Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

@Djizasse , olha, sinto-me desiludido com o aromatico!

Quanto muito um ligeirissimo odor a morango ao imprimir, e uma coisa ainda mais ligeira na impressão, mal se dá por ele.... nesse aspecto nao cumpre as expectativas que tinha e irei dar-lhes feedback, dado que ainda nao tinham experimentado na loja.

Mas o que me chateou foi a falta de consistencia do diametro do filamento.... ( ja agora estes em particular vieram de espanha, a responsabilidade nao é da casa ) , mas com variações desde 1,68 a 1.74, acho que vou trocar....

Quanto ao odor , testei cerca de 50 gramas com temps desde os 195 aos 115°, sem notar diferencas.
Imprime bem, mas os diferentes calibres traduzem-se em umas layers mais grossas e outras mais finas ao longo da impressão.

Já mediste o diametro do teu?
 
Última edição:
Medi 1.72 nos primeiros metros. Peças normais quase nem se sente o cheiro. Peças com interior já fica com mais cheiro.
Também estava à espera de mais cheiro :\
 
Isto é normal?
IMG_1376.jpg
IMG_1377.jpg


Entre as medidas distam 40/50cm...
 
O filamento é reprap. Quando fiz a compra disseram que era o último e parecia estar mal enrolado mas tinha sido enrolado com a orientação correta e saia bem do rolo. Eu disse que se sai bem do rolo podia ficar com ele, o aspecto dele na bobine não me faz diferença.

Estas diferenças afetam as impressões?
 
E não esquecer que as peças/restos terão de ser triturados em granulado (não pode ser pó) e de preferência uniformes.
Isto não é nada que já não tenha também andado a estudar.

É necessário o dito "Filastruder", um sensor que meça à saída do "nozzle" o filamento (+- 70€), banheiras de agua para arrefecimento, sistema de limpeza dos resíduos de água, enrolador automático do filamento (bem calibrado).

É muita fruta....... só mesmo pelo gozo.
 
Exacto. Mesmo um triturador de papel que tenha capacidade para triturar restos de PLA já vai custar mais uns cobres.
Para fazer algo com qualidade é preciso investimento, tempo e condições. Quando vemos os "grandes" a fabricarem rolos e as tolerâncias por vezes não estão no ponto, imagino nós em casa.
Era uma coisa para fazer em "comunidade". Para o utilizador comum não me parece que seja economicamente lógico. Por outro lado, porque não? A maior parte de nós não estamos nisto por negócio, mas sim por hobby. É mais um "skill".

Eu por enquanto, vou guardando os restos numa caixa grande que tenho na garagem. Um dia derreto tudo para dentro de um molde. É uma das áreas que ainda não investi tempo.

Mas se queres dar uso a restos de filamento, podes comprar uma pen 3D, mesmo filamento que não esteja uniforme, não há problema em usar na pen. Também podes fazer isto:

Se tiveres paciência podes juntar restos de filamento, fazer um mix, colando umas pontas às outras:

E por isto é que eu gosto tanto de impressão 3D. Há sempre algo para aprender e experimentar :D
 
Acredita que já partilhei essa ideia com pessoal do fórum, fabricarmos o nosso próprio filamento.
Contudo é algo que requer intervenção de vários, no meu caso apenas tenho disponibilidade ao final do dia... e por vezes estou exausto!

Mas contem comigo caso achem útil a minha participação. Terão o JBLAB para testarem o que for necessário.
 
Realmente já tinha lido um pouco sobre isso e percebi que não sendo impossível também não era muito fácil...
Eu perguntei até foi mais a pensar em lojas, aceitarem estes restos para eles próprios depois fazerem novo filamento.
 
Não aceitam porque é necessário ter a matéria prima em granulado.
Acredita que o processo de fabrico tem muito que se diga e no processo comercial estar a aproveitar restos.... era má ideia, pode contaminar o restante material.
 
Última edição:
Back
Topo