1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

File Owner: 1000?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sideshow, 15 de Maio de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 907)

1. sideshow

sideshow Power Member

Quando montei um disco determinado: hdg o gedit /etc/fstab ficou assim:

/dev/hdg1 /media/hdg1 ext3 defaults 0 0
    depois fiz: mkdir /media/hdg1 e mount -a
    Depois: chown user /media/hdg1

Quando vejo as proprieties de /media/hdg1 o meu user está como file owner mas quando vejo uma pasta dentro do disco o seu file owner é: 1000

Acho um pouco estranho. Foi algum passo que dei incorrectamente?

Obg!

2. hellaxe

hellaxe Power Member

O teu user não terá o user nº1000????

3. pureluck

pureluck Power Member

o 1000 é uid do user que preencheste.. de alguma forma ele n encontra o utilizador que forneceste..

isso costuma acontecer quando apagas um utilizador do sistema e continuas com os ficheiros/directorias que lhe pertenciam..

vê lá se isso te leva a algum lado ;)

4. pureluck

pureluck Power Member

hm.. pera aí, a pasta dentro do disco? o sistema de ficheiros é ext3 certo? o utilizador que criou essa mesma pasta existe no sistema onde montaste o disco?

esse 1000 é mesmo o uid do utilizador.. utiliza o comando chown com o parametro -R (recursivo) para mudares o utilizador de todas as pastas e ficheiros do disco (vê lá bem se queres fazer mesmo isso..)

cumps :)

5. sideshow

sideshow Power Member

Sim, a pasta hdg1 que está na /media está bem, as que estão com o proibido por cima são as que estão dentro da mesma (hdg1). São essas pastas que tem file owner: 1000. E não, não apaguei nenhum utilizador de sistema, nem sei como faço isso, lol.

Sim, foi o que o Fedora instalou automaticamente, nem deu hipotese, mas sim é esse.

Como assim? Não percebi. No entanto posso-te afirmar que o utilizador que criou essa partição e esse disco (ainda no ubuntu) é o mesmo que está a aceder agora ao mesmo.

Ficará assim? chown -r user /media/hdg1

Porque? Qual é o risco?

Obrigadão pela ajuda... Eu bem preferia o ubuntu, sei que funcionava com os dados que disse, mas o ubuntu não funciona com os meus 6 discos sata, dá sempre o error 18 ao iniciar pela 1ª x o sistema depois da instalação. Com o Fedora nada disso aconteceu... apenas por isso experimentei... Adorava que o Ubuntu 6.06 tivesse um grub inteligente... vamos lá ver...

6. pureluck

pureluck Power Member

ok, o disco foi criado no ubuntu e tás agora em fedora.. o que quer dizer que o utilizador que o criou em ubuntu não existe no teu sistema fedora, embora possa existir um diferente com o mesmo nome... (e com Unique ID "uid" diferente)

Código:
    chown -R user /media/hdg1
    o R é maiusculo neste caso... é perigoso porque podem existir ficheiros e directorias que tenham que ter acesso/ownership de determinado utilizador (nobody, apache, whatever) para funcionar de maneira coerente.. n caias no erro de mudar as premissões/ownerships desses directórios ou ficheiros sem saber perfeitamente quem lhes acede, senão depois tens erros do tipo "Não consegui ler x ficheiro de configuração"..

quanto ao erro 18, deve ser devido ao facto que a tua partição bootable ser bem maior do que devia ser (não me lembro do limite de tamanho exacto, no entanto aposto que alguém te dá uma ajudinha). experimenta criar uma partição destinada exclusivamente ao mount point /boot com apenas 50mb e vê se esse erro volta a aparecer...

qualquer coisa diz! cumps :)

7. sideshow

sideshow Power Member

Conclusão: Não vou arriscar a mudar os users dos meus 5discos e ter erros em 700gb de dados, é mesmo um suicidio! Logo nunca poderei ter os meus discos em qualquer distro que não seja Ubuntu... boa!!! Quer dizer posso, arranjo um disco vazio e passo para la um disco, dp formato o outro, volto a passar para um 2º etc... levo um mes a passar info de discos para discos até um dia mudar de distro e fazer tudo outra vez...

