FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

Mundano já tinha reparado nesse efeito de o polarizador provocar um gradiente no céu numa das laterais da fotos. Qual a melhor forma de minimizar esse efeito ?
 
O Mundano já explicou em parte. Não podes ter o sol de frente nem de trás: "Se tiveres o sol de frente ou de trás não tens luz polarizada e o uso de um filtro PL não terá efeitos no ceu.." - mundano.
 
Última edição:
O Mundano já explicou em parte. Não podes ter o sol de frente nem de trás: "Se tiveres o sol de frente ou de trás não tens luz polarizada e o uso de um filtro PL não terá efeitos no ceu.." - mundano.

Não me parece que seja essa a explicação para o gradiente. Esse gradiente surge quando o sol está lateral.
 
O gradiente surge quando apanhas partes do ceu que estão muito polarizadas e partes que estão pouco polarizadas... Isso acontece quando usas o polarizador com uma lente grande angular..

Não há nada que possa ser feito, a não ser tirar o polarizador e fotografar sem ele..
 
não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que há grandes angulares, tipo a sigma 10-20 que de certo modo já têm um tratamento que ajuda a polarizar a luz criando uns efeitos parecidos...mas até um efeito que em algumas fotos fica muito porreiro, neste caso particular acho que o Warlord mostrou bem a utilidade que o filtro poderá ter em algumas situações
 
depois de algum offtopic com a conversa sobre filtros ND GRAD no topico das fotos, resolvi postar aqui alguns exemplos que consegui com o mesmo filtro, no caso um ND8 GRAD com o sistema Cokin P.

aí ficam dois exemplos:

2050094006_311f60fac1_o.jpg



1950278328_07958e4109_o.jpg


Não são das melhores fotos, mas já dá para ter uma ideia acerca dos resultados que se obtêm...

Têm mais info sobre o sistema Cokin aqui: http://www.cs.mtu.edu/~shene/DigiCam/User-Guide/filter/Cokin-Systems.html

Loja tuga onde podem encomendar material e de confiança: www.*****.pt

cumps
 
não tenho a certeza do que vou dizer, mas acho que há grandes angulares, tipo a sigma 10-20 que de certo modo já têm um tratamento que ajuda a polarizar a luz criando uns efeitos parecidos...mas até um efeito que em algumas fotos fica muito porreiro, neste caso particular acho que o Warlord mostrou bem a utilidade que o filtro poderá ter em algumas situações

Acho um bocado estranho que a lente tenha filtro polarizador integrado.. Porque a luz polarizada varia muito e não estou a ver como isso seria implementável...

De qualquer forma, quanto ao efeito, o importante é entender o porque de ele acontecer, e depois perceber quando vai acontecer e saber usa-lo a nosso favor, ou evita-lo quando não favorece a foto..
 
Ui Jesus, isso está lindíssimo! Então a de cima babei-me e agora olhando melhor para a de baixo no seu todo, também há ali pormenores que dá pró espumanço :drooling:

Puxa, ponham-me na praia com um filtro destes!
 
Última edição:
Mundano, sim.. por isso eu disse que nao tinha a certeza, mas certamente já deves ter visto fotos com essa sigma 10-20 em que notas que o céu está mais carregado como se tivessem usado um polarizador...eu reparei nisso no fotografia@net em que um user ainda no forum antigo comprou a lente e foi fazer uns testes à praia e a as fotos sairam com uns contrastes e cores espectaculares... fiando-me nele que disse que não fez qualquer edição... lol
mas como há objectivas que têm vidro proprio para atenuar as aberrações não é de todo descabido haver algum elemento que de alguma maneira ajude a polarizar um pouco a luz... digo eu :D
 
Essas fotos são em S.Pedro de Moel não são?

A minha lente também me faz aquilo em algumas fotos, e não é polarizada nem nada que se pareça. Agora não tenho aqui o livro, mas há uma explicação para isso.
 
Nop...são na Costa Nova, Ilhavo, Aveiro... lol

Eu sabia que havia de aparecer alguem para me suportar na opinião dessa cena de polarizar... lol
 
Concordo com o mundano, parece-me dificil que as lentes venham com polarizadores incorporadas, isso seria mt limitador.
O que acho que as digitais incorporam qs todas e o filtro UV.


BTW filtros UV para proteccao, so mesmo se antevez riscos serios de atingir a lente. De resto, parece-me as lentes modernas estao bem protegidas em si mesmas.
O mesmo nao se pode dizer das lentes mais antigas.
 
as ultra-wide têm todas um contraste e umas cores excelentes, mas não têm efeitos polarizantes(reflexos, nuvens, por aí). aliás, nem convém utilizar um CPL porquê o ângulo coberto pela objectiva é demasiado grande e o céu não se torna homogéneo (já com a 18-70mm tenho esse problema nos 18mm, por isso imaginem nos 10mm, só cobre metade da fotografia).
 
Nop...são na Costa Nova, Ilhavo, Aveiro... lol

Eu sabia que havia de aparecer alguem para me suportar na opinião dessa cena de polarizar... lol

Ok, pensava que fossem as fotos do Santa Cruz. :)

Atenção, eu não estou a suportar a tua opinião. O que eu estava a dizer é que acho que pode acontecer teres zonas mais escuras devido à própria lente, ela ser polarizada nem nada que se pareça.
 
Sim Rui, eu disse suportar no sentido de teres a mesma ideia que eu, não necessariamente a mesma opinião de que as lentes trazem polarizadores ;)

Mas o grandenaboverde já explicou aquilo que eu estava a pensar erradamente, deve-se mesmo devido à boa qualidade do vidro e do contraste que as lentes conseguem produzir :D

Já não volto a dizer a mesma asneira :P
 
Eu é como disse, acho que tenho isso explicado num livro, mas não tenho aqui o livro para ir ver. Se alguém tiver o Manual de Fotografia de Tom Ang, que veja sff.
 
Back
Topo