Filtro polarizador, um must have?

A não ser que compres o sistema cokin, não precisas de nenhum adaptador.
A Canon A710IS precisa de um adaptador próprio para utilizar filtros e conversores opticos ;)

Para indoor os filtros pouco ou nada ajudam... Aliás, muitas vezes com luz artificial criam-se reflexos entre o elemento frontal da lente e o filtro que estragam as fotografias..

O polarizador é bom é para fotos em dias de sol/pouco nublado..

Enganei-me e quis dizer outdoor ;)
 
Isso acontece por causa da mistura da luz do flash que tem um determinado comprimento de onda e a luz natural. As misturas podem dar com um tipo em doido por causa do balanço de brancos.


É o tipico problema das fotos com flash em que captamos luz natural da sala... A luz é amarelada e as pessoas que ficam iluminadas pelo flash ficam brancas..

O que se faz a nivel profissional, especialmente no cinema, é usar filtros, que no fundo são grandes folhas de gel colorido, que colocam em todo o lado. Janelas, flashes, lampadas, etc.. etc... Assim fica tudo com a mesma temperatura de cor .
 
eu uso sempre nas objectivas filtros uv, não por exercer algum efeito sobre a imagem mas para proteger a objectiva de riscos e de pó, desta forma se por acaso acontecer riscar de alguma maneira é só pôr um filtro novo por uns poucos €€...

Em relação ao filtro polarizador, pessoalmente nunca usei um, mas trás algumas vantagens para certas fotografias, no caso da do primeiro post acho que nem tanto, pois com o WB e a exposição correcta consegue-se o mesmo resultado mesmo sem o filtro.
Pelo que tenho visto por aí, é nas fotografias por exemplo de carros ou vitrinas que se aproveita bem a redução de reflexos que o filtro proporciona..

cumps
 
Em relação ao filtro polarizador, pessoalmente nunca usei um, mas trás algumas vantagens para certas fotografias, no caso da do primeiro post acho que nem tanto, pois com o WB e a exposição correcta consegue-se o mesmo resultado mesmo sem o filtro.


Acredita que não consegues o mesmo efeito sem o filtro...

Porque o filtro apenas elimina a luz em excesso que vem da atmosfera.. Tudo o resto mantém-se igual. Se aplicares exposições diferentes, ou settings no WB, vais não só escurecer o céu e tornar o azul mais vivo, mas vais alterar também a cor das arvores e das nuvens.


Quanto muito podes caso sejas um daqueles mestres do photoshop fazer isso lá, eu não consigo sem deixar a imagem com um aspecto perfeitamente amador.
 
Acredita que não consegues o mesmo efeito sem o filtro...

Porque o filtro apenas elimina a luz em excesso que vem da atmosfera.. Tudo o resto mantém-se igual. Se aplicares exposições diferentes, ou settings no WB, vais não só escurecer o céu e tornar o azul mais vivo, mas vais alterar também a cor das arvores e das nuvens.


Quanto muito podes caso sejas um daqueles mestres do photoshop fazer isso lá, eu não consigo sem deixar a imagem com um aspecto perfeitamente amador.

decidi tentar:D

realmente não fica igual, mas também com qualidade desta imagem não dava para grande coisa, deu nisto:

49370188re3.jpg


cumps

edit/ realmente os tons do céu ficam melhor com o polarizador, mas perdendo mais um pouco de tempo no photoshop consegue-se chegar a um tom semelhante, claro que não é a mesma coisa e dá muito mais trabalho... :)
 
Mas isso não tem nada a ver com o que o filtro faz. Isso do contraste ao céu é óbvio que se pode fazer no photoshop. Mas agora experimenta tirar reflexos de vidros ou na água com o photoshop. É impossivel, a informação não está lá.
 
edit/ realmente os tons do céu ficam melhor com o polarizador, mas perdendo mais um pouco de tempo no photoshop consegue-se chegar a um tom semelhante, claro que não é a mesma coisa e dá muito mais trabalho... :)


Já para não falar da questão dos preços... Eu gastei 43 euros no polarizador e se decidisse comprar o Photoshop tinha que gastar 800 e tal euros..
 
Mas isso não tem nada a ver com o que o filtro faz. Isso do contraste ao céu é óbvio que se pode fazer no photoshop. Mas agora experimenta tirar reflexos de vidros ou na água com o photoshop. É impossivel, a informação não está lá.

foi o que eu disse num post mais atrás... para CERTO tipo de fotografias o filtro polarizador produz resultados que não se conseguem reproduzir de outra forma...

Já para não falar da questão dos preços... Eu gastei 43 euros no polarizador e se decidisse comprar o Photoshop tinha que gastar 800 e tal euros..

realmente o photoshop é um software muito caro, mas também é um mundo.. a única coisa que não se consegue fazer com ele é uma tosta de queijo :D

cumps
 
Para aquilo que eu sei fazer, o Gimp serve-me perfeitamente...

Aliás, a esmagadora maioria do meu tratamento a fotografias é feito no Picasa.. Só quando me aventuro em coisas mais complexas é que uso o Gimp.

O tratamento de ficheiros RAW, faço com o UFRAW.. E o SO é Ubunto..

Portanto.. Por aqui, 0 euros para software.. :lol::lol: O dinheiro já é pouco, prefiro gasta-lo em vidro..
 
Tenho uma Fuji 5700 e aconselharam-me a compra de um filtro para proteger a lente... O que me recomendam? A camera pode/deve levar algum filtro?
 
Um filtro UV faz alguma diferença no uso em interiores com pouca luz?

É que eu nunca me dou ao trabalho de tirar o meu:lol:
 
Fazer diferença faz... Não é, é muita...

Já o polarizador tira mais de 1 stop de luz..

Julgo que ele nao pergunto se a nivel microscopico ou na casa dos nanosegundos faria diferença lol.

Na practica, a exposicao de uma foto num determinado sitio é exactamente igual, com ou sem filtro uv.
 
o que pode fazer mais diferença nesse ambiente é caso existam fontes de luz directa, a probabilidade de aparecer flare é muito mais elevada com um filtro UV (de fraca qualidade, não se for multicoated). em relação à velocidade de obturação, acho que não é nada que faça realmente alguma diferença.. :)
 
Da Wiki:
800px-CircularPolarizer.jpg


Editado por mim no Photoshop:
45148794kl4.jpg

21915636ba5.jpg


Não fica igual, mas fica bastante melhor. De qualquer das formas preferia dar 30eur por um filtro a ter trabalho a editar cada foto para nem sequer ficar tão bem

PS: A grande dificuldade da edição nesta foto é o ceu enclarecer ao chegar ao horizonte
 
Isso já depende dos gostos :P

Não desgosto do céu a clarear, mas prefiro nuvens bem detalhadas e também prefiro o chão não amarelado.


btw, a casa lá ao fundo do lado direito também fica com mais luz com o filtro :002:
 
Back
Topo