FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

como deves calcular existem várias lentes canon que começam nos 17 e acabam no qq coisa, por isso é importante saber exatamente qual é. consegues ter acesso à lente (ou perguntar a alguem que tenha) para veres o que está inscrito nela?

Existem filtros ND de várias "potências", uns cortam mais a luz que outros, permitindo maiores longas exposições.

Sim, por esse preço deves conseguir arranjar, varia um pouco de acordo com a "potência" e com o tamanho da lente, mas à volta disso estou confiante que deves conseguir :)
 
"17 qualquer coisa que ele comprou para fotografar quando há menos luz."

com essa descrição pode ser a Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM.

Diametro do filtro é 77mm se não me engano.
 
A Tamron 17-50 ou Sigma 17-50 são para o mesmo efeito... O melhor é saberea ao certo qual é a lente, senão corres o risco de teres que trocar o filtro.
 
Fui espreitar a mochila dele e diz isto na frente da lente Canon Zoom Lens EF-S 17-55mm 1:2.8 IS USM

como vejo essas potências dos filtros? ele às vezes vai tirar fotografias de noite e consegue fazer com que as luzes dos carros fiquem tipo linhas na estrada. acho que ele quer fazer o mesmo de dia, mas com a àgua e pessoas e assim

algum filtro desses faz isso? se me puderes deixar um endereço de alguma loja ou assim agradeço
 
ok, então para essa lente são filtros de 77mm de diametro

Sim é esse o objectivo destes filtros.

Tens por exemplo este: https://www.amazon.co.uk/dp/B00FZ837Z2/ref=nosim?tag=zwame02-21

Em baixo podes escolher as várias "Potências", o que vai no link é um ND32 que reduz 5 stops de luz. Numeros maiores cortam mais luz (permitindo exposições maiores)

Tens aqui um resumo: http://www.hoyafilter.com/hoya/products/prondfilters/

Existem marcas mais baratas, mas depois a qualidade da imagem também é afectada, e quem comprou uma lente que custa várias centenas de euros, certamente que se preocupa com isso.
 
por essa lista que deixaste e pela tua explicação o que diz prond1000 vai ser o mais potente é isso?
para o tipo de fotografia que mencionei antes é o mais correcto ou não precisa de tanta potência?

em resultados práticos quais vão ser as diferenças?

alem dessa marca recomendas mais alguma?
 
sim, o 1000 é o mais potente, diminui 10 vezes a luz disponível.

o valor certo depende de situação para situação, daí existirem filtros de vários valores...

Geralmente o pessoal depois evolui para sistemas de retenção de filtros onde podes colocar vários até fazer o efeito desejado, mas aí já estamos a falar de 4x o teu orçamento...

Marcas:

Hoya
Tiffen
B+W
Singh-Ray
Helliopan
 
Recentemente estava à procura de um filtro ND para paisagens e etc, e acabei por encontrar um comentário pela internet que dizia que era preferível comprar filtros ND quadrados do que à medida para cada lente, pois os primeiros se adaptam muito mais facilmente e para quem tem várias lentes acaba por sair mais barato, opiniões?
 
correto, mas a principal vantagem é depois os poderes usar em conjunto com os que têm gradiente e ajustar por exemplo sobre a linha de horizonte.
 
Se uma pessoa quiser apenas para uma lente ou duas, vale a pena?
E porque não?!? Até podias ter só uma lente e um corpo não é por isso que não irias fazer grandes registos ... Tu no teu uso e que entendes se precisas de uma outra objectiva ou se a que tens te chega. E se o teu próximo passo na fotografia é obteres um filtro para essa mesma lente ...
 
boa noite pessoal, tenho uma tamron 70-300, e gostava de saber que filtro recomendam, um filtro ate 30€.
nao sei qual comprar nem que tipo comprar, a minha utilizacao e principalmente na praia a fotografar surf, mas tenho muita dificuldade pq de fotografar com o sol praticamente de frente e pq do reflexo que este faz no mal, fazendo praticamente de espelho.
podem ajudar?
abraço
 
Com sol de frente não há nenhum filtro que te salve, ainda vai fazer pior (flares). Os filtros polarizadores apenas têm efeito quando tens o sol de lado.
 
Nesse caso, como estás longe, é essencialmente boa técnica a fotografar e bom pós-processamento...acessórios não, nenhum fará diferença.

Usar exposição manual e deixar mesmo os brancos estourar em algumas zonas, duma forma controlada, porque não haverá mais nada a fazer, senão vais estar a tirar fotos escuras e a puxar muito pela dynamic range do sensor em post, para recuperar detalhe, mas ganhando ruído.

O verdadeiro problema aí está na hora do dia a que isso está a ser fotografado. O sol nasce a Este e põe-se a Oeste, o que me já me diz que estás a fotografar durante a tarde, ou ao fim da tarde. 12 horas antes o sol está atrás de ti e já não acontece isso.
 
Última edição:
Como vou passar férias numa ilha na Dinamarca na próxima semana, queria aproveitar para testar umas longas exposições à beira-mar. Estou a pensar num filtro ND 10 Stops da Haida (cerca de 30€), alguém aqui já experimentou este filtro e pode dizer-me se os resultados são bons para o preço? Queria comprar um de 77mm para a 10-20 e depois utilizar um step-up ring 67-77 para a 17-50.
 
O filtro é jeitoso, tenho precisamente nessa medida. Esse preço é que acho muito bom, se o conseguires a esse preço, aproveita.

Tens 3 fotos na minha galeria feitas com esse filtro. Não notei perda de nitidez, mas ainda não utilizei muito.
 
O filtro é jeitoso, tenho precisamente nessa medida. Esse preço é que acho muito bom, se o conseguires a esse preço, aproveita.

Tens 3 fotos na minha galeria feitas com esse filtro. Não notei perda de nitidez, mas ainda não utilizei muito.

O preço é 32,90€ na Amazon, no Ebay custa menos 1€ mas prefiro comprar pela Amazon. Vou dar um salto na tua galeria.
 
Back
Topo