Fim da PSP?

dogspit

Folding Member
Could Sony Discontinue the PSP by the end of 2008?

Posted By: wraggster
Article from SCP

Lets rewind to March 24th, 2005, The PSP actually had a fairly decent launch, infact far better than maybe people had thought a handheld priced at $249.99 USD, It's Glossy black exterior complimented it's Gadget Sexiness, and it's Widescreen display dwarfed the small screen of both the Nintendo DS and the Gameboy Advance. It had created quite a buzz before it's release, and even Sony linkened it to a portable Playstation 2.

It would seem however the hype worm off soon after, the Launch games although not great, were not overly good (The only one I personally kept even was Lumines), and were often criticized for being nothing more than a port of Existing games (NFL Street 2 unleashed, Tony Hawk's Underground 2 Remix, Need For Speed Underground Rivals etc.). Sony's push to make the UMD succeed as a format for movies shortly fizzled out within a year as Studios slowly pulled support for the format, either discontinuing production, or simply bringing it to a trickle. Infact it's truly a shame what has happened with the PSP, for it's time as a console, either handheld or otherwise it offered unrivaled functionality (Photo's , Internet Browser, UI Customization Etc.) and it's multimedia capabilities I actually found appealing (I never found the need for an iPod because of the PSP).

It's hard to really say who failed who in this case, The consumer failed Sony because they didn't buy into the UMD as a viable movie format, and Sony failed the consumer with the Pricepoint. What is actually ironic however is that for quite a while the perception of Sony being king was a very rampant one indeed, infact a lot of the Anti-Sony rhetoric I've seen has been a fairly recent pheonomenon even if no one else recalls it as such. Although I think the UMD as a format was an important decision (better storage space for games and cut scenes as well as audio fidelity) it also caused many market analysts to group it into the same category as Betamax. There were hoever several other criticisms for the UMD on a handheld, primarily batery life and loading times were among the top concerns (I remember the port of Midnight Club 3 taking a full minute to load a level), and although the Nintendo DS had an overall weak launch in the US, it shortly gained by leaps and bounds over the PSP because of it's lower pricepoint ($249.99 USD) and it's hardy (although not quite as sexy) design that was more "child proof".

Although it should be noted that the PSP has not been a total failure, there are close to 200 games available for the platform, and new games are announced for it from time to time, the most Notable releases for this Year Infact are the New Silent Hill Origins and Final Fantasy VII Crisis Core, but as far are sales it's losing leaps and bounds to the Nintendo DS, and this is not just speculation.

According to NPD Numbers the total system sales to date as of December 2006 placed the PSP at only 6,700,000 Total units, whereas the Nintendo DS sits at a lofty 9,200,000, and although the Nintendo DS did have a 4 month leap over the PSP the future for this Lexus of portables seems numbered. Remember when Rockstar released Grand Theft Auto, Liberty City Stories on the Playstation 2? Well we now have a Playstation 2 version of Lumines in the oven, as well as a Tocobot, Mercury, and planned Loco Roco Port all headed towards the Playstation 2 and the reason couldn't be any more clear: They simply didn't make enough in sales on the PSP as a platform so developers took the next logical step, the PSP and Playstation 2 development kits share quite a few similarities, and making a port to the Playstation 2 was a sure bet to recoup the value.

Unfortunately I can only draw one conclusion, the PSP is at a plateau, the High priority releases right at the very end of it's life will not be enough to save it, and I honestly believe that we will see it peter out in a little over a year. Unfortunately there is not a whole lot that Sony can do to truly help the PSP without taking a tremendous loss (or more than they are taking at the moment), a price drop would further cripple any chance at the system being profitable and would likely be seen by developers as an act of desperation, and with sales slowing it is unlikely that Sony will be able to attract additional third part developers. All in all it is an abysmal outcome, but one that I believe Sony will atleast try to see through to minimalize thier loses, however I say my early farewell to this pioneer of Handhelds. I salute the PSP and all of it's contributions (it has certainly raised the bar for Handheld qualty in graphics and sound), and it's legacy will live on in my heart as it takes it's place in my heart with the Neo Geo Pocket, The Dreamcast, and The Sega CD.​

Para quem perceber um pouco de inglês, recomendo a leitura desta opinião do webmaster do portal Dc-Emu, pois representa uma análise muito lúcida e preocupante da situação actual da PSP.
O artigo é puramente especulativo, mas não deixa de levantar uma questão pertinente, visto que a PSP está longe de ter o sucesso esperado.
A meu ver a sony está a falhar em imensas coisas, mas vou referir apenas dois exemplos:

1º Jogos: Apesar de já haver no total uma oferta de aproximadamente 200 títulos, muito poucos tiveram uma boa taxa de sucesso...

