Filtros UV para máquinas digitais

Biker_

Power Member
Alguém usa?
E então, na vossa opinião valem a pena?
Se alguém tiver, dá para por aí alguns exemplos de fotos tiradas com e sem o filtro, s.f.f.? ;)
Obrigado!
 
Ficam iguais. Esse filtro é só para proteger mecanicamente a lente e para evitar limpezas.
Um filtro que dá um efeito muito porreiro especialmente em fotos de paisagens é o filtro polarizador.
Um filtro vermelho em fotos de P&B tb é fixe mas nunca usei. Já vi o efeito e espero vir a tentar quando arranjar paciencia para comprar o filtro.
Tb gosto do efeito dos filtros ND em algumas situações. e outro a tentar.
Há 10 zilioes de outros filtros mas muitos perderam o itneresse com maquinas digitais (nem todos)
 
Os filtros UV são filtros ultravioleta, como dizem o nome, que servem para proteger o sensor da máquina da luz directa do sol. Outro nome para estes filtros pode ser (ou costuma ser) os Skylight.

Valem SEMPRE a pena pela protecção adicional. Não confundas protecção adicional, com protecção à prova de bala :) Continua a não ser conveniente apontar a objectiva directamente para o sol.. Lesões na retina, ou no sensor, não são tão pouco incomuns quanto se possa pensar...

Com e sem filtro, a foto é exactamente igual, como muito bem disse o timber.
 
O Skylight não é bem exactamente igual ao UV. O Skylight dá uma tonalidade mais quente às fotos. Não tem grande utilidade em relação ao UV hoje em dia por causa do balanço de brancos da máquina.
 
Eu uso um filtro UV na minha máquina digital(Fuji FinePix 602z) para proteger a lente. Assim esta está sempre com um vidro(o filtro) á frente da mesma...
 
Só para proteger, embora boa ideia, perde-se mta "compactez" da máquina.
Tinha visto num site qq que estes filtros actuavam tipo "oculos de sol", para não deixarem as fotos ficarem mtos cinzentonas devido ao excesso de luz solar.
Todos já devem ter reparado que se houver mta luz as fotos ficam meio cinzentas e se o sol aparecer na foto ainda pior, parece de noite...
Como corrigir estas faltas de cor? Pelo que dizem parece que afinal não é com os filtros UV. Há outro tipo de filtro solar?
 
As lentes modernas multi coated ja incorporam a filtragem UV portanto na generalidade dos casos esses filtros so servem mesmo para protecção mecanica

Biker_ isso que estás a descrever parece-me não ter a ver com filtragem. Parece-me que estas a constatar que nenhum sistema de medição de luz é perfeito. As fotos saem subexpostas porque o sistema de medição de luz é enganado. Não culpes a maquina. Nenhuma é perfeita. Dispara em Manual, tenta medição ponderada ao centro ou pontual ou entao dispara de qq maneira e corrige segundo o histograma. Já agora posta uma com esse sintoma por favor

Tenho quase a certeza que a unica coisa que as tuas fotos precisam é compensação positiva da exposição
 
Última edição:
E já agora que filtro UV aconcelham e onde comprar?? A lente é uma Nikkor 18-70 (67mm, axo ké isto)

Eu gosto geralmente de tirar fotos a paisagens/céus, algum filtro a ajudar as fotos?
 
Se fizeres ideia de comprar mais lentes no futuro o melhor e usares o tamanho das lentes pros da Nikon e da Canon (77mm) e metes em cada lente um step up ring permanente (uma simples argola metalica) para assim poderes partilhar os filtros sem chatiçes de tamanhos

Marcas boas? Hoya, B&W, Tiffen, Nikon.......... compra e multicoated.

Para as paisagens, ceu tenta um polarizador circular. Com o Photoshop tb podes fazer maravilhas. Procura no google actions para Digital Velvia. depois diz qq coisa ;)
 
timber disse:
Biker_ isso que estás a descrever parece-me não ter a ver com filtragem. Parece-me que estas a constatar que nenhum sistema de medição de luz é perfeito. As fotos saem subexpostas porque o sistema de medição de luz é enganado. Não culpes a maquina. Nenhuma é perfeita. Dispara em Manual, tenta medição ponderada ao centro ou pontual ou entao dispara de qq maneira e corrige segundo o histograma. Já agora posta uma com esse sintoma por favor

Tenho quase a certeza que a unica coisa que as tuas fotos precisam é compensação positiva da exposição
Está aqui um exemplo (foi redimensionado para não ficar um ficheiro tão grande):



Como podes ver toda a foto fica algo acizentada, em particular o céu que estava bem azulinho.
É este efeito que me refiro quando falo em excesso de luz solar.
 
As cenas muito claras enganam qualquer fotometro duma maquina
O histograma da tua ainda tinha uma boa margem para encher a direita
Tive a fazer umas mexidas rápidas na tua imagem
Acho que exagerei um pouco mas ve se gostas
Nao tens o RAW disso?

A A80 é uma máquina porreira
 
Última edição:
Acho que ficou um bocadinho viva/escura demais, mas mto melhor que a original.
A original parece uma imagem de uma TV antiga a preto e branco. lol

Com que programas fazes estas modificações?
O que é o RAW?

Yep, acho a máquina mto boa e tira fotos porreiras, embora eu ainda não me tenha dado ao trabalho de realmente aprender a trabalhar com aberturas e essas coisas... só tem este problema de quando há excesso de sol ficar assim tudo cinzento, mas isto secalhar nem é só esta máquina, talvez seja mm assim com todas, não?...
 
O RAW é o formato de dados bruto do sensor. Dá mais margem para mexer.
Geralmente mexo com o Photshop mas neste caso como não o tenho instalado no portatil usei o unico programa que tinha a mao mais ou menos decente o DPP da Canon
Se metesses um filtro polarizador nisso (regulando o efeito) conseguias nesse caso o efeito que queres
De facto esta um pouco escura. Eu gosto de cores fortes e contraste forte e ai exagerei um bocado no efeito

PS: Ve isto por exemplo
http://home.wanadoo.nl/rchr/r/pola/polarizer.html
 
Última edição:
Sendo assim o RAW deve ser um ficheiro... não, esta máquina não cria nada disso. Só mm os jpegs.

O que faz ao certo um filtro polarizador?
 
O polarizador, tira os reflexos e dá mais um pedaçinho de contraste, né?

Onde é que posso comprar um filter UV, polarizador e um IR(caso a pensar ainda...) ??

Timber, a principio a compra de uma lentes, não será para breve, tenho que poupar €'s para outras coisas.... Mas se esse "step up ring" não for mt caro, e se for mais acessivel dessa maneira, é td uma questão de €'s :P . Com esse adaptador, coloco em qualquer lente que não seja 77mm de maneira a poder usar os filtros de 77mm que são os mais usais, certo? Once more, onde comprar?


Quanto à parte do "googlar" vou investigar mais tarde... =)


Tenho que começar a ler/estudar mais coisinhas... A minha máquina deve de se sentir tão frustrada nas minhas mãos, tadinha :(
 
Parece-me que era isto que eu pretendia quando falei em filtro UV...

Numa pesquisa rápida encontrei filtros desde para aí uns 15€ até mais de 50€. Suponho que os resultados não sejam bem os mm com qq filtro. Deve haver materiais melhores que outros.

Há alguns filtros, de preferência não mto caros, que mereçam destaque?
 
Back
Topo