1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

Discussão em 'Impressão 3D' iniciada por yougurt, 2 de Maio de 2017. (Respostas: 212; Visualizações: 12093)

1. PADEIRA

PADEIRA Power Member

eu por exemplo sou um felizardo por viver ligeiramente perto do barandela e não troco embora tenha BQ que me são oferecidos a troca de impressões que faço para o meu irmão...nunca tive problemas com filament PM e com BQ ja tive....e qualquer coisa que surja o jorge está sempre disponivel e isso vale dinheiro claro! Agora quando falas que em PT temos bons preços eu sinceramente não acho em comparação a vizinha espanha por ex... ainda a dias num grupo que estou de impressoes 3d estavam uns alemaes a falar que compravam filamento a 12€ e lembra te que eles tem um poder de compra maior que o nosso.....

2. yougurt

yougurt Power Member

12 euros nunca apanhei ca , mas a 14 sim! o prob é que com os portes ,era preciso comprar alguns rolos para valer ainda mais a pena.... de qq forma 19 euros preco medio ao balcao por kg de filamento nao premium, nao me parece nada mau.... o nosso prob é mesmo o valor dos ordenados, nao o preco das coisas ;(

3. riefs

riefs Power Member

Hoje pela primeira vez tive problemas com um rolo, que estava entrelaçado. Por curiosidade, foi um filamento pla de 1kg da filament pm comprado no barandela. É impossível ter sido eu a causar o entrelace porque o filamento está desde que foi aberto no suporte, e esteve sempre ligado à impressora.
    Por sorte não deu um prejuízo grande, pois as peças que estava a imprimir não eram muito grandes, e da forma que ficaram até dão para aproveitar.
    Este é o segundo rolo que uso desta marca. (O primeiro foi um de 500g imitação de pedra). E como já li aqui relatos de problemas idênticos não sei se volto a arriscar comprar desta marca, até porque tenho estado satisfeito com os filamentos da reprap.

4. Lost_

Lost_ Power Member

Eu estou a “derreter” filamentos da PM e até agora sem problema! O filamento parece me bastante bom.
    Já o RepRap, comprei um TPU e só posso dizer mal ... enfim
    Não digo que não torno a comprar mas não tiveram muito bem como profissionais.

5. PADEIRA

PADEIRA Power Member

Parece uma campanha contra os filamentos PM ahahah
    Eu provavelmente sou dos que mais derrete filamentos PM daqui do forum e sou o unico com zero problemas?

6. yougurt

yougurt Power Member

epah.... por alguma razao os americanos têm o ditado : “shit happens”....
    pode acontecer, nao digo que nao, mas estou como tu.... rolos e rolos e nao me acontece!
    so tenho pena de nao ter esta sorte ao jogo....

7. riefs

riefs Power Member

Não tenho nada contra a marca, e até estou satisfeito com a qualidade do filamento, e provavelmente tive azar com este rolo em específico.
    Estou para receber uma encomenda de pla bq, e vou experimentar, consegui numa promoção pagar menos de 15€ por kg, se ficar satisfeito com a qualidade devo manter-me na marca, porque saí bem mais em conta.

8. Rafx

Rafx Power Member

Boas
    É um pouco offtopic, mas o pessoal mais activo anda por aqui..
    Que impressoras 3d usa o pessoal por aqui? @riefs @PADEIRA @yougurt @Lost_ ? Estão satisfeitos e/ou tiveram de fazer mod's nas impressoras para chegar a nível de qualidade decente?

Estou a pensar comprar uma Prusa mk3s. Alguém já trabalhou com uma prusa original? Será que a diferença nota-se realmente?
    Há as mais baratas, mas para ter todas as funcionalidades e/ou melhorar o nível de qualidade de impressão, também se gasta mais um bocado (incluindo bastante tempo) e mesmo assim é capaz de não chegar perto do que faz a Prusa..

Obrigado

Última edição: 14 de Março de 2019
  9. PADEIRA

PADEIRA Power Member

eu tenho uma Anet A8 modificada para estrutura de alumínio e estou super contente com os resultados que tenho.... se vais iniciar no mundo 3D acho demais comprar uma prusa mk3s ate podes vir a não gostar deste mundo e tens um investimento elevado....

