesmo, mas tenho a sensação que corto mais vezes a bola à primeira se ficar a pressionar.

Também tenho essa sensação.
 
Não percebi esta parte, o que é que a comunidade tóxica tem a ver com o gerir o jogo aos 45min?

Parece-me claro. Só uma comunidade tóxica é que tem jogadores que a meio da partida se colocam a trocar a bola entre o seu GK e defesa sob a desculpa de "gerir jogo". Pessoal que se preocupa mais em explorar as falhas do jogo e infernizar a vida à outra pessoa do que propriamente a jogar o jogo.
 
Parece-me claro. Só uma comunidade tóxica é que tem jogadores que a meio da partida se colocam a trocar a bola entre o seu GK e defesa sob a desculpa de "gerir jogo". Pessoal que se preocupa mais em explorar as falhas do jogo e infernizar a vida à outra pessoa do que propriamente a jogar o jogo.

Pessoal que se preocupa mais em ganhar. O outro jogador pode sempre utilizar táticas de pressão alta e ir lá tirar a bola.
Acho que ninguém quer infernizar ninguém, acho que nem existe isso no pensamento.
 
Pessoal que se preocupa mais em ganhar. O outro jogador pode sempre utilizar táticas de pressão alta e ir lá tirar a bola

Mesmo que tenhas uma táctica com constant pressure torna-se extremamente complicado tirar a bola nessas situações, porque o teu adversário também está a usar uma táctica que lhe permite trocar a bola. Até te prejudicas a fazer pressão alta, porque abres mais espaço e lá vai uma bola alta para as costas da tua defesa.

Acho que ninguém quer infernizar ninguém, acho que nem existe isso no pensamento.

Claro que existe. Qualquer pessoa que jogou FUT nos modos mais competitivos te pode dizer isso. Quando se pausa 2 e 3 vezes seguidas e sempre até terminar os 30 segundos, quando não fazes skip aos replays, quando não fazes skip às cutscenes, quando usas festejos que "picam" o adversário (tanto que alguns, como o mandar calar, foram retirados e até existe uma opção para a cutscene se focar na tua equipa), etc. Tudo isto tende a acontecer na mesma partida e faz parte da guerra mental que se vê no Rival e FUT Champs. Os modos competitivos do FIFA envolvem lidar com a habilidade e idiotice do teu adversário em quantidades iguais.
 
@Pereira90

Sou contra isso, podes ganhar mas gerir de outra forma. No dia em que me puser a trocar a bola na defesa para guardar um resultado prefiro não jogar mais ao Fifa. Felizmente que ainda não apanhei um jogador a fazer-me isso mas também não joguei ao FutChampions e lá vale de tudo para ganhar( por isso não jogo).

Tenho visto streams de youtubers portugueses e vi nalguns jogos trocarem a bola na defesa. Ainda aceito após sofrer um golo e em vantagem na parte final, agora e por exemplo marcarem um golo cedo, trocarem a bola no seu meio campo sempre...não gosto de jogar contra pessoal assim. É que nem posso dizer que são adversários chatos porque esses trocam a bola mas é no meio campo adversário e se for preciso rematam duas ou três vezes no jogo. Felizmente são uma minoria, do pessoal que apanhei foram todos uns porreiros, alguns até se mantiam nas partidas a serem goleados. Já tive grandes jogos contra tugas, bem disputados e como deve ser.
 
Parece-me claro. Só uma comunidade tóxica é que tem jogadores que a meio da partida se colocam a trocar a bola entre o seu GK e defesa sob a desculpa de "gerir jogo". Pessoal que se preocupa mais em explorar as falhas do jogo e infernizar a vida à outra pessoa do que propriamente a jogar o jogo.
A confusão que vai nessa cabeça Daimon...
Então no teu ponto de vista, é tão tóxico aquele que monta o autocarro lá atrás, mesmo estando a perder, à espera que tu ataques para te contra-atacar, porque é a única forma que sabe de atacar, (claro que é mais fácil atacar contra 3 ou 4 que contra 11) como aquele que escolhe não o fazer porque está a ganhar e não tem necessidade de se desequilibrar?!

