Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

Como já andava farto de ter de calibrar a cama todas as vezes que imprimia algo e mesmo assim dar raia a maior parte das vezes, decidi meter uma porca autoblocante na parte debaixo da cama e até ver parece que resolveu o problema.

Esta já é a segunda impressão sem calibrar a cama e está com muito boa qualidade, apenas tem algum stringing.

LfIDx5m.jpg


xdXkg1g.jpg
Boas!

Como é que essa solução aguentou?

Usei recentemente um truque diferente para resolver o mesmo problema, coloquei threadlocker nas roscas dos parafusos, assim posso ajustar facilmente, e depois de 50h de uso está a manter-se.[emoji12]

Cumps
 
Nota prévia: não tenho impressora 3D (pedi para me imprimirem umas peças).

Preciso de lixar, aplicar um filler e pintar umas peças 3D de um volante (simracing). No manual recomendam usar um "filler primer" após cada passagem de lixa mas que primer devo usar? Este serve?

Que tipo de lixa? Sei que é suposto usar wet sanding (para não derreter o plástico) mas a lixa tem que ser mesmo específica para wet sanding ou pode ser uma lixa de metal normal (grão correcto) tendo cuidado para não passar várias vezes no mesmo sítio?

Para a tinta, algo tipo isto?
 
Esse serve. Não é barato mas parece que enche bem. Se for impressão em resina, nem deve ser necessário esse com enchimento.

Podes usar qualquer lixa antes de aplicar o primário. Até podes usar limas finas se for uma impressão de filamento.
Se for resina, só usas limas para tirar marcas de suportes. O resto, se precisar é com lixa no mínimo 600 e em wet sanding. Se usares lixas normais, o papel vai-se desfazer mais depressa.
 
Boas,

Para mim, só depende do quanto pretendo que fique liso.

Se estiveres a falar de pla, é começar do mais grosso para mais fino. Depois primário e lixa de água.

Tipo 150-300-600-800-1000 (água)

Costumo começar nas lixas de metal para limpar, e lixa das unhas que equivale a 150 e na outra face 300.

Nao aplico primário, mas já usei verniz de base aquosa para ficar liso.

O primário tem a vantagem de preencher todas as imperfeições, mas tem de ser aplicado num sítio arejado e estar bom tempo ou usar estufa para secar.

Cumps
 
Muito obrigado aos dois. A impressão é de filamento sim, daí precisar de lixar pelo menos as partes visíveis.

@Djizasse recomendas algum enchimento que seja mais barato do que este?

@cheeese Quanto à lixa, o manual indica isto: 120 → 180 → 240 → 320 → 400 → 600. Penso que já se traduza num acabamento porreiro.

Sobre as lixas, onde compram lixas de água com este grão? No Leroy, por exemplo, só tem de grão bastante superior e na Amazon só encontro conjuntos que trazem imensas lixas que não vou precisar...
 
Vai a uma casa de materiais de construção. Encontras muito mais variedade de gramagem. No leroy já comprei lixas de gramagem mais elevada. Varia de Leroy para Leroy.
Por cá também há primários de enchimento mas os preços vão para o valor desse que já mostraste.
 
As lixas que indiquei era meramente indicativo, deves sempre experimentar com vários grãos, e até marcas diferentes, pois há lixas que não duram nada para este trabalho.

Eu uso mais metálicas, mas quando uso de papel vou até aos 600 ou 800 e depois uso calor. Na maioria das vezes até só uso das das unhas e depois calor.

Para preencher, pela questão económica e o tempo que demora, até aos 800 é óptimo.

Experimenta pois não existe melhor forma de aprender, depende do filamento, da área a lixar, e da própria lixa.

Cumps
 
Experimentei o sunlu high speed filament que está bastante barato na Amazon UK e estou a ter bastante stringing creality k1 max, sugestões?
O clássico é imprimir uma torre de temp para ver como sai, e idealmente verificar os e-steps se o filamento for diferente. Mas pode ser só uma questão de temperatura a mais, que consegues afinar com temperatura e retracção (se usas).
 
Back
Topo