1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

File permission

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Arrakis_Dune, 8 de Outubro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1118)

1. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Boas, a pergunta pode ser estupida, e já tive a ler documentação, mas continuo sem perceber uma coisa..

Por defeito, por algum motivo, os files que uso apos install ficam com root, tlx devido ao Sudo apt-get . De qualquer forma, estou a tentar mudar um ficheiro vsftpd.conf localizado no dir etc, que está com root permission, para o meu user, respectivamente, arrakisdune

O problema é que nao consigo perceber ainda a logica do chmod (salvo erro o comando usado para mudar as permissoes) e estou um pouco a nora (ubuntu here, fora do linux 3 anos..)

Obrigado pela ajuda desde já :)

2. JKL22

JKL22 Power Member

Experimenta mudar o owner do ficheiro através do chown.

3. Arrakis_Dune

Consegues dar-me o comando ou similar? Queria perceber como raio o chow funciona mas tá dificil :|

4. JKL22

JKL22 Power Member

Faz chown --help na consola. Também não sei nada disso de cor. :P

Edit: Já agora, se o chown --help não servir de muito vê os exemplos deste site que devem ajudar.

Última edição: 8 de Outubro de 2007
  5. lothar_m

lothar_m Power Member

não me parece muito corecto estares a mudar as permissoes desse ficheiro. não podes edita-lo com o sudo?

se quiseres mesmo alterar a permissão os comandos que precisas sao:

ls -l (permite verificar quais as permissoes do ficheiro bem como o owner e o group)
    chmod (permite alterar as permissoes do owner, group etc)
    chown (permite alterar o owner)
    chgrp (permite alterar o group)

para alterares o dono do file em questao de root para arrakisdune o comando é:

Código:
    sudo chown arrakisdune file.conf

6. [knap]

[knap] Power Member

Para que é que queres mudar as permissões de um ficheiro que está na directoria /etc/ ?

7. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

não percebi, o que queres fazer afinal?

sudo chmod 777 vsftpd.conf não serve?

8. _kossak_

_kossak_ Power Member

os ficheiros q estão dentro do /etc/ por norma devem ser todos do user root, porque podem conter passwords

9. Arrakis_Dune

Umm.. Entao pelo que percebo o user arrakisdune pode alterar ficheiros .conf, ou seja, abrir no notepad, on the fly, usando para tal o sudo (que é admin mode) com o chmod que é o red write permissions e o 777 presumo que seja para dar todas as permissoes ao ficheiro, red, write etc ?

Danka Red, e danka a todos, peço desculpa mts anos de windows levam a que me tenha esquecido das coisas e tenha dificuldades nestas pequenas coisas

10. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

notpad? eheheh

vais á consola e fazes sudo chmod 777(read,write blabla) file e pronto :D

11. lothar_m

lothar_m Power Member

para se editar o ficheiro, sem alterar as permissões, o comando é:

Código:
    sudo nano file.conf

nano é um editor de texto. pode ser substituido pelo editor que se quiser (gedit, vim, emacs, joe, whatever).

para melhor comprensao do chmod e restantes comandos sugiro a consulta desta pagina.

Partilhar esta Página