Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

loja fisica na Murtosa, tambem tem a venda no olx e no facebook deles, tem rolos de 2 KG por 32,5 de pla e 33 para petg. ja encomendei um rolo de pla de 2 Kg. quando receberem irei la buscar e depois posso dar feedback, so imprimi pla da BQ na minha anet 8.
 
Ja descobri a loja. Achei piada ao pack de 2kg com 6 rolos 330g. A 38€ (antes era 50 ) acho que valeria a pena.

Os restantes precos tb me pareceram muito interessantes, é pena depois os portes que acrescentam, dado que no meu caso tenho lojas fisicas perto.

Bom finding! Tks
 
Para o PLA em termos de comparação a bq continua a ser mais barata e ter mais variedade de cores. Só compensa caso tiver melhor qualidade que o pla da bq.
Mas a nivel de PETG eles vendem a 16.5€ o kilo que é muito mais barato do que na reprap.
 
O meu problema com petg sera mesmo a falta de experiência com esse tipo de filamento e o facto de ter que comprar 2 KGs para o testar.
Onde compram pla da BQ a esse preço o kilo ?
 
Neste momento não há promoções, mais barato que vi numa pesquisa rápida foi na ***** ao preço de 16,21€ o kilo e mais portes de envio. Mas ainda uns 3 meses atras comprei 5 rolos bq de 1 kg cada a 15€ cada (ja com custo de envio incluído) na ass.ismatica. a forma mais barata é esperar que aparecem promoções e comprar muitos kilos de uma só vez para aproveitar a promoção e também diluir os custos de envio.

Imprimir em petg não tem muito que se lhe diga, é quase tão simples como o pla mas tens ter mais alguns cuidados nas velocidades, fan e temperaturas. Se é a primeira vez que estas a usar petg o melhor é imprimir uma torre com diferentes temperaturas a cada x cm. Este teste serve para encontrar a temperatura ideal. No slider Simplify3d podes mudar a temperatura a cada X layer, e assim podes por exemplo começar a imprimir a 230 e a cada 3 cm aumentas 5C ate aos 250ºC. Depois de imprimido pega num alicate e vai partindo a torre aos bocados para testar a resistência. Velocidades tens de imprimir mais devagar tipo uns 40mm/s e a primeira camada a uns 25mm/s. A fan no maximo uns 20%, mas o ideal é estar sempre desligada.

Eu ainda só testei o petg preto e transparente da reprap. O petg cor preta por exemplo precisa de 245ºC para obter uma boa adesão entre as camadas, enquanto o transparente so precisa de 240ºC. se imprimir a 235ºC notas uma falta de adesão muito grande, 5ºC de diferença no petg fazem uma enorme diferença.
 
Filipe, as temperaturas vai de maquina para maquina.

Já imprimi petg da reprap nas cores vermelho, amarelo, preto, laranja e amarelo luminoso, em todas usei as mesmas settings:

Heatved - 75º
Hotend - 235º
Fan - 50%

Não noto problemas nas camadas em qualquer uma das cores ;)
 
certo. cada maquina tem sensor de temperatura ligueiramente diferentes. os meus 245 podem ser 240 ou ate 250 na impressora dele. E dai eu aconselhei a imprimir a torre e fazer o teste da temperatura para ele encontrar a temperatura ideal para a sua impressora.
Imagino com petg com cores diferentes a temperaura deve ser a mesma, mas o transparante é o petg sem nenhum correntes (petg puro) e dos testes que fiz consegui boa adesão com menos 5ºC em relação ao que tem pigmentos pretos. petg transparente é defrentes dos outros todos.

A fan aos 50% ou 20% é a mesma historia... ha fan muito mais potentes que outras. Mas em petg não se pode dar muito fluxo de ar, é preciso não arrefecer demasiado rapido o petg para as camadas se ligarem bem.
 
@clixo tens razão, falei a pensar que tinhas um hotend todo de metal. Se não for então não deves puxar para este tipo de temperaturas porque vais dar cabo do tubo ptfe que tens la dentro. Se queres imprimir com petg acho que deverias pensar um trocar por um de todo de metal. Mas podes sempre tentar uns 230 a ver se tens boa adesão.
 
eu por acaso ando ando a ver filamentos....

por aquilo que tenho visto filamentos da devil design tem melhor qualidade que a BQ e varios users do grupo anet a8 do facebook falam disso...
existe os filament PM em Gaia a 17.50€ salvo erro...supostamente é uma empresa que faz 3D e são os revendedores oficiais da marca....
tambem apanhei uma conversa no grupo Anet A8 do facebook uma conversa sobre compras de filamentos na europa e curiosamente vi preços muito bons mas falta saber a qualidade dos mesmos embora maioria do grupo usam com bons resultados....
 
Ei malta, ontem imprimi umas coisas com Filamento Flexível da Flexismart e correu bastante bem, é um filamento bastante interessante a nivel de flexibilidade, gostei mesmo bastante...
 
@FiwiPITO , tens toda a razao! Andamos sempre de roda dos mesmos e falamos pouco destes filamentos mais exoticos.

Fizeste -me lembrar quando imprimi umas sabrinas para a minha filha! Senti-me literalmente projectado para o futuro, em que ja fazemos os sapatos em casa , hehehe! Um dia ainda inventam um Replicator do Star trek!

b1OOFur.jpg


Com flexivel da reprap.
 
Eu já testei várias marcas de filamento mas a minha favorita (e que uso neste momento) é Filament PM.
É filamento produzido na europa e de excelente qualidade.
Existe uma loja representante em portugal que comercializa e tem muitas cores espetaculares em stock.
Recentemente conseguiram um excelente preço com a marca e estão a ser vendidos a um preço imbatível.

A loja é a barandela e podem ver o catalogo aqui:

https://www.barandela.pt/filamentos-impressão-3d-175
 
Back
Topo