Não sabia mesmo que era tão complicado isto de mudar de distro e as permissões dos discos.

Acho que o error 18 não tem a ver com a partição ser grande ou não, mas sim com a quantidade de discos que tenho. quando instalo o ubuntu apenas com um disco ligado no meu pc dá. quando ligo 5 continua a dar, mas quando ligo o 6 dá erro. enfim... ando nisto desde dezembro.. já vários tentaram-me ajudar sem sucesso. ando a procura de alguem que sabia configurar isso e vir ate minha casa, tou disposto a pagar!!!

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Isso com jeito vais lá... lê mais qq coisinha k vais ver k ficas com os dados todos direitinhos em qq distro... Mal de mim se andasse a perder informação assim...

9. pureluck

pureluck Power Member

tem la calma contigo.. eu disse que tinha a ver com ficheiros de configuração.. é normal que se tiveres mp3 e filmes e cenas n vais tar com medo que programas te vão lá buscar e peçam premissões de acesso/escrita/execução... :P

basicamente: tudo o que seja material teu (media, documentos, pequenos programas) podes mudar as premissões sem medo..

isso deve-te ilibar de 97% deo trabalho.. ou seja, 679GB de informação... :rolleyes:

quando ao erro:

http://www.uruk.org/orig-grub/errors.html

tens razão, o da partição do boot é o 5. no entanto o 18 tem a ver com o kernel.. vai aí ver, tá +/- explicado...

fica.. cumps :)

10. sideshow

sideshow Power Member

Parabéns Pureluck!

O chown -R user /media/hdg1 funcionou... Já agora o que quer dizer o -R?

Bom link, vou ver que se passa. eu falei no 18 mas as xs aparece o 21 e por xs um outro que não tem numero! No entanto acho que se instalar o sistema num disco ide acho que dá. o que acontece é que como tenho 6discos sata quando instalo o sistema num disco e ele reinicia o grub perde o disco onde está instalado para procurar noutros..

Obg!

11. pureluck

pureluck Power Member

-R é um parametro do comando chown que activa a recursividade do comando. Ok, em português, ele vai executar o comando para todas as directorias do destino, e todas as directorias dentro das directorias do destino, e todas as directorias dentro das directorias dentro das directorias do destino, e por aí fora...

É o equivalente ao -r do comando rm (remove). Por exemplo, se fizeres algo como:

rm -rf / (não o faças, é das coisas mais velhas do livro)

apagas o sistema todo. -r é o parametro da recursividade, -f é o parametro do "force" (não pergunta, faz).

Quanto ao erro: é capaz de resultar, sim, mas n t possu ajudar muito se n tiver cnhecimento do hardware do teu sistema.. Anyway, tenta e manda algum feedback se resulta ou não.. ;)

Cumps e boa sorte :)

12. sideshow

sideshow Power Member

Como já tinha dito o comando com o -R funciona perfeitamente!!! No entanto isso cria o fileowner com o meu user e não lhe dá as premissoes para escrita automaticamente. Eu posso dar manualmente numa pasta indo às propriedades, etc.. mas depois as pastas dentro dessas não ficam com premissoes para escrita e os ficheiros dentro da pasta da 1ª pasta tb não ficam. Lá conseguir fazer consigo, mas tenho de fazer ficheiro a ficheiro!!! vou levar 1 semana só nisto... lol...

Não haverá um comando para dar as premissões de escrita do fileowner a uma pasta e tudo o que está dentro da mesma?

Obg!

13. eXcept

eXcept Power Member

chmod -R u+w /pasta/*

14. sideshow

sideshow Power Member

Lindo, funcionou...

Obg!

Partilhar esta Página