Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

Um bocado mais informação sobre os filamento PETG da raprep.pt e que te deve interessar @yougurt.

Comprei 2 rolos PETG: um cor neutro, isso é 100% petg e outro rolo de cor preto fumado (petg com aditivos para dar a cor).
O pessoal da reprap disse-me que o rolo do preto fumado era o ultimo e notei que é de marca diferente, o rolo por exemplo é de formato diferente do de cor neutra.

No petg de cor fumado só tive uma boa resistência a partir dos 240ºC enquanto no de cor neutra obtive logo a partir dos 230ºC. Fiz o mesmo teste de imprimir o rectangular a temperaturas diferentes. na impressão com o de cor neutra não consegui partir nada, nem usado um alicate.

O rolo de cor neutro acho que obtive uma maior resistência. De qualquer forma ambos obtive excelentes resultado, é um excelente filamento para montar uma impressora ou drone.
Obtive bons resultados a imprimir a 0,2 e 0,25mm, pelo que li na net é um filamento que não permite imprimir a resoluções muito alto tipo 0.1mm. Tambem tive de aumentar as retrações para mais do dobro e imprimir um bocado mais lento: 45mm/s

Comprei os rolos a 25€ o kilo e tive de pagar 5€ de custo de transporte, não fica barato mas é sem duvida muito melhor que o pla ou mesmo abs para peça mecânicas.
 
Última edição:
Esta discussão é uma aprendizagem do princípio ao fim.

Já agora precisa da vossa opinião. Como sabem estou em fase final da construção da minha Prusa i3 Hephestos.

A questão é, qual a "melhor" cor para calibrar a impressora?

Calculo que me digam que uma qualquer, mas sei que há cores que se notam mais as imperfeições que outras... Se não me engano é o preto.
Confirmam?

Obrigado.
 
WOW!
Efectivamente a BQ começa a surpreender-me, mas não pelas melhores razões, ao contrario da opinião que tinha no passado. Para além de uma politica de devoluções muito estranha, por algumas historias que conheço pessoalmente, recentemente ofereceram-me um rolo de transparente, e tenho de admitir que, como já aqui tinham relatado, a forma como o filamento vem enrolado é no minimo estranha. Não veio com "nós", mas a forma com está , parece que foi torcido e enrolado a mao no primeiro terço do rolo!

Bom, de qq forma, qual não é o meu espanto quando hoje vejo esta pic no reedit:

iys6s3iti31z.jpg

Esta até doeu, de acordo com o relato, era uma print de 8 horas, quase a acabar que ficou cheia de underextrusion na parte final. O rolo que se vê ao fundo estará todo assim...
 
A duvida @yougurt que tenho é, de onde veio esse rolo?onde foi comprado?(Todos os rolos que comprei na pccomp vieram bem e sem qualquer problema, 2 que comprei em portugal numa loja, vieram enrolados como se fosse à mão...reside a duvida...
 
Estou a pensar comprar um daqueles filamentos mais "exóticos", estou inclinado para o Toms3D "Infinity Blue" ou o Fillamentum "Vertigo Galaxy". Um a 17€, outro a 26€, e depois a cena chata do portes(é o que faz viver longe das grandes cidades).

Alguma opinião sobre outros a ter em conta do género?
 
Exóticos só tenho experimentado da Colorfabb, mas só compensa se mandares vir pelo menos 4 rolos (ou alguém para dividir a encomenda/portes). Experimentei:
- nGen Flex - semi-flexível e bem resistente. Imprimi uns orings que por mais que tente, não os consigo rebentar. Brutal.
- Woodfill - não deixa pó, ao contrário do da BQ, que segundo 3 amigos meus lhes sujou a impressora com pó da madeira)
- Brassfill que é ótimo para depois dares um polimento num rock-tumbler (que é um projecto porreiro para fazeres)
São todos muito fáceis de imprimir.

Aqui de PT (tudo vindo da reprap.pt) só experimentei o nylon da Filkemp, que tem a particularidade de se imprimir a uma temperatura bem mais baixa, como se fosse um PLA. O acabamento nem parece que foi impresso e fica com uma elasticidade/resistência muito boas.
Também tenho aqui um rolo de Vertigo Grey para abrir :D Ainda não tive tempo para o por a uso. Também estive indeciso entre este e o Galaxy.