2º Preços: A PSP está longe de ser uma portátil barata, assim como o preço de tudo o que lhe é relacionado (jogos, filmes, acessórios... etc).

Tudo isto e muito mais pode ser prenuncio de uma morte antecipada... :sad: Sinceramente espero que não. Continuo a gostar da minha PSP tal e qual quando a comprei no inicio.

Acho que é altura dos tipos da SONY abrirem os olhos e tomarem uma atitude, senão...:rcarton:

Pff, leiam e comentem :kfold:
 
Não existem jogos de qualidade/quantidade suficiente!? Não gozem comigo!
Devemos estar a falar de consolas diferentes...

Dêem uma olhadela a esta lista http://www.gamespot.com/games.html?...games&dlx_type=all&date_filter=12&sortdir=asc, onde poderão ver os melhores jogos (segundo a GameSpot) que saíram nos últimos 12 meses, em todas as plataformas.
Em 15 jogos apresentados, 3 são da PSP. A própria PS2 e a Nintendo DS têm ambas menos.

Agora, entrem neste link (do mesmo site) e confiram as notas dadas aos "Top Games" da PSP, apenas dos últimos 6 meses: http://www.gamespot.com/games.html?...=games&dlx_type=all&date_filter=6&sortdir=asc.

A PSP tem jogos suficientes e, acima de tudo, bons jogos! Deixem-se de tretas. Eu, que sou um esquisito para comprar jogos, tenho já 5 jogos (todos eles comprados, sem recurso a pirataria), e neste momento tenho outros 2 ou 3 na mira!

Penso que, a nível de jogos, não preciso de dizer mais. :)

Não, não sou um "fanboy" e não, a PSP não é perfeita. Aliás, está longe disso, tem muitos defeitos a corrigir.
Mas já num outro tópico fiz referência a alguns dos defeitos dela, por isso não me vou repetir.

Para mim, o grande problema está no... sim, já adivinharam... No preço!
E quando falo no preço, não me refiro somente ao preço da consola, mas também dos jogos.

Sejamos realistas. Comprar uma "mini-consola" por meia centena de contos, não é um luxo a que todos se possam dar.
E como se isso não fosse suficiente, cada jogo são €50 (ou mais) que saltam da carteira.
Não é fácil "mantê-la". E ter em casa uma consola sem jogos, é pura e simplesmente dinheiro empatado...

Por fim, se há coisa que me incomoda, são estes artigos "iluminados".
Não me interpretem mal, dou-lhe razão em, talvez, 60% daquilo que referiu no artigo. Agora, organizar o funeral da PSP num momento em que todos nós aqui no fórum, passamos horas e horas diariamente, especados a jogar um Tekken ou um GTA, etc... Haja paciência!
 
Não existem jogos de qualidade/quantidade suficiente!? Não gozem comigo!
Devemos estar a falar de consolas diferentes...

Dêem uma olhadela a esta lista http://www.gamespot.com/games.html?...games&dlx_type=all&date_filter=12&sortdir=asc, onde poderão ver os melhores jogos (segundo a GameSpot) que saíram nos últimos 12 meses, em todas as plataformas.
Em 15 jogos apresentados, 3 são da PSP. A própria PS2 e a Nintendo DS têm ambas menos.

Agora, entrem neste link (do mesmo site) e confiram as notas dadas aos "Top Games" da PSP, apenas dos últimos 6 meses: http://www.gamespot.com/games.html?...=games&dlx_type=all&date_filter=6&sortdir=asc.

A PSP tem jogos suficientes e, acima de tudo, bons jogos! Deixem-se de tretas. Eu, que sou um esquisito para comprar jogos, tenho já 5 jogos (todos eles comprados, sem recurso a pirataria), e neste momento tenho outros 2 ou 3 na mira!

Penso que, a nível de jogos, não preciso de dizer mais. :)

Não, não sou um "fanboy" e não, a PSP não é perfeita. Aliás, está longe disso, tem muitos defeitos a corrigir.
Mas já num outro tópico fiz referência a alguns dos defeitos dela, por isso não me vou repetir.

Para mim, o grande problema está no... sim, já adivinharam... No preço!
E quando falo no preço, não me refiro somente ao preço da consola, mas também dos jogos.

Sejamos realistas. Comprar uma "mini-consola" por meia centena de contos, não é um luxo a que todos se possam dar.
E como se isso não fosse suficiente, cada jogo são €50 (ou mais) que saltam da carteira.
Não é fácil "mantê-la". E ter em casa uma consola sem jogos, é pura e simplesmente dinheiro empatado...

