Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

Sou novo nesse mundo das impressões 3D... Sabem me dizer se os filamentos da BQ são bons para se afinar uma nova impressora? Como não percebo nada disso, sei que vou mandar muito filamento ao lixo até conseguir afinar a impressora minimamente bem e ter resultados satisfatórios...

Na minha área de residencial é difícil (penso eu) encontrar lojas que vendem esse tipo de material, estou pensar ir a W.... comprar um rolo de Pla preto da BQ.

Já agora, conhecem na região de Abrantes alguma loja que venda esse tipo de material sem ser a W?

Boas! Transcrevo a tua citação pois entrei neste mundo do 3D e não sei que filamentos comprar pois já gastei os250 gramas que vinha com a impressora e preciso comprar filamentos e vi esses da BQ e são mais baratos agora falta saber se são bons. Obrigado
 
Eu uma coisa é certa: filamento PM, nunca mais >(>( Dos quatro rolos que comprei, todos vinham mal enrolados e com nós, causando-me n impressões falhadas.... :grumpy::grumpy:
 
é estranho isso!!! Filament PM é o meu filamento de eleição e nunca tive problemas com ele.... chegaste a falar com o Jorge sobre os rolos? senão o fizeste deverias ter feito..... ele é um tipo 5*****
 
Ainda tenho os rolos..ainda não acabei com eles...

Poderia falar com ele, mas para quê? Ele não tem nenhuma culpa disto e não lhe quero estar a imputar nada, nem nenhum prejuízo.

Além disso, não sou da zona do Porto. Comprei-os na altura, porque estava de passagem.
 
Eu continuo a preferir o filamento feito pela reprap.pt.
Mas se conseguires BQ a 15€...

Há várias referências da BQ. Tem a ver apenas com as cores ou há diferentes qualidades? Por exemplo este, está muito mais barato (abaixo de 15€/1 kg) e nem é nenhuma cor esquisita nem nada.

Este supostamente é a "nova versão" do filamento que meti no parágrafo acima.
 
sou franco.... depois de algumas dezenas largas de rolos abertos e usados, sinto-me mais inclinado para que sejam os users a perder a ponta ao filamento no rolo, ou ao montar na impressora ou ao colocar no suporte do que virem mal enrolados de fabrica. ( pode acontecer , mas acho a probabilidade tao baixa , pelo menos a avaliar pelo meu proprio consumo de rolos).

falhas no calibre, sim, ja me aconteceu. nunca tive problemas na troca nestes casos.... bastava passar o dedo pelo filamento que era logo obvio. agora os “embrulhos”.... ou eu tenho muita sorte ou entao outros tem muito azar.

vejam umas pics de como se faz o processo de fabrico. aquilo é um esparguete continuo a ser enrolado num rolo, que por sua vez estara fixo na outra ponta! a nao ser que caia ao chao durante o enrolamento, nao vejo como possa fazer nós ou torcer.Tambem pode ser o enrolamento a ser manual e o operador ande a fazer malabarismos com o mesmo. mas com o volume de vendas da filamentum, nao vejo como possam embrulhar a mão.

o melhor mesmo é imprimir uma peça para prender a pontinha do filamento ao rolo, quando é guardado, e assim nao ficam duvidas.
 
A semana passada chegou me a Anycubic I3 Mega com um filamento em excelentes condições ! Até ao momento ainda nao perdi uma impressao.
Antes de comprar a impressora, tinha comprado uma um filamento na RepRap do Cacem e apesar de ainda nao o ter testado posso ja dizer que nao vem tao bem embalado . O Anycubic vinha super bem selado, o RepRap vem bom mas nao tao bom.... vamos lá ver os resultados.
Alguem sabe quem fabrica os filamentos da Anycubic ? O preço deles no Ebay é igual ou praticamente os mesmo dos RepRap
 
Valorizo pouco se o embalamento leva calor após o fecho do saco ou não! nao vai afectar o filamento enquanto o mesmo estiver selado e a minha experiencia diz me que vais ficar satisfeito com o filamento Rep.
alias, ja me aconteceu o inverso.... o embalamento a quente foi tao eficaz que abriu pelas juntas.... isto tudo tem lados positivos e outros menos positivos.

Tal como valorizo pouco se o filamento foi enrolado com sensor ( como os da BQ next gen) ou não.
Visualmente looks cool, é uma maravilha olhar para estes rolos da bq com enrolamento ao mm, mas depois nas impressões, pouco ou nenhum efeito tem! a discusão que por vezes surge sobre este aspecto da qualidade do “ enrolamento” ja parece transtorno obcessivo compulsivo....

importante mesmo são as caracteriaticas higroscopicas do filamento ( o absorver humidade - que faz o filamento inchar , entre outras coisas ) ou pelo contrario, se o mesmo fica quebradiço com facilidade por falta de elasticidade... recordo os filamentos da e-sun, que bastava uma noite dentro do tubo de bowden, para ficar tipo batata frita, quebradico ao toque.
e obviamente, a qualidade de impressão! por alguma razao temos filamentos premium e depois filamentos low cost!

ou seja, hà que ir experimentando, avaliando os resultados da impressão, mas depois fazer uma coisa que ainda ninguem falou , mas facilita muito a vida a quem imprime. O fidelizar a uma marca poupa muito trabalhinho, porque à partidade consegue-se trabalhar com varias cores, ou mesmo mantendo a cor, usar varios batches de produção com um trabalho de calibracao minimo entre rolos.



a questao dos precos que referes, no ebay, isso é sem portes, right?
Felizmente em PT o filamento tem um preço excelente!
 
Bom dia pessoal !
Vou fazer uma encomenda na filament2print, se quiserem aproveitar e fazer uma compra junta digam, eu consigo 23% de desconto na encomenda, alguma coisa falem comigo em privado.
 
Back
Topo