Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

yougurt

Power Member
Acho que já cá fazia falta este tópico, mais uma vez na tentativa de ir dividindo por temas, para facilitar o acesso, procura de informação e partilha de experiencias.

Para começar , porque não algo out of the box, para partir a casa toda :), e fugindo ao típico pla, abs, petg , etc, etc

Um link para uma experiencia, que já tenho à algum tempo nos favoritos:

Que tal imprimir com nylon dos cortadores de relva? ( atenção que não tenciono experimentar, mas como experiencia achei muito interessante!!! )

HTB16Eo8HpXXXXawaXXXq6xXFXXXb.jpg


http://www.tridimake.com/2013/04/3D-printing-with-cheap-trimmer-line.html

E pronto, está a inauguração feita, toca a discutir e partilhar :)
 
Última edição:

ajmartins

Power Member
Ora bem.. lá fui eu hoje á drogaria aqui perto de casa procurar fio para roçadora, encontrei um que custou 2,98€ da marca SADY, tem 15 metros.

Os resultados foram muito melhores que o que imaginava, e isto com parâmetros atirados meios á sorte, fui apenas gerindo a temperatura durante a impressão, comecei com 230º terminei com 220º, mas para uma melhor adesão entre camadas, deveria ter mantido os 230º.

E como nada melhor que imagens aqui fica o 1º teste.

7tawWdM.jpg

VsiDj3o.jpg

7tawWdM
 

ajmartins

Power Member
Acredita :P

Numa de desenrascar alguma peça, dá sempre muito jeito, e para engrenagens e peças mecânicas Nylon é muito bom. O barco facilmente parti a "chaminé", mas porque ficou mal fundidas as layers, mas a restante parte não consigo partir á mão. Em breve vou buscar outras marcas e cores e vou dando novidades.
 

Fifas

Power Member
Pronto... Já tou com vontade de passar na drogaria quando sair do trabalho :D

Isso para mim é excelente! Dava-me jeito um material mais resistente para algumas peças mais técnicas, apesar de simples. Se calhar vou mesmo comprar e faço a experiência!
 

Fifas

Power Member
Bem... Fui à caça ao meio da tralha de jardinagem que o meu pai tinha lá por casa e encontrei isto...

IMG_20170504_183847_zps064wy4ww.jpg


Já foste :D
 

Fifas

Power Member
Primeira aventura nao correu muito bem, mas penso que por culpa minha. Dei um saltinho à impressora agora à noite porque estava extremamente curioso em relação a isto. Mas acho que ficou algum clog a retirar o PLA, e nao consigo empurrar o "corta relvas" :D

Mas, tenho uma viagem a preparar e nao posso perder muito tempo a desmontar aquilo, vai ter de esperar ate a proxima semana :(
 

Filipe campos

Power Member
comprei 2 rolos de petg da reprap.pt, mas ainda não experimentei.
eles indicaram para imprimir a 230ºC e cama a 70ºC, 0.2mm

Alguem já usou esta marça? a fan pode estar ligada? devo usar 230 ou mais? o objectivo é obter a maior resistencia possivel.
 
Última edição:

yougurt

Power Member
@Filipe campos , olha aqui.
[Projecto] Impressora 3D RepRap Prusa

Esta foi a minha primeira peça nesse material.Fiz também os apoios Z da voron com estes settings, sem espinhas! Mas...Surgiu esta peça , que como podes ver, tem muitos travel moves.

p5BAk45.jpg

(Depois do tutorial do @JPulido , até tenho vergonha desta pic... só sombras)

Para não ficar carregado de stringuing nos orificios , tive de aumentar e muito o retract! Até fiquei surpreendido. Se nao estou em erro, quadrupliquei o valor inicial. ( atenção, estou direct) Os valores para pla não chegam em pecas mais complexas, ao contrario do que disse no meu post inicial.

Resumindo , faço a 230°( nao subo mais pq tenho garganta com ptfe), cama com laca a 70, e as pecas que ja fiz para impressora, usei infill 40% e acho bem resistentes! Tenho usado fan a 60% a partir da 3 layer.
 
Última edição:

Filipe campos

Power Member
acabei de imprimir uma peça para testar o petg. A peça é um rectangular de 10mm x 10 mm e 50 mm de altura. usando o simply3d comecei a imprimir a temperatura de 230, aos 12mm adicionei 5ºC e continuei assim até chegar na ultima camada aos 245ºC

imprimi sem infill, com 4 camadas, fan 25% e 40mm/s, cama 80ºC

resultados:
-a impressão ficou bastante boa, sem problemas em colar a cama e depois a descolar
-camada dos 230ºC consegui partir a mão, a camada de-laminou facilmente.
-camada dos 235ºC consegui partir com um alicate, a camada de-laminou também mas ja foi preciso o alicate para o conseguir.
-a partir da camada dos 240ºC até a ultima dos 245ºC não consegui partir mais nada, estrutura muito rígida.

Estou agora a imprimir uma peça para uma prusa a temperatura de 240, 0.2mm, infill 50%, 4 camadas.

edição:
Tive alguns ligeiro problemas com as retrações, uso um direct e mudei os valores de 0.8mm para 2mm. o problema tem a ver com pequeno bocado de plástico que saíram durante as retrações e se colaram onde não devia.

Ja imprimir uma peça final a 240C e a rigidez daquilo é muito superior a do pla, é um filamento mesmo muito bom para peças mecânicas.
 
Última edição:
Topo