FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

Já as tinha visto, mas não me lembrava que tinham sido tiradas com este filtro. Sendo assim vou encomendar este filtro e espero que o venha a utilizar bastante.
 
Só um pormenor, o meu é o slim... Não sei se é a esse que te referes... Porque é mais caro.

Com o slim não tenho vinhetagem mesmo nos 11mm da minha Tokina. Tem isso em atenção.
 
@CuttyShark
Pelo preço, esse deve ser o normal. As diferenças entre esse e os PRO que eu e o Filipe temos, se bem me recordo, são o multi-coating e ser/não ser de formato Slim.
O mais barato de todos tem um anel de espessura comum e não tem o revestimento, pronto.

EDIT: Acho que pelo meio ainda há Slim sem multi-coating (MC)


Eu também esperava dar-lhe muito uso, mas... :biglaugh:
 
Ainda não percebi as vantagens de o filtro ser slim, de qualquer forma já fiz a compra e logo vejo os resultados. Se não gostar posso sempre devolver.
 
Bom...é simples: menor probabilidade de vinhetagem com lentes mais wide. E, com isso, às vezes até dá para colocar mais do que um filtro.

Já o multi-coating é a parte do costume...prevenir flares. A versão mais barata do filtro tem um anel de espessura normal e não tem multi-coating.
 
Ok, não tinha pensado que um filtro pudesse causar vinhetagem devido à espessura. De qualquer forma as fotos que pretendo tirar serão com aberturas pequenas, penso que esse problema não se coloca.
 
Não tem a ver com a abertura mas com a distância focal. A 11mm o filtro pode começar a "aparecer" na imagem e ficar com cantos pretos. Mas geralmente é algo que se resolve em PP. Provavelmente encontras exemplos na net.
 
Não vale a pena estar a pensar muito nisto antes de experimentar. Pode perfeitamente correr tudo bem e não haver vinhetagem nenhuma.

Essa vinhetagem a que te referiste agora é a da lente. No caso do filtro, ele não deixa de lá estar, portanto, se existir, continuará a surgir.

Às vezes, a vinhetagem dum filtro também pode ser resolvida com alteração do ponto de foco, aproveitando o focus breathing da lente.
 
Acabei de fazer um teste rápido, não noto qualquer vinhetagem nos 10mm tanto a F4 como a F8. Em relação à qualidade de imagem, flares, vou tentar testar amanhã com mais tempo.
 
Acabei de fazer um teste rápido, não noto qualquer vinhetagem nos 10mm tanto a F4 como a F8. Em relação à qualidade de imagem, flares, vou tentar testar amanhã com mais tempo.
É a ausência do multi-coating... (mas claro que isso também não faz milagres se a cena tiver muitas luzes)

Por acaso tinha curiosidade em saber como se portava o mais barato. Mas foi assim tão sujeito a flares, ou era o cenário que era complicado?
 
Bom dia, é possível utilizar o Haida ND10 slim em conjunto com o sistema Cokin P?
Há algum reverse ND gradient mais em conta, e qualidade idêntica, do que o Hitech?

Obrigado!
 
Back
Topo