Esses conceitos estão todos baralhados.
Gerir o jogo não é uma desculpa, é mesmo uma estratégia para tentar controlar a partida e o resultado final, ao gerires o jogo estás a tentar eliminar, ainda que não por completo, alguma da imprevisibilidade existente nele, neste caso sendo ainda maior, uma vez que é um simulador e contas com factores "extra".
Nessa forma de pensar o jogo, trocar a bola na "defesa", como tu dizes, é uma consequência do comportamento do adversário, se o adversário subir linhas porque está a perder, e vê-se forçado a isso, garantidamente deixas de "trocar a bola na defesa" porque passas a ter espaço noutro lado do campo, no meio campo ofensivo por exemplo.
No fundo o que acontece é que tu em vez de tentares combater as zonas onde o teu adversário está carregado em números, (por exemplo na defesa depreende-se que é onde se tem uma maior concentração de jogadores) tentas ocupar o espaço onde o teu adversário está em desvantagem numérica. Isso não significa obrigatoriamente que seja na defesa, se o adversário tiver com 4 jogadores na frente, e tu estiveres com uma defesa a 4, estão em igualdade numérica, logo tens de explorar outra zona do terreno onde possas ter superioridade nos números. É tão simples quanto isto e é uma estratégia como qualquer outra. Não tem nada de tóxico nem de infernal.

Trocar a bola no espaço do campo onde tens superioridade numérica (aqui é o adversário que vai definir com o seu comportamento defensivo, onde vai ser esse espaço, seja no meio campo defensivo ou ofensivo) não é uma falha no jogo, seja no futebol ou no fifa, é uma estratégia e existem estratégias para combater isso, naturalmente, depois é uma questão de escolhas e maneiras de ver o jogo, há quem prefira manter os equilíbrios e perder apenas 1-0 ou eventualmente contar com as tais imprevisibilidades do jogo, e quem sabe conseguir o 1-1 nos últimos minutos, e há quem prefira tentar mudar a sua estratégia adaptando-se ao jogo para o tentar ganhar.

O jogo do futebol tem vindo, com o passar dos anos, a ganhar esse lado estratégico cada vez maior com o evoluir da modalidade, por isso é que cada vez se marca menos e cada vez o golo tem uma importância maior nas partidas, porque 1 golo muda tudo o que é a história da partida. Um golo pode obrigar a mudar uma estratégia inteira que foi traçada durante semanas precisamente por isto:

Mesmo que tenhas uma táctica com constant pressure torna-se extremamente complicado tirar a bola nessas situações, porque o teu adversário também está a usar uma táctica que lhe permite trocar a bola. Até te prejudicas a fazer pressão alta, porque abres mais espaço e lá vai uma bola alta para as costas da tua defesa.
Não é só no fifa que é complicado encontrar um equilíbrio entre pressionar alto e manter os espaços na defesa controlados, o futebol é mesmo assim, mas quando se está a perder e não se tem mentalidade perdedora, é isso mesmo que tem que acontecer, temos que ir atrás do resultado, tentar ganhar o jogo, a única forma de isso acontecer é subir a equipa e não ficar lá atrás à espera do ataque do adversário para poder contra-atacar, porque é a única forma que sei de jogar, isso sim é que não faz absolutamente sentido nenhum.
(No entanto deixa-me que te diga que é bastante fácil pressionar alto e roubar a bola perto da área adversária, aliás há imensos golos assim, em que o adversário é surpreendido pela pressão rápida quando tenta sair a jogar e sofre golo. Obviamente que vai depender da qualidade e concentração do teu adversário, mas isso é como tudo! Aconselho-te alguns vídeos de tutoriais sobre como pressionar alto no fifa 22, já existem alguns interessantes).

Este ano, e bem! o fifa tenta simular precisamente a importância disso. Podia enumerar aqui vários exemplos que temos através da história do desporto, mas tu com certeza conhece-los, não te vou estar aqui a dar uma aula de história, que revolucionaram e reinventaram precisamente esses conceitos.
 
Última edição:
Então no teu ponto de vista, é tão tóxico aquele que monta o autocarro lá atrás, mesmo estando a perder, à espera que tu ataques para te contra-atacar, porque é a única forma que sabe de atacar, (claro que é mais fácil atacar contra 3 ou 4 que contra 11) como aquele que escolhe não o fazer porque está a ganhar e não tem necessidade de se desequilibrar?!

