Filtro polarizador, um must have?

jogos de luz, reflectores pretos para tirar luz onde seja necessário.
http://br.youtube.com/user/prophotolife

episodio 21, se nao me falha a memoria. desculpa nao dar o link directo, mas estou no emprego e aqui o senhor websense bloqueia o youtube. nao bloqueia porn... mas bloqueia o youtube...

o tema é sobre fotografar um relogio e o mostrador. o principio para a pedra deverá ser muito semelhante
 
Um site que mostra claramente é um site qualquer de um fabricante de filtros, o site da lee, o site da hitech, o site da Cokin, o site da Lightcraft tb, etc etc.. Eu já me decidi, se tiver dinheiro vou buscar um ND 6 para juntar ao 10 que já tenho, finalmente um set novamente de ND graduais, o polarizador que preciso (versão 105mm..) e ainda o suporte (lee). Os filtros dão para imitar em pós produção é verdade, mas não existe nada comparável a fazer bem na primeira e editar em PP o pouco necessário para a tornar ligeiramente melhor.. Fotografar é ver e reproduzir o momento, não é passar 10 horas em PP numa foto (isto é a minha maneira de pensar e apenas isso..)
 
Se vão desenterrar um tópico ao menos façam posts "on-topic" :P

Filtros de cor, ND e GND podem ser "imitados" facilmente (embora com grandes limitações) em PP. Já imitar um polarizador (que é a questão do tópico) é mais um exercício de arte digital do que propriamente post-processamento de fotografia.
 
strobe, discordo que os ND possam ser imitados... o seu objectivo é conseguir tempos de exposição mais elevados, permitir o uso de uma abertura maior mantendo uma velocidade de shutter dentro das specs da maquina ou permitir o uso do flash dentro do sync speed.

como é que imitas em PP um tempo de exposição de 10s numa cascata ou o uso de um abertura de f/1.4 numa praia a meio do dia?

OS GND permitem conseguires manter toda a cena dentro da gama dinamica da máquina, é certo que em PP se tiveres o raw tens alguma margem de manobra, mas muitas vezes não é o suficiente.
 
strobe, discordo que os ND possam ser imitados

Lê melhor o que disse:

Filtros de cor, ND e GND podem ser "imitados" facilmente (embora com grandes limitações) em PP.

É óbvio que um ND de 10 stops não pode ser imitado, porque não há máquinas com gama dinâmica suficiente. Mas cada vez que reduzes a exposição em PP estas efectivamente a replicar a utilização de um filtro ND "leve". O mesmo acontecendo com GNDs. É por isso que o LR tem uma ferramenta GND e olha que é bem útil.
 
não se trata apenas de limitações de gama dinâmica, trata-se do efeito conseguido pela introdução do ND forte... ao usares um ND forte consegues fazer uma exposição de vários segundos no meio do dia, gerando arrasto nas nuvens ou na agua. não tens forma de conseguir fazer isso sem o ND por muita gama dinâmica que a máquina tenha...

ok, hipoteticamente se for inventada uma maquina com uma gama dinamica absurda consegues recuperar o detalhe numa imagem totalmente "queimada", mas isso é algo que não existe nos dias de hoje.
 
Back
Topo