FIFA OU PES? Eis a questão

Vais comprar o Fifa ou o PES?

  • Vou comprar o Fifa 2009!

    Votes: 179 60,7%
  • Vou comprar o PES 2009!

    Votes: 116 39,3%

  • Total voters
    295
  • Votação encerrada .
Votei Fifa pois já o tenho :D
O Pes desiludiu me muito este ano... Mal testei a demo do pes fui comprar o fifa...eu que ja odiava fifa, voltei a gostar! Mudou completamente
 
ya respondeste, mas no 10vs10 é dez jogadores contra outros 10 mas joga se bem ou tem algum lag? e tem bastantes portugueses a jogar no online?

De vez em quando da uma tremidinha, mas nada de por ai alem, ate me admirei de estar tao bom, sem muito lag! Ao menos na minha net, que tenho sinal bem fraco, para uma net boa, deve ser normalissim!

E sim tem bastantes portugueses, vais ao meu pais, tem sempre la uns 4 ou 5, durante o dia todo (pessoal sempre diferente).... A noite enche mais , e muitos poucos devem de ir para la por isso, deve ter muitos !
 
Eu tenho Meo e nem um lag até agora seja em single ou 10vs10... E sim encontra-se tugas claro...Assumindo que os PT são portugueses já vi alguns. :)
 
Bolas, quantas polls há sobre isto?
Estragam-me as contas todas.

Se não se importam, e só por uma questão de ter a minha opinião exposta na sala de Playstation, até porque foi a plataforma envolvida, vou fazer um copy and paste de tudo o que disse na sala Geral.

-----------------------------------------

Tenho que ceder ao FIFA.
O 09 está bom, muito bom mesmo.

No Sábado fui com um amigo a Braga e ele comprou o FIFA 09 para estrear a sua PS3, (tambem tem uma X360 mas está para RMA com RROD).
Fomos para casa dele e ligámos a PS3 a um brutal plasma de 50" que ele trouxe de Inglaterra á uns anos.
Resultado, ligámos a mais alguns amigos e foi paródia até ás 2 da manhã (fizemos nós o jantar, tortellini tricolore com natas, frango, e cogumelos anões............ficou um mimo.....temos futuro na restauração :-D ).

De volta ao FIFA.

Os dois principais problemas que ainda me faziam resistir ao jogo da EA foram resolvidos, nomeadamente a reacção dos jogadores aos inputs do comando (no 08 e (creio) em todos os outros Fifas atrás dele, eram verdadeiras lesmas que só se lembravam de reagir um quarto de hora depois de carregar-mos nos botões (para quem está muitissimo mais habituado á reacção quase instantanea dos PES como eu, isto era profundamente irritante)).
A reacção agora é muito mais rápida, quase imediata, só está limitada pela sincronização entre a animação do jogador e o toque na bola, o que permite uma reacção muito natural, quer isto dizer que a rapidez com que os jogadores reagem está dependente da posição do jogador em relação á bola.
Em poucas palavras, um jogador, por exemplo um defesa forte e pesado, tipo o Luisão, vai reagir mais lentamente ao fazer o passe (a menos que pressionado, o que neste caso desenmerda-se mais depressa), enquanto que com uma "pulga electrica" tipo o Cristiano Ronaldo, os passes sucedem-se de forma bem mais rápida.

O segundo problema resolvido é ainda mais importante.
A configuração dos botões é agora total!
Nunca, mas nunca mesmo, mas é que nem por um ca*****, nunca fui á bola com a configuração de botões dos FIFA.
Era estupida, desnessesáriamente complexa e nada intuitiva.
E se não mexermos em nada...ainda é!!! Só que pelo menos agora temos total liberdade para associar qualquer acção, tanto de ataque como de defesa, a qualquer botão.
Trocando isto por míudos, o que eu fiz é precisamente aquilo que já estão a imaginar, fiz no 09 exactamente o mesmo esquema de botões e acções que sempre usei nos PES.
Ficou tipo...Super Bock sem alcool...perfeito! :002:



Pontos negativos?
Tambem os tem, mas não são sufecientes para estragar a experiência.

Vamos a ver.

1 - Não podemos usar o analógico e o D-pad ao mesmo tempo para mover os jogadores.
O movimento tem de ficar associado a um ou o outro, porque naquele que não escolherem irão ficar as opções tacticas.
Isto só chateia um bocado ao jogar com amigos e uns preferirem usar o D-pad em vez do analog.
Nessa altura vão ter mesmo de ir ás opções dos comandos e mudar a opção resppectiva para as acções desejadas, mas podem poupar tempo ao fazerem perfis para esse efeito e guardarem-nos, aí basta mudar o perfil á imagem de cada jogador.