Se tu não consegues perceber a diferença entre gerir o resultado aos 80/85 minutos e gerir o resultado aos 45 minutos, não sei o que te diga.

O jogo do futebol tem vindo, com o passar dos anos, a ganhar esse lado estratégico cada vez maior com o evoluir da modalidade, por isso é que cada vez se marca menos e cada vez o golo tem uma importância maior nas partidas, porque 1 golo muda tudo o que é a história da partida. Um golo pode obrigar a mudar uma estratégia inteira que foi traçada durante semanas precisamente por isto:

FIFA é tão simulador de futebol como Ridge Racer é simulador de corridas. Se realmente fosse um simulador, certamente que não passarias 45 minutos a trocar a bola entre o GK e a defesa.
 
Se tu não consegues perceber a diferença entre gerir o resultado aos 80/85 minutos e gerir o resultado 45 minutos, não sei o que te diga.
O resultado não se gere exclusivamente consoante o relógio, gere-se quando tu achares que o deves gerir, naturalmente quando for um resultado que interessa (aliás o resultado gere-se assim que o árbitro apita para o começo da partida, mas não te quero baralhar ainda mais), seja a partir dos 10min ou dos 80min, isso não interessa. O que eu acho que estás a confundir é precisamente o conceito de "gerir o jogo", mas é difícil de explicar melhor que isto através de um forum escrito, se não consegues perceber não sei, talvez eu não esteja a explicar da melhor forma...

Tenho pena que não consigam compreender estes conceitos, é que estas mesmas confusões que se vêm por aqui às vezes, (já nem vou aos tópicos dos clubes de futebol) são as mesmas que depois se ouvem da bancada ao domingo, e como praticante da modalidade custa-me que as pessoas não se tentem instruir um pouco mais sobre estes assuntos, principalmente de um desporto que gostam tanto e vibram com ele. Eu sei que estamos a falar do fifa, mas é precisamente um simulador de futebol, e as confusões que estão a ser feitas aqui em nada tem a ver com o fifa mas sim com conceitos sobre a modalidade.
FIFA é tão simulador de futebol como Ridge Racer é simulador de corridas. Se realmente fosse um simulador, certamente que não passarias 45 minutos a trocar a bola entre o GK e a defesa.
Claro que é um simulador de futebol, agora se o consegue simular bem ou mal, mais ou menos realista, é outra conversa, não é disso que estamos a falar.
Tu não passas 45min a trocar a bola no teu meio campo defensivo ou seja onde for, se o teu adversário não quiser, ou souber.
 
Claro que existe. Qualquer pessoa que jogou FUT nos modos mais competitivos te pode dizer isso. Quando se pausa 2 e 3 vezes seguidas e sempre até terminar os 30 segundos, quando não fazes skip aos replays, quando não fazes skip às cutscenes, quando usas festejos que "picam" o adversário (tanto que alguns, como o mandar calar, foram retirados e até existe uma opção para a cutscene se focar na tua equipa), etc. Tudo isto tende a acontecer na mesma partida e faz parte da guerra mental que se vê no Rival e FUT Champs. Os modos competitivos do FIFA envolvem lidar com a habilidade e idiotice do teu adversário em quantidades iguais.
Por algum motivo por vezes para se ganhar um jogo é mais importante controlar a parte emocional do que propriamente ter kit de unhas.

Fora toda esta conversa e dos jogos que vou jogando online (o fifa neste momento para mim está morto) a comunidade fifa é a mais tóxica que joguei......começando logo por alguns que fazem deste jogo o seu ganha pão.

Sobre o controlar o jogo, percebo a frustração do @Daimon , mas comparo isto a ser camper num FPS.

A maior parte do pessoal critica os campers, mas é uma forma tão legitima de jogar como outra qq. Nem todos têm os mesmos skills e cada um utiliza as armas que tem da melhor forma para obter os melhores resultados. Por vezes até se fala dos campers como se fossem cheaters. Mas é engraçado ver essa malta que critica os campers irem para as streams dos outros ou estarem no gulag a dizer onde está o inimigo para ganharem....

