Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

Lava a base com liquido da loiça e água quente, Imprime as primeiras camadas devagar e com a ventoinha desligada e cuidado com as correntes de ar.

A primeira camada está "perfeita"? Que temperaturas usas?
 
Lava a base com liquido da loiça e água quente, Imprime as primeiras camadas devagar e com a ventoinha desligada e cuidado com as correntes de ar.

A primeira camada está "perfeita"? Que temperaturas usas?
A primeira camada até fica bem mas a medida que vai imprimindo vai fazendo warp. Como o outro user daqui disse os da tucab só derretem a 230/240 como deve ser e a base se meter a baixo de 70/65 descola antes do tempo, por isso mais ou menos Nozzle a 240 e base a 75.
 
Eu também uso pla da tucab e imprimo bem com temperaturas a rondar os 200/210 graus com a cama a 50 e não faz warp.
 
Já derreti alguns Kgs de Tucab e sei por contacto direto de quem derreta literalmente dezenas de Kgs da Tucab TODOS os meses.
Lava a mesa devidamente com detergente da louça, evita tocar na mesma com as mãos (os óleos das mãos dão cabo da aderência), nivela a mesa e acerta a primeira camada (altura da primeira camada à mesa).

Agora, se queres impressões de qualidade, não é o filamento que te vai dar isso. Tens de investir o tempo na afinação da impressora e na calibração da mesma a cada filamento. Afinação de e-steps, fazer o PID do hotend e da mesa, fazer torres de temperatura, flow, retração e suportes para cada filamento. Sendo cosplay, se tiveres a impressão mais perfeitinha, é menos trabalho que depois tens a lixar e a meter betume.
 
Já derreti alguns Kgs de Tucab e sei por contacto direto de quem derreta literalmente dezenas de Kgs da Tucab TODOS os meses.
Lava a mesa devidamente com detergente da louça, evita tocar na mesma com as mãos (os óleos das mãos dão cabo da aderência), nivela a mesa e acerta a primeira camada (altura da primeira camada à mesa).

Agora, se queres impressões de qualidade, não é o filamento que te vai dar isso. Tens de investir o tempo na afinação da impressora e na calibração da mesma a cada filamento. Afinação de e-steps, fazer o PID do hotend e da mesa, fazer torres de temperatura, flow, retração e suportes para cada filamento. Sendo cosplay, se tiveres a impressão mais perfeitinha, é menos trabalho que depois tens a lixar e a meter betume.

Já consegui, o que achei estranho e reportei a eles (tucab) é mesmo facto de alguns filamentos estarem totalmente fora dos valores que eles anunciam na datasheet.
Consigo impressões de bastante boa qualidade com alguns dos filamentos deles, nem necessito lixar/polir nada.

No caso de um rolo tem aviso para não exceder os 230º, mas na verdade só é possivel imprimir com ele a cerca de 240º e sei que não é erro na minha impressora, já descartei isso.

Apenas vou ter isso mais em atenção e não me guiar tanto pela datasheet.
 
Já derreti Kg e Kg de PLA TUcab, seja do 4032 como do 3D850 e temperaturas sempre na ordem dos 200 graus. Só por vezes subo para 210 quando estou a imprimir um bocado mais rapido.
Se usarem temperaturas muito altas é normal haver warping depois porque assim que levar com o ar da ventilação o material arrefece muito rápido e contrai. Se isso acontece em parte também é da fraca adesão da cama.
Lavem a base bastante bem com água quente e detergente e não toquem com os dedos na mesma. Esqueçam alcool isopropilicos porque isso é uma anedota comparado com sabão ou detergente da loiça.
Em PLA, se houver warping, 90% das vezes para não dizer mais, é erro humano. Ou seja, configurações do setup.
 
Olá! quero imprimir esta estatueta em 3D como um presente, mas não sei que material utilizar. Tenho usado apenas PLA, mas quero um material melhor para um presente. Pode recomendar alguma coisa? a minha impressora é Ultimaker S5
 
Olá! quero imprimir esta estatueta em 3D como um presente, mas não sei que material utilizar. Tenho usado apenas PLA, mas quero um material melhor para um presente. Pode recomendar alguma coisa? a minha impressora é Ultimaker S5
Não vejo porque não usar PLA. Eventualmente PETG, mas penso que irá dar ao mesmo pela minha experiência.
Suponho que vás dar acabamento à peça no final, se sim, o único motivo que vejo que justifica não usar PLA é se fores para ABS, onde tens a possibilidade de dar acabamento com acetona.
 
Pela pergunta deduzo que não tenhas muita experiência em impressão 3D, sendo assim, esse modelo que estás a imprimir vai ser um belo bico de obra para limpares todos os suportes sem deixares marcas de impressão ou mesmo partir algumas partes.
Não será melhor ires para outro modelo como este?
https://www.myminifactory.com/object/3d-print-doom-guy-doom-eternal-30cm-model-120669
Está dividido em 12 ou 13 peças para depois encaixar e colar.

Imprime isso em qualquer PLA de qualidade.
 
@Djizasse @JPardinha ..ou alguém, já encomendaram filamento da GST3d?
É algo de jeito?

Filamento PLA+ deles vendido directamente por eles, têm promoção de na compra de 3 rolos fica 13.99€ o kg, ou 10 rolos de 1kg fica 8€ o kg, com envio gratuito dizem eles.
 
Última edição:
@Djizasse
Pois, andei a ver feedback noutros lados e no geral dizem que é bom, só o suporte do rolo é que dizem ser fraco/frágil, mas se o problema for só esse não é propriamente grande problema.

Não mandei vir ainda porque tinha mandado vir uns kg's de filamento da amazon basics, outra marca barata e algum prusament.

Vou derretendo o que tenho, mas depois sou capaz de mandar vir 3kg desse da GST3d para experimentar, mesmo a 13.99€/kg já é um grande preço se imprimir bem.
 
eu acho que é importante perguntar porque é que nos grupos (reddit, 3d print forum) a queixa é sobre o suporte ? porque é que as pessoas estão a precisar de suporte ?
primeiro passem na pagina deles do facebook link , registem os comentários, passem la 2 dias depois e , desaparecem.

A minha experiência com eles é simples, de 10 rolos de 1kg 4 foram utilizáveis sem problemas, os restantes, quebradiços que tiveram que ir para o forno durante umas horas, recuperei 2 , o resto lixo, imperfeições, diâmetro e partem, o mais curioso é que os problemáticos foram preto e branco!
É claro que tentei contacta-los, e não recebi resposta, daí vão ler "problemas com o suporte", se o filamento fosse bom não era necessário suporte!
 
Como boa alternativa encontram uma promoção de "quantidade" 3+, 10+ no mesmo estilo em que os preços baixam bastante nos filamentos Fil3D/tucab na Evolt. Eu como ultimamente uso maioritatiamente PETG é o que me tem feito mais jeito.
só tenho gasto resina.
Qual é a melhor resina que encontraste até agora / resina que mais gostas? tenho tido ali a elegoo mars parada com algum problema e ainda nem tive paciência de descobrir o que é.
 
Mandei vir 10 rolos a 9.99€ cada da GST3D e até agora, mandei vir todas cores diferentes, já experimentei todas as cores e até agora 5*, Ferrero a 230° com mesa a 60°, peças iguais a PLA de 20€, brilhantes e lisas. Maquina ender 3 Max
 
Back
Topo