Outros a ter em conta, ou pelo menos que eu tenho em lista de espera para comprar são:
- filaflex
- glow in the dark
- cortiça, bamboo
- carbono
- aqueles que mudam de côr ao longo do filamento
- os que mudam de côr por temperatura
 
Bom... Não resisto....filamentos exóticos:
Filamento aromático made in PT ( um amigo chamou-me a atenção para esta novidade ;) )

( este deixou-me surpreendido.... mas com o natal à porta era giro para fazer umas prendinhas às avós)

@Djizasse , boas experiencias que aí tens!

Filamentos Premium , só experimentei formfutura Pla e vale o preço mais alto. O acabamento é superior, e parece que as layers se fundem de outra forma.
 
Última edição:
@yougurt, esse aromático não conhecia :) Tenho de mandar vir isso. Mas a reprap só tem dois cheiros que infelizmente não serão do agrado de todos. Esses 3D850 vêm todos da Nature Works e julgo que vendem as "pellets" a vários fabricantes de filamento, que depois os "extrudem" (será esta palavra?) e vendem com a sua marca. No entanto, no site da Nature Works não vejo qualquer referência a filamento com cheiro. Provavelmente está a ser adicionado pelas marcas. Encontrei uma marca espanhola, a Sakata que também tem com cheiro a baunilha. Portes de 12€ e gratuitos a partir de 80€+IVA. com cheiro a baunilha é perfeito, mas quase €30 pelo rolo e mais 12€ de portes...
Já pedi à reprap para "importarem" esse cheiro. Vamos ver se chega a tempo do Natal.


Os "Premium" realmente são diferentes, pelo menos os que experimentei. No caso da Colorfabb, até o próprio toque do filamento é diferente, parece "encerado" e é bem mais flexível. O que tenho reparado é que fazendo as torres de calibração, o sweet-spot é muito maior que nos filamentos mais baratos.


Edit: A Reprap vai ter com cheiro a baunilha e lavanda :) Chegam daqui a uma semana ou duas.
Estão a ver porque gosto da reprap? ;)
 
Última edição:
Sei que o filamento reprap é produzido "in house". Como dizes, adquirem as pellets e depois fazem a extrusao ( já vi a maquina, enorme, industrial.... o processo é muito engraçado 1 hora por rolo, quando tudo corre bem) e depois adicionam ou corantes ou outras substancias ( glitter por exemplo, para dar brilhos ) .

Esta dos aromas deve ser da mesma forma, algum concentrado que é adicionado às pellets.

Sei que o dono da loja é extrordinariamente sensivel as ideias dos clientes, por isso se lhe pedirem ele até poderia fazer alguns " compostos" mais fora do comum..... desde que as quantidades justifiquem, julgo eu.

E concordo com o @Djizasse, actualmente esta é a minha marca preferida, pela consistencia, preco, variedade.
 
Última edição:
Já abri a embalagem da Fillamentum. Variei a temperatura entre os 205 e os 225. Não notei rigorosamente nada. Bom filamento.

Scripted Vase - Stripe 1
Fillamentum Vertigo Grey

XeeZqPG_d.jpg

0VXiqSv_d.jpg
 
Fogo!!!!! O poder no glitter na mistura é fantástico e é este aspecto que distingue esta marca!
E a impressão esta TOP! Que layer usaste? ( praticamente nem se vêm)

Obrigado!
 
Foi a 0.1 com o perfil de impressão que uso para a reprap. Ainda nem fiz um perfil para a Fillamentum.

As "layers" verticais que vês, não são layers. Devem ter a ver como os comandos se repetem a cada 0.1mm (uma volta completa).
Já as estrias do interior, apesar de também serem (provavelmente) relacionadas com os comandos repetidos, são diagonais.
Provavelmente tem apenas a ver com o ângulo da luz. Vou ver melhor.
 
Agora trocaste-me todo! Não percebi.
Era mesmo um grande elogio!

É que não vejo layers absolutamente nenhumas... nada de verticais e muito menos estrias!
Pode ser da foto, no meu caso e tu estas responder-me baseado na observação a olho nú, mas melhor que isto é dificil quanto a mim.

Bem sei que fazer. 0,1 ajuda muito em termos de resolução, mas de qq forma essa maquina esta muito bem calibradinha.
 
Acabei de encomendar aromáticos da reprap: morango, lavandula (alfazema?) e baunilha.
A diferença para os rolos normais com 3D850 é apenas 3€.
Mal posso esperar para experimentar :D
 
Back
Topo