Filtros ND para Lente Olympus Zuiko 45mm f1.8

Meje

Power Member
Boas pessoal, isto resume-se a seguinte: Hoje quis tirar fotos à minha pequena na praia com a Zuiko 45mm f1.8 e só conseguia tirar por volta dos f3.5. Adoro o bokeh desta lente e apesar das fotos terem ficado muito boas na mesma, queria poder usar f1.8. Não entendo nada de filtros, é um mundo onde nunca me meti. Por isso queria saber o que me recomendam. Não preciso de nada topo de gama, a finalidade é mesmo só esta (em principio não vou fazer longas exposições com uma lente 45mm).

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Filtro de 37mm para Olympus Zuiko 45mm 1.8, de preferência que dê para encaixar a tampa original da lente no filtro
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? Não queria gastar muito dinheiro, porque vai ser para uso muito pontual e especifico, por isso tinha pensado até 20€? será necessário esticar para os 30 €? Se puder ser menos óptimo.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos com sol/luz muito intensa
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    aficionado/entusiasta
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Olympus EM10 II + Zuiko 45mm 1.8
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Não tenho rede, estou sozinho neste mundo ;).
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Onde for mais barato, mas queria ter o filtro ASAP, pelo que pondero poder pagar um pouco mais pela rapidez
 
Bom, o que precisas são ND’s...e até aí não duvido que já saibas.

Filtros tipo 1 stop (ND2), 2 stops (ND4), 3 stops (ND8), e alguns kits também trazem um ND16 (4 stops).

Para o que dizes, espreita os kits da Neewer. São baratitos e competentes. Eu já tive um kit de 58mm deles e tenho um de 67. Creio que o @matavelhos também tem um desses kits.

Mas recomendava-te comprar para uma das lentes maiores e usar adaptadores na pequena. Posso estar enganado, mas não te estou a ver muito a por a tampa da lente em cima dum ND barato ;)

Há UV’s mais caros e nos quais não pomos tampas :P

Arranjas isso na Amazon na boa
 
Uma das dificuldades que tinha, seria saber de quantos stops e pensei que os kit's fossem mais caros.

Sobre adaptadores, não é viável, pelo mesmo motivo que pretendo meter a tampa no filtro. O filtro fica na lente durante algum tempo, mesmo quando a guardo. Também não sei se existe para m4/3.

Aqui tens um filtro de 37mm que tinha na Panasonic 12-32 (comprei a lente já com o filtro e vendi-a com o filtro também):
938493997_4_1000x700_panasonic-12-32-f-35-56-tecnologia.jpg


Esta lente, durante um bom tempo andou com o filtro metido, só porque sim. Como só uso primes na Olympus, troco de lente muitas vezes e não estou sempre a tirar e a meter filtro. Ele está lá enroscado, leva com a tampa e vai para a bolsa... Este filtro da imagem dava para meter a tampa da lente, esse do link parecem-me ter um excelente preço, só acho que não deve dar para a tampa da lente (não será um deal breaker).

Li esta review:
"I bought this kit in order to shoot daylight portraits with the aperture wide open with my Olympus 45/1.8. I didn't expect high quality from such cheap filters, which each cost about 1/10 of what I spent on the optically excellent 37mm Panasonic UV filter I sometimes use on this lens. And I was not disappointed. Contrast and sharpness from this very sharp lens are noticeably reduced--and for these portraits, which were reproduced fairly small in a glossy print publication, that was not a problem. We don't need clinically sharp photos of most people, y'know? I wouldn't use them for scenic photos or anything where I wanted max sharpness."

Talvez não seja problema para mim, mas por curiosidade, qual seria o nível seguinte de preço/qualidade?
 
Talvez não seja problema para mim, mas por curiosidade, qual seria o nível seguinte de preço/qualidade?

Tens o B&W, Hoya, etc..

Depois tens Breakthrough Photography, Lee..etc..

Mas um B&W ou Hoya são excelentes opções, mas um pouco mais caros que 30€.
 
Pelo que estive a ler, ainda por cima tendo em conta que não é uma lente wide, os neewer devem ser satisfatórios para o uso que pretendo. Pelo que percebi, com lentes mais wide, talvez valha a pena investir um pouco mais, porque é mais notório o efeito dos filtros. Estive a ver por exemplo os Hoya e é logo um salto de preço significativo. Arranjam-se sub 30 Hoya, Haida, sendo os B&W mais puxadotes.

Como primeira experiência com filtros, não corro o risco de gastar muito dinheiro em algo para encostar... Com a vantagem de serem 3 diferentes para poder testar e sobrepor (a minha ideia inicial era comprar apenas 1). Pelo que li, eles não são rigorosos nos stops, supostamente eles são de cerca de metade do que é anunciado (li num comentário da Amazon que remetia para um reviewer que tinha dito o mesmo).

Vou ler mais umas coisas, mas deve estar decidido, se entretanto existir aí mais alguma recomendação, força!

Obrigado pelos contributos.
 
No nível seguinte já estamos a falar de gastar uns 40€ mas é só por um filtro, não por um conjunto.

Eu uso-os ocasionalmente, tenho um kit de 67mm, uso na minha Sigma 35mm f/1.4 Art, e não vejo diferença de nitidez. No kit de 58mm que tive antes também não notava, e até foi isso que me levou a comprar novamente deles.
Quanto aos stops, se bem me recordo costumo ter diferenças +/- de 1/3 ou 2/3 de stop, para menos.

Só que pelo preço...mais barato, só puramente do eBay
 
Eu vi também uma review de youtube de um tipo que não conhecia, em que ele compara em situações reais, na rua, a fotografar paisagens com filtros baratos, intermédios e caros e depois analisou no PC e o que foi mais notório foi a vinheta que os filtros baratos causam. Mas ele estava a usar uma lente que devia ser grande angular o próximo, o que no meu caso deve ter muito pouca relevância.

Por acaso tinha curiosidade em relação aos Gobe, porque não são excessivamente caros comparativamente com as marcas mais populares e apareciam sempre em destaque nas pesquisas que fazia na Amazon. É bom ter feedback deles, pode ser que venham a ser uma aposta para uma futura grande angular que compre para a Nikon para fazer paisagens diurnas com longas exposições...
 
Só para atualizar, os filtros efetivamente permitem colocar a tampa da lente no filtro, deixando o filtro sempre na lente, mesmo que troque de lente.

Ainda não os testei.

Vierem numa bolsa diferente das imagens do anúncio na Amazon. É mais larga, ficando apenas 2 filtros sobrepostos lado a lado (acho que até é melhor assim).
 
Back
Topo