2 - O adiantamento da bola não funciona tão bem quanto seria desejável.
A acção usa uma barra de força para medir a distância do adiantamento.
Isto não é prático nem intuitivo, já para não dizer que quebra a fluidez de algumas jogadas.
É frequente fazer um mau adiantamento por causa disto porque a bola pode nem ir parar a ninguem se não pressionarmos tempo sufeciente (para a força total é preciso 1 segundo...é demais).
Neste ponto, meus caros, não há pai para o PES.
No PES, para os adiantamentos a jogadores próximos basta dar um toque rápido no botão, e para jogadores ao longe (mas enquadrados), basta um toque ligeiramente mais longo, e é tudo, nada de confusões nem barras de força. E mais, se não houver jogadores próximos, a acção fica em contexto e faz logo o passe mais longo.
A EA devia, ou ter aplicado um esquema igual ao do PES, ou então a barra de força tem de aumentar mais rápidamente.
É um ponto a tratar sem demora, não estraga o jogo, mas borra a pintura.
Espero que isto possa ser resolvido com um update.

3 - Cabeçadas em mergulho de trás para a frente.
Aconteceu-me três vezes ante-ontem.
Por vezes para cabeçear um centro, os jogadores lançam-se em mergulho, mas rebatem a bola de forma estranha, com a bola a seguir uma direcção pouco natural em relação ao movimento do corpo.
É raro acontecer, e só observei isto em cabeçadas em mergulho quando os jogadores estão posições muito especificas, mas está lá e devia ser revisto.


De momento é tudo o que pude observar.



Sinto-me algo desconfortável em eleger o FIFA como o melhor.
O ultimo FIFA do qual fui dono foi o 94 para a Mega Drive, e os ultimos que joguei foram o 08, e antes o 05, os restantes apenas vi a jogar.
O PES ganhou um lugar por demais evidente nas minhas escolhas, mas a culpa era exclusivamente da EA, eu queria um jogo de futebol, e eles davam-me sempre o Circo Chen com uma bola de futebol metida á força lá no meio.
O PES tinha sempre a melhor interpretação do que era um jogo de futebol, e isto manteve-se inalterado ano após ano até ao PES 2008.
Não me interessavam as licenças, não me interessavam as musiquinhas da moda, não me interessava quem tinha o aspecto gráfico mais polido, nem o publico, nem os comentários, nem a interface, interessava-me apenas aquilo que se passava entre as quatro linhas, e os PES sempre dominaram neste aspecto até ao 2008.

Resisti á tentação de comprar o FIFA 08, porque alem de ainda não estar no ponto para os meus gostos, estava com a profunda convicção que a Konami tinha aprendido a lição com a borrada que fizeram, e que o 2009 seria glorioso, um verdadeiro hino á evolução do franchise.
Enganei-me.
Os cordões da bolsa da Konami mantiveram-se bem fechados, o investimento no 2009 foi minimo (Não é a liga dos campeões que me vai fazer saltar de alegria, preferia ter a Liga Portuguesa). O 2009 não aparenta ser mais do que cinco capas de cera em cima do que o 2008 devia ter sido.
Não chega, Konami, não chega mesmo.

Pela primeira vez em 15 anos vou comprar um FIFA.........é digno de nota.
Os pontos que antes não me interessavam, continuam a não fazer grande diferença, mas agora que o FIFA virou finalmente um simulador de futebol, esses pontos tornaram-se agora em cerejas no topo do bolo.......umas atrás das outras.

A Konami não tem ninguem a culpar a não ser a si mesma.

Cheers.
 
Resev. mais uma vez refiro que é uma excelente análise.

Enquanto não sair a demo do PES não vou escolher, pois eu não escolho por nomes, mas sim pela qualidade de cada um deles.
Quando tiver oportunidade de testar o PES, decido.


Após testar ambos os demos com bastante calma, cheguei à conclusão que é altura de mudar e por isso vou comprar o FIFA 09.
 
boas,

epa ja xprimentei as 2 demos (PS3)....e sincerament....tava a espera de mt mais do PES 09, axo k a jogabilidade do PES 06 é mt superior! para alem de mts movimentaçoes dos jogadores k ficam akém das espectativas....ainda parecem robôs a correr....mt irrealista....o fifa tem 1 jogabilidade mt mais rapida em relaçao ao anterior, para alem de 1 grafismo renovado...msm 5*, uma interactividade exelent com o utilizador e a nova opçao do "adidas live season" de certeza k vai dar k falar....resumindo acho k inda n é este ano k a Konami vai-nos surpreender.

espero k deixem tb as vossas opinioes.
 
Até agora, além de estar a gostar do FIFA09, tenho uma grande critica apontar... Então não se lembraram de fazer o jogo com todas as versões de gamepad's para PC?

