Filtros: que marca comprar?

Daquilo que tenho encontrado pela net, os filtros da Cokin parecem-me ser bastante comuns... Contudo, encontrei algumas críticas menos positivas quanto ao seu desempenho (nomeadamente, uma tendência para "avermelhar" partes da fotografia).
Já tinha ouvido falar da Hoya... E hoje de manhã, encontrei a marca Lee...
Qual a vossa opinião sobre o assunto?

Cumprimentos,

Luís
 
Filtros são sempre a mesma dor de cabeça..
Se queres os melhores, são os Singh-Ray, o problema é que também são caros!
Os lee também não são maus, mas depende sempre de quanto dinheiro tens para gastar.
Eu acho que se deve investir em bons filtros e ter cuidado com a utilização para não se estragarem, mas nem sempre há dinheiro ou disponibilidade (não é fácil encontrar alguns tipos de filtros), e apesar de tudo a cokin é sempre a alternativa mais barata, e dá sempre para se fazer umas experiências até se ter a certeza do que se quer..

edit: Tinha-me esquecido de mencionar, mas todas as marcas de que falo usam o sistema P da cokin para encaixe, por isso, se quiseres vai procurando os anéis com o diâmetro que as tuas lentes precisam, olha que para alguns tamanhos e bem difícil de encontrar..
ps.. desculpa la o texto a branco..
 
Última edição:
o sistema cokin tem um bom preço perfomance/desempenho.. e é um sistema onde não nos temos de preocupar com diâmetros de encaixe dos filtros e eles acabam por não ser caros, pelo menos em termos de filtros ND e de degradê.

a questão é que os cokin não são nada de especial em termos de tratamento.
tal como não são nenhuns filtros baratos.

eu ando para comprar um CPL, mas da Hoya ou compro um Pro1 ou mais vale estar quieto.

comprei uns UV da Kenko bem baratos, só para proteger as minhas objectivas, basicamente ganhei flare a monte. o filtro da 50mm tirei-o logo, a óptica frontal tá lá ao fundo, não é fácil de se estragar/riscar.. para a 18-70 vou ter de comprar um filtro qualquer com tratamento, não volto é a gastar dinheiro em porcaria barata.
 
não volto é a gastar dinheiro em porcaria barata.

Pois... Essa é, na minha opinião, a grande conclusão... Mais vale investir em menos coisas mas que estas sejam de qualidade!
Vou ver o que consigo encontrar. O meu problema é que onde vivo não há grande oferta... Ainda ontem fui a uma loja de fotografia e ficaram a olhar para mim com ar de surpreendido quando comecei a falar de polarizadores circulares e lineares, de filtros quadrados e de enroscar... Enfim...
 
Vou ver o que consigo encontrar. O meu problema é que onde vivo não há grande oferta... Ainda ontem fui a uma loja de fotografia e ficaram a olhar para mim com ar de surpreendido quando comecei a falar de polarizadores circulares e lineares, de filtros quadrados e de enroscar... Enfim...

Provavelmente vais ter de encomendar pela internet, e vê bem os preços USA vs Europa, porque existem diferenças bastante grandes de preços nos mesmos filtros, por exemplo, quando andava à procura de filtros IR, lembro-me que eram bastante mais caros nos USA do que na Europa, o que geralmente se processa ao contrário em relação a material de fotografia.. E da maneira como o dólar anda, é bem provável que consigas bons preços por lá!
 
Provavelmente vais ter de encomendar pela internet

Tenho de ver os preços... mas provavelmente tens razão! A internet é a melhor opção (embora se tratem de coisas pequenas...).
Já agora alguma sugestão de sites? Tenho de confirmar se dá para confirmar directamente nas páginas dos fabricantes...
 
pessoal vou raptar aqui este tópico para uma pregunta, há filtros (polarizador pelo menos) para a DSc-h7 da Sony? sem serem os da própria marca existe?

e preços mais ou menos?
não consigo descobrir nada pelo google...desculpem!
brigado!
 
tens que saber qual o tamanho da objectiva, por acaso tb tive a ver mas para a fuji s6500 que tem 58 mm e ha um polarizador por 30 euros, eu ja vi outros polarizadores para outras maquinas muito mais caro que faco esta pergunta, por 30 euros sera uma coisa em condicoes?
 
pessoal vou raptar aqui este tópico para uma pregunta, há filtros (polarizador pelo menos) para a DSc-h7 da Sony? sem serem os da própria marca existe?

e preços mais ou menos?
não consigo descobrir nada pelo google...desculpem!
brigado!
Olá,

Para a SONY H7 só podes aplicar mesmo os filtros da marca, utilizando o adaptador por eles disponibilizado (a objectiva expande, logo não podes aplicar filtros normais).

Preços do protector e polarizador:

02179550 VF-74CP, 74MM CIRCULAR PL FI custa 85.86€ + Iva
02179750 VF-74MP, 74MM MC PROTECTOR custa 40.42€ + Iva
 
Olá,

Para a SONY H7 só podes aplicar mesmo os filtros da marca, utilizando o adaptador por eles disponibilizado (a objectiva expande, logo não podes aplicar filtros normais).

Preços do protector e polarizador:

02179550 VF-74CP, 74MM CIRCULAR PL FI custa 85.86€ + Iva
02179750 VF-74MP, 74MM MC PROTECTOR custa 40.42€ + Iva
eysha!
brigado!
esses preços são de que loja?
Não se esqueçam de comprar multi-coated. ;)

?:confused:
 
Tamanho dos filtros

Viva,
Tenho uma objectiva 18-70mm e, à curto prazo quero comprar uma na ordem de 10-20mm... A minha questão diz respeito ao tamanho dos filtros (nesse caso, de densidade neutra) que será melhor comprar: não sei bem que diferenças há entre um filtro série P, X-pro ou Z-pro... Creio que tem a ver com o tamanho, mas nao sei qual será mais adequado... Inclino-me para as duas últimas opções mas é mais um feeling do que outra coisa...
Já agora, gostava de saber algumas lojas online portuguesas onde poderia encomendar alguns acessórios pois aquelas que conheço são todas internacionais...
Abraço
Luís
 
À partida o sistema P chega..
Quanto a lojas, depende sempre do que marca andas à procura, mas não é fácil encontrar certos filtros em portugal, e provavelmente pagas bem mais do que se encomendares de outros lados do mundo.
 
Última edição pelo moderador:
http://www.bhphotovideo.com - já comprei quer na loja física quer online, 5 estrelas!
http://www.2filters.com/ - já vi recomendada várias vezes por profissionais em vários forums..

São ambas americanas, quanto a lojas europeias, é uma questão de procurar..

Viva,

Estou a pensar em encomendar umas coisas em http://www.bhphotovideo.com mas tenho uma dúvida: À entrada de Portugal, vou ter de pagar taxas?
De qualquer modo, acredito que sempre fique mais barato... Mas não gostava de ser surpreendido com um custo adicional...
Abraço
 
Back
Topo