10. riefs

riefs Power Member

@Rafx Eu tenho uma tevo tarantula, e estou satisfeito, mas já lhe fiz alguns upgrades e melhorias. Quando comprei a impressora foi numa daquelas compras por impulso, eu tinha interesse na tecnologia, mão não sabia quase nada deste mundo, o facto de ter comprado uma impressora em kit fez-me aprender coisas que nunca teria aprendido com uma impressora de um nível superior.
    De resto concordo com o @PADEIRA é um risco comprar uma impressora cara para iniciar neste mundo, e hoje em dia já há impressoras que vem mais de 80% montadas e com a estrutura toda metálica a preços acessíveis, que para iniciar parecem-me boas opções.

11. yougurt

yougurt Power Member

@Rafx , da minha parte montei inicialmente um clone da hephestos em modo DIY ( para poupar $$$ ) e mais tarde uma Voron 1.55 ( adaptada para extrusao 3030 por um querido amigo maker! )

Pessoalmente continuo a achar que a melhor forma de entrar a fundo na area, poupando uns cobres valentes é mesmo construir uma de raiz, em casa , fazendo sourcing de muitos componentes via china e outros no comercio local. isto obriga a enfrentar todas as facetas do 3d printing e lentamente vamos ficamdo mais confortaveis com as mesmas, porque o ritmo de uma build destas é completamente distinta das builds de um kit, que habitualmente esta pronto a imprimir num dia ou dois. mas muittas vezes o que se passa é que a maquina esta pronta, mas o operador nao adquiriu ainda o know how....

Mas nada que com tempo, alguma dedicacao , mas principalmente auto - estudo, repito auto-estudo chega-se lá .

refiro o auto-estudo, porque nao imaginas as vezes que me chegam questoes, em que se percebe que nem uma simples pesquisa no google foi feita.

adicionalmente, tenho ficado cada vez mais convencido do upgrade anet 3030. vejo boas prints nesta maquina em malta com menos experiencia, o conjunto sai razoavelmente barato, as tantas se fosse ter uma 1 maquina escolheria este kit de upgrade mas ja para cama 30x30 ou pelo menos 20x30, que é algo que vejo que a malta sente falta no kit base.... maior area de impressao. mas tb ja existem kits a contemplar estas dimensoes.

ao mesmo tempo, para areas 30x30 uma parte de mim sente que um modelo corexy é mais adequado....

ou seja, muito por onde decidir.

quanto à mk3 prusa.... adoro a machine, tivesse €€ para queimar tinha uma so porque sim! é daquelas machines que me “excita” ! contudo as minhas por uma fracao do preço portam-se tao bem ou melhor , excepcao feita aos upgrades electronicos/firmware da prusa... mas quando se olha para pecas impressas nas minhas o resultado é o mesmo....

mas que lhe tenho um love Geek, tipo fanboy, admito que sim!

12. Rafx

Rafx Power Member

Boas
    Obrigado pelas opiniões.

A questão é que eu até gosto diy, mas algo mais complexo que montar kit's já começa a ser um pouco de mais, além de que se envolver mexer em electrónicas/programação/firmware não percebo grande coisa.
    A ideia era algo que imprimisse com boa qualidade e sem necessidade de andar a mexer muito na impressora para ter essa qualidade.

Como o tempo também não estica, prefiro dedicar-me mais a modelar coisas 3d e ter a impressora a imprimir o que eu fizer - e uma ou outra coisa do Star Wars :D - do que propriamente andar de volta da impressora para ter qualidade de impressão decente.
    Ter coisas como auto-nivelamento era daquelas coisas que também ajuda a perder menos tempo (a afinar a impressão) e poder dedicar mais à modelação-impressão em si, penso eu.

Ter uns 30x30x25cm em Z, pelo menos, era bem melhor que o que permite a Prusa e derivadas. Dá margem de manobra maior, nem que seja para poupar o trabalho de dividir/colar algumas peças depois de impressas.
    O receio é que para o conseguir depois as impressões no global sejam piores, e aí serão todas, e peças de grande volume não são assim tantas que se faz.

Tenho que investigar e pensar um bocado.

Última edição: 15 de Março de 2019 às 18:43
  13. Djizasse

Djizasse Power Member

Prusa MK2/MK3. Tenho uma MK2 e recomendo para quem não quer perder muito tempo com afinações.
    Ainda não troquei por uma MK3 porque ainda não senti a necessidade.

O volume não ser os 30x30 é um pouco chato, mas por outro lado, as peças starwars que se imprimem, vêm sempre todas divididas por várias peças mais pequenas ;)
    Os capacetes que já imprimi foram assim e se tivesse uma 30x30 também os imprimiria às peças. Só de pensar na quantidade de suporte que teria de gastar...

Partilhar esta Página