Num jogo de futebol é o mesmo.....se eu jogar contra um gajo que é muito melhor que eu, se conseguir marcar primeiro e para conseguir ganhar tenho de colocar um porta aviões na defesa.....vou fazê-lo.....não sou tóxico nem vou "gozar", mas sabendo que o adversário é melhor que eu....tenho de me defender.
 
Claro que é um simulador de futebol, agora se o consegue simular bem ou mal, mais ou menos realista, é outra conversa, não é disso que estamos a falar.

FIFA é um jogo de futebol. Não é um simulador. Se tivesse esse objectivo, metade das coisas idióticas não aconteceriam.

Sobre o controlar o jogo, percebo a frustração do @Daimon , mas comparo isto a ser camper num FPS.

Eu ainda não apanhei ninguém a fazer isto, felizmente. O meu comentário está relacionado com a mentalidade de aos 45 minutos já se andar a "gerir" jogo e ainda se falar disso de forma orgulhosa, sem sequer perceberem que fazem parte do problema. Percebo quando se começa a passar a bola entre o GK e a defesa aos 85 minutos, porque também faço isso quando vejo o jogo a pender para o adversário. Afinal de contas, estamos a falar de FIFA e golos em tempo de desconto é quase uma certeza. Mas a partir dos 45 minutos? Andar uma parte inteira a fazer isto? Não. Acho honestamente que quem faz isso deveria repensar no porquê de andar a jogar FIFA, porque não é certamente por gostar de futebol.

A maior parte do pessoal critica os campers, mas é uma forma tão legitima de jogar como outra qq.

Concordo, é legítima. No entanto, não impede que seja criticada.
 
Eu só costumo andar a trocar cá atrás a bola a partir dos 85min +/- e se estiver a ganhar apenas por diferença de 1, contudo se vir que é alguém português não o faço. Se a diferença de golos for de 2 continuo a jogar normal a não ser que marquem um.
 
FIFA é um jogo de futebol. Não é um simulador. Se tivesse esse objectivo, metade das coisas idióticas não aconteceriam.



Eu ainda não apanhei ninguém a fazer isto, felizmente. O meu comentário está relacionado com a mentalidade de aos 45 minutos já se andar a "gerir" jogo e ainda se falar disso de forma orgulhosa, sem sequer perceberem que fazem parte do problema. Percebo quando se começa a passar a bola entre o GK e a defesa aos 85 minutos, porque também faço isso quando vejo o jogo a pender para o adversário. Afinal de contas, estamos a falar de FIFA e golos em tempo de desconto é quase uma certeza. Mas a partir dos 45 minutos? Andar uma parte inteira a fazer isto? Não. Acho honestamente que quem faz isso deveria repensar no porquê de andar a jogar FIFA, porque não é certamente por gostar de futebol.
Não vale a pena, se não conseguiste entender até aqui que estás completamente errado com tudo o que já te expliquei e os argumentos que fundamentei, já não vais conseguir entender, paciência, tentei...

Ás vezes parece que só lêm o que lhes interessa, não entendo.
Tu só trocas a bola onde o espaço existe, se o adversário estiver a jogar com 4 na frente, tu não consegues trocar a bola na defesa, não entendes isto? És obrigado a subir com bola e jogar no meio campo ofensivo. Só jogas com bola onde o adversário te deixa, onde tens superioridade numérica! Cabe a quem está a perder assumir as despesas do jogo, subir e pressionar, não é a quem tem o resultado a seu favor que cabe desposicionar-se e desequilibrar-se. Simplesmente não tem necessidade disso.

Em relação a gostar ou não de futebol por causa de uma estratégia qualquer no fifa, nem vale a pena comentar, esse argumento é só ridículo. Faço do futebol o meu ganha pão e gosto muito da modalidade, há muitos anos, tanto gosto que estou aqui num forum com muita paciência a tentar explicar-te conceitos básicos, aprendes no nível 1 é certo, mas nem precisas assim de tanto conhecimento porque acaba por ser senso comum depois de explicado por A mais B.
 
Última edição:
Back
Topo