1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Filtros para nikon d80

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por the_shining, 30 de Novembro de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 3315)

1. Em principio, já decidi que vou comprar uma nikon D80... E agora surge outra dúvida. Que filtros comprar? Sei que há filtros de densidade neutra, de infra-vermelhos... E há outros com diferentes cores e tonalidades...
    Numa primeira fase, creio que os de densidade neutra serão os mais interessantes... Já ouvi falar de duas marcas: cokin e hoya... Do que já li na net, é necessário comprar um anel de adaptação... E se não estou em erro, depois este anel pode variar conforme a objectiva que se usa... E deduzo que até os filtros que se usam numa objectiva podem nao dar noutra objectiva (de dimensão diferentes).
    Alguma sugestão, dica e/ou orientação?

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

só precisas de anel de adaptação se o filtro n tiver o diametro da objectiva.
    informas-te sobre o diametro da objectiva e compras os filtros com essa medida
    os primieros filtros a comprar devem ser um skylight/uv para protecção da objectiva e um polarizador para fotogrfar com luz forte e eliminar alguns reflexos.
    o filtro de densidade neutra usa-se para "dificultar" a chegada de luz ao sensor. tem maior utilidade quando se quer fotografar com velocidades baixas durante o dia. n sei até que ponto precisas desse tipo de filtros para começar

3. Pensei que um anel fosse sempre necessário... Melhor assim! Obrigado pela sugestão dos filtros skylight/uv e polarizador... Mesmo com a tua explicação, acho interessante os filtros de densidade neutra e quero compra-los... :)

4. cantara

cantara Power Member

O filtro que me chamou mais à atenção foi o polarizador. Pelo que percebi, é praticamente o único que não consegues recriar com software, e as diferenças notam-se e bem. procura fotos no flickr por polarizer filter, e há gajos que têm lá duas imagens para comparares, uma com filtro e outra sem.

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O polarizador de vez em quando dá muito jeito... Hoje andei a tirar fotos para o boneco por não ter um. Todo contente a fotografar uma montra com uma Olympus e quando olho para o LCD não vejo a montra, vejo o meu reflexo e tudo o que estava para trás de mim.

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

mesmo com o polarizador penso que n ias retirar totalmente os reflexos do vidro
    pelo que tenho lido o polarizador é mais eficaz com os reflexos em agua e afins do que no vidro e metal. sem contar obviamente para polarizar céus e relvas e afins. compra é um circular, pois permite rodar para o que queres polarizar

7. cantara

cantara Power Member

Tenham é cuidado e ver se a parte frontal da lente onde encaixa o filtro é fixo (i.e., não roda com o zoom ou focagem), senão o polarizador deixa de fazer sentido.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

explica lá essa...
    acho que todas as lentes ao fazer o foco se mexem pra frente e pra tras. o que é que isso implica o uso do filtro?

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Por acaso não reparei mas tenho ideia de que não roda.

Eu estava num corredor, com a montra à minha frente e uma porta grande toda em vidro uns 6m atrás de mim. Não havia nenhum tipo de luz directa excepto do interior da loja (o que até ajuda) e a porta dava para a rua mas com parede por cima e em frente, logo também não entra muita luz.
    Sei que o polarizador não faz milagres, mas nesta situação talvez tivesse ajudado...

Adolfo, o filtro circular pode ser rodado para eliminar um reflexo especifico. Se a lente rodar depois de fazeres isto vai voltar a aparecer o reflexo que não querias. Como tal, para facilitar o uso de filtros, uma lente só deve mexer para a frente e para trás, nunca rodar.

Última edição: 30 de Novembro de 2007
  10. cantara

cantara Power Member

O elemento frontal não pode rodar para usares o polarizador. Não me estou a referir à extensão telescópica do zoom e da focagem. Certas lentes - no caso da Nikon, penso que é nas lentes que não tenham focagem interna (IF) - o elemento frontal da lente roda quando foca, e como o polarizador só é eficaz em certos casos colocado de uma certa forma, ao focares, perde-se o efeito do filtro.

11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

sinceramente nc vi uma lente a rodar para focar, apenas deslocar-se para dentro e para fora
    mesmo assim n impossibilita o uso do filtro, apenas dá mais trabalho ao termos que rodar novmanete o filtro após cada foco :D

12. mundano

mundano Power Member

As lentes mais baratuchas e algumas de concepção mais antiga isso acontece... Actualmente as lentes estão quase todas a seguir pela focagem interna, e focam sem qualquer alteração exterior.

13. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Mas os filtros polarizadores não são uniformes (ao contrário, por exemplo, de um filtro graduado - não sei se é este o nome correcto) ?

