1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

File Server Configuration - low cost

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por dvfer, 17 de Setembro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 681)

1. dvfer

dvfer Power Member

Boas!

Vou montar um file server destinado a servir a minha casa. A config "base" que estou a pensar meter:

-------------------------------------------------------------------------------------------
    ASUS TA-891 (s/fonte) - 25,90 euros
    Fonte Alimentação ATX 450W - 19,90 euros
    Motherboard ASUS P5GC-MX 1333 - 42,90 euros
    Processador Intel Celeron D E1200 (Dual Core) - FSB 800 - 42,90 euros
    Memória Ram KINGSTON 1024MB DDR-II 667 - 16,90 euros
    Leitor DVD ASUS DVD-E818AT 18x SATA Preto/Branco - 18,90 euros

Custo total: 167,40 euros (provavelmente mais 30 euros porque vou mandar montar)

Loja: *****

Disco Rigido: Disco 80 gigas IDE (antigo que tenho em casa, para vai ser instalado o SO e os programas necessarios)

Material a adicionar no futuro: 3 discos rigidos 500 gigas SATA

-------------------------------------------------------------------------------------------

A finalidade do servidor não é estar ligado 24/7, mas sim quando for preciso. Uma especie de biblioteca digital. E "apenas" tem de fazer o seguinte: receber o pedido, ler dos disco rigidos e enviar a informação.

A intenção também é ligar por wireless a um router. Eu tenho uma "caneta" USB wireless da ASUS, mas não sei se seria melhor ter uma placa wireless PCI, que não é assim muito cara (19 euros).

O que acham da config?

Cumprimentos! :)

Última edição: 17 de Setembro de 2008
  2. apoc

apoc Power Member

não tá má ... mas agora depende dos ficheiros e formato que vai disponibilizar ... o cpu pode ser fraco para multimédia ... e da quantidade de gente a aceder ... a ram pode ser pouca para gerir muita coisa ...

3. dvfer

dvfer Power Member

antes de mais, obrigado pela resposta!!

Apenas 4, 5 pessoas irão aceder ao servidor, portanto, acho que não é muito...
    O servidor será puramente de ficheiros por via ftp, http ou o protocolo da microsft, ou seja, não terá suporte multimédia.

Cumprimentos!

4. apoc

apoc Power Member

então está optimo ...

5. Nuno MK

Nuno MK Power Member

que softwares usaste para esse server? tenho algo parecido com a tua configuração la em casa, e queria fazer algo tipo isso, sou mais d jogos e hardware, mantavate isso em meia hora...

diz algo, um abc

6. dvfer

dvfer Power Member

Boas!

Bem, o software é uma questão que ainda tenho :p

Em principio irei meter: Debian Linux + SAMBA + Apache + "um ssh server e ftp server que ainda não sei".

Contudo, como o server não estará ligado 24/7, nem terá grandes carga, tou tentado a meter microsoft windows SP3 (no disco IDE), e assim já não meteria SAMBA, mas apenas o apache e outros servers... E é bem mais facil e com menos "problemas" a instalação do sistema.

Cumprimentos!

Partilhar esta Página