Tive que andar a inventar para conseguir por a trabalhar o conversor da Speedlink para o comando da PS2. :D
 
imagem442nu3.jpg
 
Pois eu jogo PES desde sempre, o ultimo fifa que tive fou prái o 2001... Não desgostei assim tanto do PES 2008, só me chateeou o Lag no online, de resto diverti-me imenso com o jogo! Experimentei a demo do FIFA 2009 condicionado à partida pelas criticas catastrifisticas que li ao PES, e chegeui a pensar que mal metesse as mãos no FIFA nem hesitaria: seria o Fim do PES para mim... mas não! Experimentei a Demo do Fifa e não gostei, não me adapto à jogabilidade... esperei pela DEMO do PES 2009, e simplesmente gostei... não sei se por ter as expectativas demasiado baixas para um e altas para outro, a verdade é que vou continuar fiel ao PES... Gostei do 2008 e gosto muito mais do 2009.

Espero que os Super herois acabem, e que finalmente possa fazer uma carreira impressionante online com a minha equipa favorita SPORT LISBOA E BENFICA!

Escusam de me vir com histéorias de FAnBoy e afins, apenas gasto dinheiro para me divertir e assim só o PES!
 
Boas pessoal.

Depois de ter experimentado bastante as duas demos, e ao contrário do que esperava, vi-me muito indeciso. Se por um lado o FIFA09 é um jogo tecnicamente bastante evoluido e refinado, o PES09 tem o grande trunfo de ter uma jogabilidade mais acessível - não confundir com ser mais fácil de jogar. Quero dizer com isto que, na minha opinião, o PES09 é muito mais "pick-up and play" que o FIFA09. Para mim, que sou jogador de futebol casual e que nos últimos anos tenho jogado mais PES que FIFA, os primeiros jogos na demo do PES eram mais satisfatórios que na do FIFA.

Ontem à noite insisti na demo do FIFA, as coisas começaram a sair e gostei muito. Gostei tanto que a minha indecisão terminou.

O PES, a ver pela demo, não é de todo o péssimo jogo que muitos apregoam. Continua muito divertido - que é isso que faz de um jogo ser bom - mas o que é um facto é que o FIFA evoluiu tanto nos últimos anos que os jogadores têm actualmente outras expectativas. Hoje em dia a jogabilidade do FIFA é extremamente boa e, aliado a tudo o resto - grafismo, design, física, licensas, modos de jogo, etc - faz o FIFA09 parecer ser o pacote de futebol mais consistente que existe no mercado para a "época" de 2009.

A minha escolha foi Let's FIFA09!
 
Fifa - PSM3 83%

PES 2009 - PSM3 88%


Sim, vaiam pelas reviews que terá um futuro brilhante.
Que bem me lembre o pes também tinha uma cotação ao ano passado muito boa, acho eu melhor que a do Fifa e no entanto foi o que foi.
Se teem os demos porque não comparam vocês?
Gostos não se discutem, e não será uma review a dizer que jogo e melhor e pior!
 
Sim, vaiam pelas reviews que terá um futuro brilhante.

E tu não aprendas a escrever português que também não vais lá...

Bem mas passando ao que interessa votei pes porque acho que é a jogabilidade é a que mais se adapta a mim, pois adaptei ao pes e já não consigo largar. É verdade que o online do pes 2008 era lastimável, mas vamos a ver se este ano o online é melhor!
 
como é possivel o pes09 ter tantos votos!!!?? anda tudo "cego" só pode!!!

Cada pessoa tem os seus gostos e gasta o dinheiro onde acha melhor. Mas se vires bem, os votos em FIFA são praticamente o dobro dos do PES.

Como só tenho PS2 não tive como jogar nenhuma das demos mas o FIFA foi o único que me fez arriscar e estou satisfeito. Pode até ser que o PES 2009 saia bom mas com o lançamento atrasado e um demo rasca (segundo li), vão apanhar as sobras.

Pequeno à parte, achei piada à campanha da Konami ao oferecer relógios a quem faça a reserva:lol:
 
Desde que saiu o PES, para mim foi sempre o meu jogo predilecto de futebol, acima de tudo pela jogabilidade.

No entanto, este ultimo (2008) fiquei um pouco desiludido pensei que com o 2009 redimissem! Mas apos jogar as demos do Fifa e PES, fiquei novamente desiludido pelo PES pensei que tivesse bastante melhor, apesar de gostar na mm de ter jogado. Não deixa de ser um grande jogo.

Mas quando fui jogar a demo do Fifa fiquei bastante surpreendido pela positiva, melhorou bastante. Grandes graficos, bons pormenores etc...

No entanto, o PES continua sempre com a grande vantagem na jogabilidade, apesar de nao me ter surpeendido muito acho que vou apostar no PES.
 
Back
Topo