FILTROS. Quais, como melhor utilizar, etc...

Tinha essa ideia, porque é igual ao meu ;)

Relativamente ao Hoya, creio, pelo que vou lendo, que também é uma aposta segura.

É um pouco mais caro que o Haida equivalente, mas é igualmente bom nos valores onde se insere.
 
Vivam

Procuro um polarizador de 77mm. Será que me conseguem ajudar?

Vai ser usado em situações difíceis de repetir e, algumas vezes, onde a luz não é tão boa quanto isso. Quero com isto dizer que prefiro comprar a melhor coisa do que chegar a casa e reparar que tenho um flare, por exemplo. O problema é que não sei por onde começar. As reviews que vejo pela net parecem-me fracas e as comparações parecem baseadas só em preço, isto é, não dizem propriamente grande coisa sobre porque ir para o mais caro.

Por mim, só escolho um mais barato se a diferença for estética ou mecânica (mais fino/alto se não me afectar).

Será para usar a 16mm (full frame) ou mais (caso isso importe).

Para já, os nomes que conheço são Hoya e B+W mas, em qualquer um dos casos, os nomes que vejo nas reviews são ligeiramente diferentes dos que aparecem nas lojas. Como não percebo as diferenças nos nomes, não sei sequer que modelos dessas marcas vejo.
 
(nao fui ver esses) por sistema falas de coisas como cokin? Um suporte que agarra varios filtros?

Prefiro mesmo so uma coisinha de enroscar... Alias, tirando uns ND, nao me estou a ver a comprar mais filtros.
 
Boas,

Agora com a mudanca para m4/3 tenho de pensar em filtros. Vou vender o meu kit Nisi V5 + 2 ND 100mm.
Vou comprar filtros ciculares para a 12-40, mas queria um Sistema quadrado com ND grads para poder perder mais tempo a fotografar do que a editar.

Vi os Cokin P (84 ou 85mm), ha algo mais dentro deste tamanho?
 
Boas,

Agora com a mudanca para m4/3 tenho de pensar em filtros. Vou vender o meu kit Nisi V5 + 2 ND 100mm.
Vou comprar filtros ciculares para a 12-40, mas queria um Sistema quadrado com ND grads para poder perder mais tempo a fotografar do que a editar.

Vi os Cokin P (84 ou 85mm), ha algo mais dentro deste tamanho?

Também ando de olho nos cokin P.

O meu pai tem um sistema da cokin lá em casa que usava na Pentax antigamente e ainda tem bastantes filtros para lá. Mas de qualquer das maneiras queria comprar ND e ND graduados para paisagem e devo mandar vir os dois kits que a cokin tem.

Alguém tem feedback dos filtros Haida? Pois são os únicos que encontro para Cokin P ND de 10 stops.
 
O tema certamente já foi debatido, mas o tópico vai longo, por isso desculpem lá a eventual repetição, mas...

Filtros ND (dou preferência à qualidade, mas que não seja preciso vender a máquina para comprar o filtro)
Vários de valor fixo ou um de valor variável? Vantagens e desvantagens.

Obrigado :)
 
Tenho ideia que os variáveis são piores opticamente (têm mais vidro) além de polarizarem a luz, coisa que podes não querer. Esta minha ideia é antiga, as coisas podem estar mudadas.
 
Como anda a oferta de mercado de filtros PL?

Passei as férias a trocar o meu Hoya Pro1D de uma lente para a outra, acho que esta na altura de comprar outro até pq o meu já está a começar a ficar riscado...

Hoya HD ainda é uma boa escolha? Os Gobe são alguma coisa de jeito?
 
Como anda a oferta de mercado de filtros PL?

Passei as férias a trocar o meu Hoya Pro1D de uma lente para a outra, acho que esta na altura de comprar outro até pq o meu já está a começar a ficar riscado...

Hoya HD ainda é uma boa escolha? Os Gobe são alguma coisa de jeito?
Encomendei ontem uns da amazon basics. São demasiado baratos para não experimentar. Posso dar feedback mais tarde.
 
Como anda a oferta de mercado de filtros PL?

Passei as férias a trocar o meu Hoya Pro1D de uma lente para a outra, acho que esta na altura de comprar outro até pq o meu já está a começar a ficar riscado...

Hoya HD ainda é uma boa escolha? Os Gobe são alguma coisa de jeito?
Alguma situação em particular que queiras que teste? Dos 14 aos 300mm. Estou sao imaginação para eles.

Sao um bocado grandes (cuidado com vinhetas) e o rodar do polarizador sabe a barato, mas roda e fica no sítio.
 
se tiveres outro CPL com que comparar, mete maquina no tripe e faz lock aos settings (WB e exposição) e testar com os dois. para avaliar se há color cast e qual dos dois corta mais luz.

tb podes testar contra o sol para avaliar reflexos.

no meu caso estou mais interessado em wide angle.
 
acabei por comprar uma Reflex Nikon D5600 AF-P 18-55 VR por 450aereos, nada mau,
eu preciso de um filtro ND variável para esta máquina...como sou iniciante, difícil encontrar e nem sei quais as compativeis...e aquelas que leio 55mm nem sei se se encaixam na minha, preciso de orientaçao onde comprar

e era mais pra utilizar em videos
ths pela ajuda
 
O tamanho dos filtros é um bocadinho "irrelevante", uma vez que podes usar os chamados "step up rings", que basicamente são adaptadores do tamanho X par ao Y. Como o nome indica, costumam ser para adaptar tamanhos mais pequenos para maiores.
Por exemplo, eu tenho filtros de 82mm de diâmetro numa lente de 67.

Qual é o diâmetro da tua lente?
 
O tamanho dos filtros é um bocadinho "irrelevante", uma vez que podes usar os chamados "step up rings", que basicamente são adaptadores do tamanho X par ao Y. Como o nome indica, costumam ser para adaptar tamanhos mais pequenos para maiores.
Por exemplo, eu tenho filtros de 82mm de diâmetro numa lente de 67.

Qual é o diâmetro da tua lente?

no corpo da maquina e na tampa diz ø 55mm

até procuei googlar por esse valor mas , mesmo assim,pouco aparece para a d5600 e, o que encontro, acabo por não saber se serve
 
A única coisa que tens que te preocupar, é com o diâmetro da lente, e não com a camera.

Se pensares em comprar mais lentes, que eventualmente tenham um diâmetro maior, o ideal é comprares já um filtro de diâmetro maior, e depois usares aneis adaptadores para tua lente actual. Desta forma, poderás usar o mesmo filtro em todas as lentes.
 
Back
Topo