Por fim, se há coisa que me incomoda, são estes artigos "iluminados".
Não me interpretem mal, dou-lhe razão em, talvez, 60% daquilo que referiu no artigo. Agora, organizar o funeral da PSP num momento em que todos nós aqui no fórum, passamos horas e horas diariamente, especados a jogar um Tekken ou um GTA, etc... Haja paciência!

e logo agora que anunciaram que 20 milhões de psps ja foram vendidas em dois anos
http://playstation.ptgamers.com/noticia.asp?id_noticia=1597
 
Para mim o grande problema da PSP é como já foi dito, o preço. Não há dúvida que se ela custasse o mesmo que uma DS que havia muita mais procura...Agora tamos a ir para algo que é muito mais caro...É um investimento bem grande..PAra pessoal mais novo por exemplo...
Depois há também os problemas que ela teve e tem..Dead Pixels...E cenas do género...Mas de resto é uma grande consola.
 
K tretas pa! Montes de jogos, e qual é o problema de serem ports?? Desde que o jogo seja bom..
O k tem safado a SCE são as vendas de ps2 e psp.

Quanto a DS, nem brinquem. A minha prima teve uma no Natal e dps de olhar para aquilo nao dava 50€ por ela, aida para mais nao gosto da maior parte dos titulos. Quanto à PSP, o que é bom paga-se, voces querem as coisas de borla.. O que é estupido é o preço dos jogos, isso é k é triste.
 
Eu tenho titulos excelentes para a psp, acho que a qualidade dos jogos não é problema, sebem que ha aí grandes trampas. é o preço das coisas, da consola jogos etc... mas se querem que vos diga se nao deixasse caír comprava outra de novo :)
 
Vamos la ver... Não é só o preço da consola! Um dos problemas centrais referidos é que comparativamente com a DS (que eu não acho nada de especial e até feia), a PSP não vende jogos, filmes, seja o que for em quantidade suficiente, para que a Sony a considere rentavel. É dado o exemplo de jogos como o Liberty City Stories que foi readaptado para a PS2 para que a editora recuperasse um pouco o investimento que foi feito. E no entanto é um bom jogo. Em Portugal a PSP até pode ter algum sucesso. Mas nós somos uma gota de água nas vendas e a grande fatia do bolo está nos Estados Unidos e na Ásia. Isto é um pouco como aquele ditado... paga o justo pelo pecador porque por melhor sucesso que tenha cá o que interessa à sony são os outros mercados onde existem mais potenciais consumidores e é sobretudo na américa que está tudo muito mau. Para mim a maior parte da estratégia de marketing da PSP está a ser mal conduzida. A saída que eu vejo para esta situação é a sony perder algum dinheiro e meter a consola mais barata tipo 150€ e tentar massificá-la ao máximo, mas aí a situação pioraria porque deixaria de ter toda a rentabilidade e começava a dar prejuízo (que actualmente já dá). E claro, uma coisa que dá prejuizo não interessa a ningém, e a sony pouco se importará com aqueles que gostam da PSP como nós, e gradualmente poderá descontinuar/ matar a PSP e apostar mais na PS3. Também temos de considerar os rumores de uma possivel remodelação da PSP que ainda não foram confirmados e pode ser decisivas nesta questão.
Acho ridiculo o sistema dos jogos chegarem a Platinum tão devagar e a preços altos. Na PS2 passado 6/12 meses os jogos chegam a platinum. E em portugal a oferta de jogos não é assim tão grande, e dos que estão disponíveis na minha opinião no presente só escapam praí uns 15 jogos. O resto ou são jogos muito banais e batidos ou então são autenticas banhadas.
 
Última edição:
Parece-me que nunca olharam...ou tocaram numa DS LITE....é que a PSP não tem comparação com a DS LITE...nisso estou de acordo com o que foi dito...e sim..tambem preferia que a DS LITE custa-se 50€..e ai sim podiam crer que a PSP ia desta para melhor..alias eu neu compreendo o porque de tanta comparação com a DS..uma serve para jogar, a outra para fazer "coisas".

opiniões....
 
:-D
Parece-me que nunca olharam...ou tocaram numa DS LITE....é que a PSP não tem comparação com a DS LITE...nisso estou de acordo com o que foi dito...e sim..tambem preferia que a DS LITE custa-se 50€..e ai sim podiam crer que a PSP ia desta para melhor..alias eu neu compreendo o porque de tanta comparação com a DS..uma serve para jogar, a outra para fazer "coisas".

opiniões....

"Coisas" lol, a psp serve para TUDO!!e tem grandes jogos mesmo! eu até agora nunca jugei numa DS mas tb pra fazer jogos tipo sudoku (brain training) compro uma revista com palavras cruzadas e pra jugar jogos como Nintendo dogs compro um tamagochi nos chineses!:-D

Opa pra mim a psp é uma grande consola e inda tem todos os extras multimédia!pra mim o problema é a pirataria, e eu tb a faço por que não tenhu dinheiro pra dar 60€ por um jogo qe depois posso nem gostar...o problema acho qe são memo o preço dos jogos, se cada jogo custasse 15/20/25 € no máximo o ppl não andava todo a jogar jogos piratas...
 
