Filtro UV Vs Filtro Skylight.

Polomotion

Power Member
Boas!
Como principiante, agora, estou com a duvida nos filtros qual o mais eficaz ou melhor a bem dizer.
Vi um numa loja de fotografia no centro comercial a €7 que diz Skylight, será suficiente.
Muito obrigado.
 
Tudo depende da lente onde vais colocar esse filtro, se for uma lente de qualidade eu não poria esse filtro barato porque normalmente distorcem ligeiramente a fotografia preferia investir num filtro Hoya ou Rodenstock , estes os preços começam na ordem dos 30 euros se não me engano.

Por mim prefiro os filtros UV, os skylight são apenas mais um pedaço de vidro, mas tudo isto é discutível.
 
Para proteger a lente deve-se utilizar um filtro UV. Ja testei um filtro SKY e sinceramente nao gostei nada, para mim ou polarizador ou ND gradual.

Ja agora para que precisas do filtro?
 
comprei uma Tamron 17-50 f2.8 e quero dar alguma protecção ao vidro

na lente do kit e na tele tenho sky e agora fiquei na duvida
 
Última edição:
Retomo este tópico por uma razão. Qual a diferença prática entre os filtros skylight e os UV?

É para a minha 50mm.
 
Última edição:
Antes de mais, os sensores das nossas câmaras são sensíveis não só à luz visível, como aos raios de luz mais curtos e mais longos que nós não vemos (Ultra-violetas e Infra-vermelhos).. As máquinas incorporam filtros para eliminar os infra-vermelhos, porque caso contrario iriam interferir imenso nas imagens. Já os ultra-violetas não são tão problemáticos pelo que não são filtrados.. Mas se houver muitos ultra violetas numa cena isso poderá interferir na qualidade da imagem levando a uma perca de definição e nitidez da mesma e as imagens ficaram com um aspecto azulado..

Assim, em condições "normais" os filtros UV não fazem nada a não ser proteger as lentes...

A sua função tem a ver com aquele ambiente típico que se apanha nos dias de sol já mais para o fim da tarde em que parece que anda uma camada enorme de poluição/poeira no ar. Essas partículas reflectem a luz, mas não a reflectem toda de maneira igual.. Reflectem mais as ondas mais curtas do que as mais longas.. Assim, os UV's são os mais reflectidos, seguidos dos azuis, verdes e por fim os vermelhos.. Como se percebe toda esta poluição "visual" causa uma perca de definição dos objectos mais longínquos.. E é ai que os filtros UV entram em acção ao cortar a luz ultravioleta o que permite apanhar objectos longínquos com menor perca de definição..


Mas há a questão dos azuis serem mais reflectidos do que os verdes e os vermelhos, pelo que apesar de um filtro UV cortar os raios UV, não evita o cast azulado das fotografias.. Para isso existem mais dois tipos de filtro que através de aproximações diferentes tentam corrigir o assunto:
- Os filtros Skylight, que além de ser UV, tem um tom rosado, de forma a produzir imagens mais quentes.
- Os filtros Haze, que além de serem UV, têm uma tonalidade amarelada, de forma a contrabalançar o excesso de azul.

O problema é que os filtros Skylight e Haze continuam a dar uma tonalidade mais quente, ou a corrigir o excesso de azul, mesmo quando esse problema não se coloca.. Alterando sempre as cores das imagens. Na era digital em que corrigir um cast azulado é tão simples como dar 2 ou 3 cliks não me parece que traga qualquer vantagem usar um filtro Haze, ou Skylight. Eram filtros uteis no tempo do filme, mas que agora não fazem falta...

Só para acabar no que toca à cor, há um ultimo problema. É que com os filtros UV/Haze/Skylight o azul do céu tende a ficar mais deslavado, o que é natural, porque lhe falta a componente ultra-violeta, que apesar de não ser visivel aos nossos olhos era gravada pelos sensores e pelo filme.. Apesar de isso ser mais um problema do filme do que do digital, ainda é visivel e cada sensor/máquina, dependendo da sensibilidade do mesmo aos UV's e dos filtros que a máquina tem, reage de forma diferente, pelo que convem tirar alguns test-shots antes de avançar para uma solução de filtro UV sempre colocado.



Já agora, convém perceber quem nem todos os filtros UV nascem iguais. Um Tiffen Haze 1, por exemplo, deixa passar 29% da luz com um comprimento de onda de 400mm (UV's), um Tiffen Haze 2A, deixa passar 0%.. O mesmo se passa com os multicoatings das lentes modernas que reduzem os raios UV, reduzem sim, mas não pensem que os cortam de forma efectiva como um filtro UV, nem de perto nem de longe.. Outros filtros começam a cortar as ondas ainda antes do territorio dos UV's levando a que as imagens tenham menos azul do que é suposto terem.. Enfim, convem ler bem o que se vai comprar e normalmente compensa apostar em marcas boas e conceituadas..



Assim, para protecção diaria, o melhor mesmo é um filtro UV de alta qualidade e com super/ultra/hiper/mega multicoating, ou mesmo um filtro transparente com super/ultra/hiper/mega multicoating, caso achem que alterações à cor do céu são muito pronunciadas na vossa máquina..



Por fim, para os dias em que há muita poluição no ar, existe uma alternativa que muitas vezes funciona melhor, que é o filtro polarizador. Não é tão efectivo a cortar pela poluição de UV's a dentro, mas como corta a luz reflectida e aumenta o contraste da cena, por vezes permite resultados melhores, além disso cria azuis do ceu muito mais profundos o que é sempre bonito..




PS: há filtros que são vendidos como Haze, mas são apenas UV, como é o caso dos Tiffen Haze-1, que apesar do nome não tem qualquer coloração, pelo que convém ler bem antes de comprar.
 
Última edição:
se for como antigamente Os skylights dá um pouco mais de contraste,nitidez.....eu só uso os UV para proteger a lente,todas as minhas tem 1 cada uma...
 
Numa lente moderna, os coatings e os tipos de vidro utilizados cortam de tal forma os UV que o que atinge o sensor é completamente resídual, ficando muito longe da quantidade suficiente para influênciar uma imagem. Não é por acaso que fotografia UV não é possível com lentes modernas normais, e quem a pratica é forçado a raspar coatings ou comprar lentes próprias UV.
 
os skylight tem uma tonalidade ligeiramente cor-de-rosa.

vinha um com a minha 10-22, mas ainda nao tive oportunidade de testar devidamente para me pronunciar sobre o seu efeito.
 
Eu acho que Hoya é o mínimo por onde se deve começar... Não são demasiado caros e enquanto que muitas marcas vendem os modelos basicos sem coating, os hoya têm praticamente todos coating dos dois lados..

É claro que se o orçamento der para um filtro com multicoating, ou super multicoating melhor ainda...

Além disso o vidro dos hoya é de excelente qualidade, ou não fossem eles os liders mundiais na produção de vidro optico para os mais variados ramos..
 
Back
Topo