FileVault

margarida46

Power Member
:)
Boa noite a todos.
Venho pôr algumas dúvidas sobre o Mac. Começo por dizer que sou nova nestas " andanças", fui utilizadora Windows durante toda a minha vida informática ( ainda sou do tempo em que os computadores trabalhavam a preto e branco, com o MS DOS..), só tenho o Mac desde Dezembro. ( e não faço parte daquele clube que tem raiva ao Windows, que presta total e incondicional vassalagem ao Mac, e está sempre a dizer mal de tudo o que vem doutros lados, que não a Apple...)
A minha primeira dúvida é acerca do FileVaullt. Como é que funciona, na prática? É para " encriptar" ficheiros, e ninguém ter acesso a eles a não ser nós? Como é que se processa tudo isto?
Uma pessoa está trabalhar no seu ambiente de trabalho. Faz por exemplo um qualquer trabalho numa folha de cálculo ( p.e com o OpenOffice ), e também no editor de texto do Mac, e grava tudo numa pasta, que depois salvaguarda com uma password?
O que consta na Segurança é que " FlielVault protege sua pasta de início por meio da encriptação do seu conteúdo . Este recurso encripta e decripta os seus arquivos automaticamente enquanto eles estão a ser utilizados"
Mas como é que tudo isto se processa do ponto de vista prático, como é que se trabalha com o FileVault?
Desde já agradeço a quem me der uma ajuda.
Isto não é nenhuma paranóia minha em relação à segurança, é apenas uma questão de curiosidade.. gosto de saber para que é que servem as coisas, e já agora como é que funcionam..
Uma boa terça -feira.
:)Margarida.
 
Esse link está muito bom... A maior desvantagem para mim do filevault é que protege tudo dentro da home folder do utilizador que o activar, movies, música, pictures, documents... Se só for necessário proteger determinados documentos, ou ficheiros mais sensíveis, julgo que a melhor opção será criar um dmg encriptado protegido com password no disk utility...
 
este artigo. Não precisas de mais nada. :)
Bom dia Kidloco.
Obrigada pela resposta, e
obrigadíssima pelo link, este texto está excelente. Não preciso mesmo de utilizar o FileVault, mas fiquei elucidada sobre o modo como funciona , e para que serve..
Não sabia que este senhor, O' Reilly, tinha um site na Net..
Cumprimentos, e uma boa tarde,
:) Margarida.
 
Back
Topo