Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

Já alguém testou PTFE bowden tubing premium da Capricorn?
por acaso já estive a ver esses tubos mas nao encontrei um fornecedor europeu e estar a mandar vir dos EUA pleo preço que é pode ficar na alfandega.
O filafarm tem, com portes, 1 metro fica a 21,80€.
O site da E3D vende tipo a £1. Só não sei os portes.
Também andei a ver aí, eles vendem a esse preço mas é apenas 100 mm, fiquei na dúvida se ao comprar mais que uma unidade, vinha em pedaços de 100 mm, ou não*, como não quis estar à espera de resposta da e3d-online, comprei na filafarm para experimentar, depois logo se vê...

Já agora, se quiser mudar para um full metal, basta comprar o HeatSink, ou tenho que comprar mais alguma coisa?

*EDIT: Reparei agora que se comprar mais que um, vem um só tubo com o comprimento total, da outra vez não vi, não sei como...:facepalm:
 
Última edição:
Pois, eu ia-te dizer que bastava adicionares mais tubo e eles multiplicavam o comprimento ahah
Acho que vou mandar vir também para experimentar.
Provavelmente consegues adaptar um heatsink mas nunca me informei quanto a isso.
Ontem fui buscar mais 2 bobines. Vou testar pela primeira vez a tão falada Fillamentum :P
 
Já agora, se quiser mudar para um full metal, basta comprar o HeatSink, ou tenho que comprar mais alguma coisa?
Que raio de confusão!
Não me levem a mal, mas porque raio não lêem o que escrevem?
Parem um pouco e façam mais pesquisa e usem ou os termos correctos ou nomes em português.
Converter para full metal significa que se troca o "heatbreak ", que muitos usam o termo "a garganta"... tudo o resto se mantém.
O "HeatSink" é o corpo exterior, o que faz de "radiador de arrefecimento".....
 
Não, queria dizer mesmo heatsink, mas esqueci-me do heatbreak, estava a falar do heatsink sem ligação ao tubo bowden, este por exemplo;
175-direct-mo_1.jpg
Sendo assim, são duas peças para substituir pelo menos certo?
 
mandei vir o tubo ptfe da capricorn mas enganei-me no pedido por isso veio com o tamanho errado, à primeira vista nao me parece muito diferente do normal, talvez um pouco mais rijo , mas lá esta, como veio com o tamanho errado nao o vou poder testar
Quero testar um filamento petg, já testaram? o que recomendam?
 
Então mas isso é perfeito para testares a resistência do mesmo às temperaturas elevadas ahah
Eu já utilizei PETG RepRap e é bastante fácil de imprimir. Nozzle a 235º e bed a 80º e está feito. Só tive problemas com peças mais altas em que as layers descolaram por não ter a temperatura ideal.
 
Quantos de "nós" não temos excesso de pontas dos rolos que por algum motivo (não chega para terminar um impressão, resto de rolo que não nos faz falta, etc) são postos de parte?

Que tal "fundir" :)

 
Existe algum "repositório" ou algo do género com o peso da bobines de filamento vazias?
Pretendia saber quanto ainda tem um rolo, se soubesse o peso da bobine vazia era só pesar...
 
Andava à procura dos que vêm de amostra com a Tevo tarantula (200g) e dos da reprap.pt (1 e 0.5kg) que são HAFNER...
Se alguém souber agradeço, entretanto quando os terminar depois coloco aqui que pode interessar a alguém.
 
Os da reprap de 1Kg pesam 252g, os de 500g pesam 198g.
Tenho lá uns tantos. Vou pesar para ver a variação.
Depois podemos meter no primeiro post, para ficar para consulta.
 
Hoje colocaram-me uma "suposta questão" acerca do infill em peças para a impressora.
Alguém sabe se existe alguma aconselhamento "online" do mínimo de infill que se deve usar para peças em PETG que sejam usadas na construção das nossas máquinas?

Eu uso sempre 55%, com 3 camadas no fundo, topo e 3 linhas de perímetro.
 
Já vi um video,(Vou pesquisar) sobre isso...O Infill E os vários tipos e várias % para ver o que compensa...vou ver se consigo encontrar isso.
 
Para peças mecanicas petg uso 35% com infiil tipo colmeia 3D, 3 camadas laterais, fundo e topo. Já notei a porcentagem de infill muda bastante conforme o tipo de infill que se usa. Mas para uma boa resistencia em petg o mais importante é a temperatura, 5ªgrau a menos fazem um grande diferença em termos de resistancia. Tenho usado 240ºC petg puro e 245ºC petg com cores e fan desligada de perferiencia ou nos minimos tipo 20%.
 
Nem mais.... temperatura é importante e o tipo de infill também.
Eu sou sincero, até acho "over kill" o enchimento que uso..... porque 99% do que vejo é sempre a baixo dos 40%....... e para não falar das camadas, que muitos usam 2 laterais, fundo e topo.
 
Mas para maior resistência das peças, o número de shells tem um impacto superior.
Os comentários também têm links com boa informação.
 
Chego à conclusão que isto também passa pelo bom senso e conhecimento de cada um.
Nesse vídeo, logo no primeiro comentário, é mencionado um link. Nesse link os valores são te dar ordem altos que dificilmente se consegue ter qualidade e resistência nas peças mecânicas.

Mas é bom ter a vossa opinião, para que facilmente se possa chegar a uma conclusão.
 
Back
Topo