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n percebi a tua comparação...
    um filtro polarizador circular roda para te permitir polarizar a parte que queres da imagem. imagina que fotografas a meio da tarde com luz dura do sol.. podes arranjar uma "config" que permita o verde da relva sobressair, mas queimar o céu. rodando o filtro podes atenuar o céu e mantendo a relva com a medição da máquina
    dps há uns quadrados que necessita de um porta filtros montado na lente, mas em que o filtro encaixa e podes substituir mt mais rapidamente que um circular

15. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Tinha ideia que se rodava pra regular a intensidade da polarização na imagem.

16. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Eu pensava que um filtro polarizador era uma coisa uniforme (do tipo um filtro uv), em que qualquer posição que ele estivesse o resultado era sempre o mesmo, mas estava errado.. Depois de umas pesquisas, pelo que percebo o rodar do filtro permite, como o Punkas disse, regular a intensidade da polarização. Essa descrição que fizeste parece-se com a de um filtro graduado (ou graduated neutral density filter), que tem, por ex, uma metade mais opaca para permitir diferentes densidades... ou então sou eu que estou a trocar tudo lol.

Última edição: 2 de Dezembro de 2007
  17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu sempre pensei que o rodar estivesse ligado ao ângulo de incidência da luz. Rodas para um lado eliminas uns reflexos, rodas para o outro eliminas outros. Mas acho que é uniforme. Não eliminas os reflexos na parte de cima ou de baixo da foto, mas sim os reflexos que incidem mais ou menos de lado. Isto não funciona é um luz a 90º ou lá o que é... Também não sei muito bem isto. Sei que à partida se a lente rodar desconfigura a polarização que querias. lol

18. DuskLord

DuskLord Power Member

Eu também estou na fotografia à pouco tempo, uso apenas filtro polarizador circular e ND Grad.
    Uso ou um ou outro ou os dois simultaneamente.
    O polarizador tem o diametro da rosca da lente e tem uma parte móvel de rotação para polarizar a luz que entra, uso basicamente para reduzir os reflexos da àgua.
    O ND uso da marca cokin (degradé de 3 stop), são porreiros em qualidade\preço e podes ajustar a posição do filtro sobre a lente, tem um inconveniente, são quadrados e é necessário um anel adaptador e um suporte para o filtro, uso em ambientes de muita luz de dificil medição (risco de sub ou sobre exposição).
    È claro que existe muita variedade e preços, resta-te informar com mais detalhe naquilo que te possa interessar.

Última edição: 2 de Dezembro de 2007
  19. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se calhar usei os termos errados. sou um total amador da fotografia. o filtro n permite a mesma compensação de "polarização" no imagem toda, apenas numa parte

acho que era mais ou menos isto que queria dizer. se me expliquei mal peço desculpa

20. mundano

mundano Power Member

Que confusão aqui vai... Quanto ao filtro polarizador a coisa funciona assim...

A luz do sol ao entrar numa das camadas da atmosfera que não sei ao certo qual é, por uma série de efeito perfeitamente explicáveis por alguém que perceba um mínimo de física (ou seja, eu não), fica polarizada.. Ou seja, os raios de luz ficam todos com uma certa orientação..

O filtro polarizador o que faz é bloquear os raios com uma certa orientação.. Assim, quando rodamos o filtro, temos que colocar o filtro com a orientação contraria à dos raios de luz e obtemos o efeito desejado, ou seja, bloqueamos muita da luz que vem da atmosfera e com isso tornamos o azul do céu mais escuro e bloqueamos os reflexos directos, quer na agua, quer nas folhas das arvores.. Porque toda essa luz directa é polarizada... Eliminando essa luz polarizada conseguimos realçar a luz que é absorvida e depois emitida pelos objectos, porque essa luz não é polarizada, e assim ficamos com cores mais vivas nas paisagens.

Se rodarmos o filtro 180 graus, como se pode imaginar o efeito é exactamente o mesmo. Depois, há o reverso da medalha, que é rodar o filtro 90º e ai, o filtro polarizador fica exactamente com a mesma orientação dos raios de luz, e ai a luz polarizada (céu e reflexos) tomam proporções maiores do que sem o filtro porque entra livremente pelo filtro a dentro.. Não sei se isto terá muitas aplicações artisticas, eu pessoalmente do que experimentei não gosto do efeito.

Já agora, deixo aqui 3 fotos para verem a diferença:

SEM POLARIZADOR:

COM POLARIZADOR "NA POSIÇÃO CORRECTA":

COM POLARIZADOR RODANDO 90º:

Como facilmente podem ver, se tiverem uma lente em que o elemento frontal roda, vão ter que estar SEMPRE a ajustar o polarizador.. O que não é nada prático.

PS: Como a máquina estava num modo semi-automático, o céu parece sempre ter a mesma luminosidade, mas se repararem na "diferença" entre a luminosidade do céu e a luminosidade das arvores e das nuvens podem bem ver que o polarizador faz uma diferença enorme.

Última edição: 12 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página