1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

File managers gratuitos: Alternativa ao Explorer do Windows (Vista)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por killerbunny990, 11 de Setembro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 1714)

1. Nao devo ser único a considerar que o Explorer do Windows Vista regrediu face ao Explorer do Win XP. Uma diferença simples e aparentemente idiota é a inexistência de um botão para criar uma nova directoria na toolbar... Para criar uma directoria temos de clicar num espaço vazio dentro da janela e clicar com o botao direito para seleccionar dentro de uma lista enorme de opções "Nova pasta"... Se tivermos a vista como thumbnails nem é muito dificil, mas em detalhes...

Pior que tudo, muitas vezes o Explorer é LEEEEEEENTO...

Além disso a navegação é horrivel, com aquela barra de endereços irritante e não existe um simples botão para ir para subir para a pasta acima (..).

Já nem falo na falta de tabs (para quem usa Linux, o explorador do KDE por exemplo já nos habituou a isso) que dão imenso jeito...

Frustado com esta experiencia andei à procura de alternativas ao Windows Explorer do Vista e encontrei algumas, que passo a partilhar convosco:

Gratuitas:

A pagar:

Experimentei outros, mas apenas estes me pareceram interessantes.

De todos claramente o que me parece melhor é o Cubic Explorer pelas tabs, por ser facilmente personalizavel, levezinho e, claro, gratuito.

O Directory Opus tem de se pagar (versao trial dura 30 dias) e sinceramente, acho que tem features a mais que não sei bem quem é suposto agradar...

Se alguém souber de outras alternativas ao Explorer do Vista por favor partilhem aqui.

2. petersaints

petersaints Power Member

1. Também acho isso em relação a alguns pontos... noutros melhorou, nomeadamente na organização.
    2. Vais a Organizar > Nova Pasta
    3. Sim é... e torna-se umas das razões de não usar Vista no meu desktop :P
    4. Apesar da nova barra permitir isso implicitamente dava jeito sim senhor. Se há coisa que está mal no explorador do Vista e não se poder adicionar os botões que se quer como no Explorer de todas as versões do Windows anteriores desde para aí o Windows 95.

Digo ainda mais... a gerir thumbnails não é lá grande espingarda. Demora imenso tempo a mostrá-las, se ainda não tiver aberto a pasta desde que liguei o PC, e somado a isso, o sistema de actualização é péssimo. Mesmo agora andei a apagar e mudar umas capas de albuns e aquilo não há meio de actualizar as thumbnails (tenho algumas que ainda estão na mesma e já apaguei imagens há 2 ou 3 dias)... ao menos no XP dá para fazer refresh manual.

Deixo aqui uma apresentação cuidada do Xplorer2:
    http://lifehacker.com/software/geek-to-live/replace-windows-explorer-with-xplorer2-258730.php

Última edição: 11 de Setembro de 2008
  3. Vi agora que um dos nossos amigos do forum já tinha postado sobre um "add-on" para o explorer do windows que lhe permite, entre outras coisas, criar tabs, adicionar novos botões... etc, etc...

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=301092

Parece-me muito bom, vou experimentar.

Mas realmente não resolve os problemas de performance e continua a ser o Explorer do Windows. Por outro lado tem a vantagem de ser o Explorer do Windows, uma aplicação nativa do SO... que é que faço entender.

Partilhar esta Página