Filtro UV-0 vs Polarizador

beckzito

Power Member
Olá pessoal,


Tenho aqui uma dúvida, provavelmente tenho algum conceito errado mas já procurei e não fiquei com certezas, por isso aqui vai:

-Tenho desde o dia 1 um filto Uv da Hoya(superpro 1, salvo erro)que me foi recomendado para filtragem dos ultravioletas e para proteção da lente
-Sei que existem polarizadores circulares(não os graduados ou de densidade neutra que alteram as cores conforme o modelo)que sobretudo avivam as cores e diminuem os reflexos.

Ora, acreditando eu que esta última afirmação servirá para a maioria de nós e para a maior parte das fotos que tiramos(generalização facilitista mas que serve só este propósito), então porque perdemos tempo e gastamos dinheiro nos filtros UV e não vamos logo para um polarizador?!Protegeria o mesmo e o seu efeito final seria mais abrangente, digo eu.

Onde estou a falhar? :lol:
 
Eu não tenho nenhum polarizador, mas se tivesse iria usar um UV à frente dele. Tens razão quando dizes que o pol. já protege a lente, mas um filtro desses continua a não ser propriamente barato.
 
porque o uv protege a lente e o sensor, tal como disseste, dos senhores raios uv. o polarizador nao tem essa funçao.

alem de que um uv custa uns 10 euros, e um polarizador uns 40/50. riscar 50 euros nao é bem o mesmo que riscar 10.
 
o meu UV multicoated custou quase 50€, portanto também não é só pelo preço...
quando dizem que um polarizador não protege a lente, é relativo.então de riscos, dedadas ou areias protege qualquer um que lá encaixe....
 
São filtros com funções diferentes. O UV usa-se para protecção porque na pouco ou nada altera a imagem, ou seja, é como não ter nada à frente da lente. Já o polarizador tem um efeito que nem sempre é desejável, logo só se usa quando é preciso.
Para mim é tão simples quanto isto.
 
Mas é que pela finalidade anunciada, parece que um polarizador serve para a maior parte(senão todas)das situações.Se calhar é por não ter nenhum que tenho estas dúvidas, mas quando leio que elimina o excesso de luminosidade sem alterar as cores(vamos assumir um polarizador BOM)não me parece que não sirva tanto para paisagens, como para retratos, por exemplo :zzz:
 
um filtro polarizador tem como principal função, polarizar a luz normal... ou seja, quando tiramos uma fotografia e vemos aqueles reflexos indesejados, usamos este filtro para anular este efeito, polarizando a luz normal, modificando o seu sentido ou a sua direcção de propagação...
A luz normal tem uma propagação indefinida, sem escolha do sentido e direcção... a luz polarizada é controlável a este nível... daí a rotação do filtro...

Eu sei que já sabiam isto, de qualquer forma, qualquer filtro que seja chamado "polarizador", vai alterar as qualidades da luz que incide no sensor, seja em quantidade, seja em "qualidade"... caso contrário, não pode ser chamado polarizador... hummm... não graduados... duvido que existam... por muito pouco que seja, alteram sempre a exposição...

Os UV, por outro lado, cortam a radiação ultra violeta, "invisivel" aos nossos olhinhos... estes filtros são também "transparentes" à luz normal, logo e em principio, não provocam qualquer tipo de alteração, pelo menos visivel... por isso são os mais usados como filtros protectores...
 
um polarizador tira-te 1-2 stops de luz. ja para nao falar k tens de o rodar ate obter o efeito desejado, se nao rodares para a posicao adequada podes ter oscilacoes de cores em sitios indesejados.

ou seja para o dia a dia, andar c/ polarizador nao e aconselhavel pois para alem de cortar luz ainda tinhas de ter o trabalho extra de o rodar ate a posicao correcta que varia de foto para foto, i.e. ao fim de 10 fotos ficas sem paciencia ;)

mts lentes ja tem proteccao UV, a finalidade pratica dum filtro UV e mm nao riscar e nao sujar a lente, e mais simples limpar um filtro do k uma lente, e mais facil substituir um filtro k uma lente :)
 
Um filtro CPL torna-se indesejável por exemplo naquelas paisagens com reflexos na água, ou outras situações em interiores já que reduz praí um stop de luz.

Mas se por um lado consegues contornar o primeiro obstáculo, rodando o filtro até aparecerem os reflexos, na segunda situação já não dá.
Um UV é a meu ver, sem dúvida mais all-time que um CPL ;)

edit: o Warlord já disse tudo
 
Tinha escrito uma extensa explicacao acerca de quando e onde e porque usar um UV, mas fiz-me o favor de fazer backspace a mandar tudo pro ... >(

Anyway... Meu conselho: Usar um UV quando o ambiente for mesmo hostil (protejam a maq tb) e para proteger uma lente de jeito. Se vao para um ambiente onde podem riscar um filtro de 50 euros, nao o facam para proteger a lente de kit...

BTW, uma alternativa muito popular aos UV eram os Skylight, sao UV tambem e alteram as cores, mais "quentes" parece-me.
 
Um filtro CPL torna-se indesejável por exemplo naquelas paisagens com reflexos na água

Tenho de discordar, pode ate ser extremamente desejavel.

Os CPL ou PL podem reproduzir o efeito dum ND, se bem usados...
O polarizador como outros filtros sao para ser usados em determinadas situacoes para determinados efeitos e com certos cuidados.
Ha por aqui um thread acerca de filtros e ha informacao na net acerca de como os usar.
 
Tx, por acaso tb conheco isso.
Isso nao resulta quando vais para traz no historico de paginas... Nao sei como isso aconteceu quando cliquei no backspace, devo ter sem querer usado algum atalho de teclas.
 
Anyway... Meu conselho: Usar um UV quando o ambiente for mesmo hostil (protejam a maq tb) e para proteger uma lente de jeito. Se vao para um ambiente onde podem riscar um filtro de 50 euros, nao o facam para proteger a lente de kit...


lol... bom conselho...:)

ou quanto muito protejam-na com um UV mais baratito... ;)
 
Tx, por acaso tb conheco isso.
Isso nao resulta quando vais para traz no historico de paginas... Nao sei como isso aconteceu quando cliquei no backspace, devo ter sem querer usado algum atalho de teclas.

ás vezes qd carregas no backspace ele retrocede na página. deve ter sido isso
 
Tx, por acaso tb conheco isso.
Isso nao resulta quando vais para traz no historico de paginas... Nao sei como isso aconteceu quando cliquei no backspace, devo ter sem querer usado algum atalho de teclas.

Isso acontece-me às vezes, mas quando carrego no Avançar página, volta a aparecer tudo.

Anyway... Meu conselho: Usar um UV quando o ambiente for mesmo hostil (protejam a maq tb) e para proteger uma lente de jeito. Se vao para um ambiente onde podem riscar um filtro de 50 euros, nao o facam para proteger a lente de kit...

Parecendo que não, a 18-55 da Canon ainda consegue valer mais uns 10€ que o filtro... lolol Mas também para ser sincero, andar a usar filtros de +50€ em lentes de kit não é propriamente racional.
 
por um pedaco de vidro k nao presta frente a uma lente k ja de si nao e nd do outro mundo tb nao e mt racional :P

parece-me bem para uma lente de kit um filtro de 20-30€

ou podem sempre comprar um melhorzinho e dps usa-lo kando tiverem lentes melhores.

agora concordo k se nao teem cuidado mais vale comprar 1 filtro de 15€ e trocar tds anos do k andar c/ filtro de 40€ riscado.
 
Back
Topo