Filtros: que marca comprar?

Ainda sobre filtros...

Há já algum tempo que procuro decicir-me em relação aos filtros de densidade neutra graduados que devo comprar para a minha Nikon D80 e aí vão mais algumas questões/dúvidas:

1) Actuamente, tenho uma lente 18-70mm, mas como planeio comprar uma 10-20, devo optar por um suporte cokin z-pro ou um suporte da Lee 4x4 (o da cokin deve ser mais barato,por isso inclino-me para esse). A minha questão é se estes dois suportes sao compativeis em termos de filtros? Isto é, os filtros cokin podem ser usados num suporte Lee e vice-versa?

2) E em relação ao tamanho dos filtros, os de 4x4 são suficientes? Ou a utilização de filtros 4x5 e 4x6 é recomendado? CUriosamente, num dos sites que consultei, os filtros 4x4 são mais baratos do que os maiores... Achei estranho...

3) Parece-me não haver dúvidas de que os filtros cokin costumam provocam colour cast (creio ser este o termo). Isto verifica-se apenas nos filtros da série P? Ou os da série Z-PRO apresentam o mesmo problema?

4) Por último, deduzo que a diferença entre os filtros Soft Edge e Hard Edge diga respeito à transição mais ou menos acentuada do efeito. Num filtro de densidade neutra, e para fotografar paisagens, haverá um deles que seja mais adequado/recomendado?

Abraço

Luís
 
Há. O resto já depende de filtro para filtro, e alguns são dispensáveis porque se conseguem reproduzir por software.

Os mais uteis penso que sejam:

UV/Skylite - Não mudam virtualmente nada na fotografia, são usados para proteger a lente.

Polarizador - É usado para eliminar alguns reflexos indejesados, aumenta a vivacidade das cores e acho que ajuda a equilibrar um pouco os níveis de luminosidade.

Densidade Neutra - Reduz a luz (escurece por assim dizer). É usado para se conseguir usar velocidades lentas em ambientes com muita luz.

Densidade Neutra de Gradiente - Reduz a luz em apenas metade do filtro. É usado quando tens um lado da foto com mais luz que outro e pretendes diminuir a diferença. Um uso comum é em paisagens, quando o céu fica demasiado claro, usa-se o filtro para equilibrar a luz do céu com o resto.
 
Atenção que em relação ao polarizador não sei se tudo aquilo é verdade, mas se virem fotos, por exemplo de paisagens (onde nem costuma haver reflexos), tiradas com polarizador, nota-se uma grande diferença nas cores e luz, a meu ver para melhor.
 
E o que é o multi-coated? E pol. circulares? Isto é, parece que vi uns que não podem ser rodados, no entanto os que conheço têm uma ranhura para o rodarmos... Serve para?

Outra coisa, os skylight/UV acabam por ser para proteger a lente apenas, certo? Mas já vi polarizadores sem rosca à frente logo nao o ia poder usar para proteger pelo menos este filtro, certo?

E filtros Hama? Servem?
 
Os que não podem ser rodados são lineares e não se usam com o digital. Os circulares rodam-se para ajustares o efeito ao teu gosto (depende dos reflexos que queres eliminar e da incidência da luz).

Multi-coated são filtros de melhor qualidade que não provocam tanto flare.

Se o filtro não tiver rosca à frente, não podes proteger. No entanto costuma-se proteger as lentes, não os filtros.

Os Hama são uma marca como as outras. Podem não ser tão bons, mas servir servem.
 
certamente nao e multi coated, onde o viste p/ 26€? na ***** tem um hama por 41€ (58mm) normal (nao multi coated)

ja tenho um Hama UV e é HTMC.
 
Back
Topo