Nem me vou dar ao trabalho de ler... Não se acaba assim com uma consola, mesmo que a psp não venda tanto como o esperado, está a vender muito e não é propriamente um falhanço.

A sega, morreu em parte por ir criando consolas e acessorios que ao fim de pouco tempo eram abandonados e com isso perdeu a confiança dos clientes. A sony não deve ser burra para fazer uma dessas.
 
A minha opiniao é a seguinte:

Já tive (tenho, mas emprestei-a...talvez para sempre), e digo-vos uma coisa é horrivel jogar qualquer coisa que seja nesta consola...

Tive 3 jogos, o GTA LC, o Ridge Racer e o NFS MW...Nenhum, mas mesmo nenhum me cativou...acho que a sony conseguiu fazer a consola menos ergonomica de sempre...
 
Para jogar o que se joga na PSP...compra-se 1 PS2 que e só pelo menos 50€ mais barata e tem 1 jogo!!
E com os 50€ que poupas compras 1s quantas revistas de sudoku e tens o melhor de 2 mundos!! ja viste? Os jogos da PSP e da DS!!



:-D

"Coisas" lol, a psp serve para TUDO!!e tem grandes jogos mesmo! eu até agora nunca jugei numa DS mas tb pra fazer jogos tipo sudoku (brain training) compro uma revista com palavras cruzadas e pra jugar jogos como Nintendo dogs compro um tamagochi nos chineses!:-D

Opa pra mim a psp é uma grande consola e inda tem todos os extras multimédia!pra mim o problema é a pirataria, e eu tb a faço por que não tenhu dinheiro pra dar 60€ por um jogo qe depois posso nem gostar...o problema acho qe são memo o preço dos jogos, se cada jogo custasse 15/20/25 € no máximo o ppl não andava todo a jogar jogos piratas...
 
Parece-me que nunca olharam...ou tocaram numa DS LITE....é que a PSP não tem comparação com a DS LITE...nisso estou de acordo com o que foi dito...e sim..tambem preferia que a DS LITE custa-se 50€..e ai sim podiam crer que a PSP ia desta para melhor..alias eu neu compreendo o porque de tanta comparação com a DS..uma serve para jogar, a outra para fazer "coisas".

opiniões....

São opiniões obviamente. Eu gosto da consola que mais me satisfaça e nem ligo a marcas, e neste aspecto a PSP satisfaz-me plenamente. Acho a PSP uma consola mais adulta que nos permite bastante mais disfrutar de todas as suas capacidades, enquanto que a DS é uma consola mais virada para a camada infantil, com jogos cheios de bolinhas, bonequinhos saltitões, RPG's cheios de histórias coloridas.
Até aqui nada de novo, pois esta ideia não é nova. Sempre foi assim com a Nintendo, e não é por isso que os jogos não deixam de ser divertidos, quanto mais não seja para um gajo mais velho se recordar dos tempos de infância.

Para ser sincero gostava se ter uma DS comprada em 2ª mão, mas apenas porque sei que conseguiria copiar todos os jogos que sairam até ao momento, com os 24Mbits/s que temos hoje em dia, apenas num único dia se assim quisesse, e assim dessa forma podia experimentar e apaga-los.

Opiniões apenas. Nada mais.
 
Toda a gente diz que a DS é para putos, que os jogos da Nintendo são para canalhada...and so one..mas o que é certo é que quem compra PSPs são os putos...
Por onde quer que vá vejo 1 puto com 1 na mão e quando falo em putos são mesmo putos...miudos que não teem mais de 10 anos..

A DS faz tudo o que a PSP faz...menos correr jogos da PS2....

Mas não digo que com isto seja 1 ma compra, porque não e..simplesmente cada 1 deve ter em conta o que quer jogar!!

Agora quando dizem que a DS é para putos....come one...
 
Toda a gente diz que a DS é para putos, que os jogos da Nintendo são para canalhada...and so one..mas o que é certo é que quem compra PSPs são os putos...

Bom, no meu local de trabalho temos vários gajos com PSP's. Anda tudo nos 20's e muitos e 30's e poucos. DS's nem uma, e olha que somos várias dezenas...
 
Não digo que não..eu próprio estive para a comprar...quando comprei a DS!
Simplesmente axo que não se deve generalizar..a maior parte do pessoal que diz que a DS é para putos nem sabe que jogos ha para esta plataforma!! Mas porque teem cores muito vivas e personagens "engraçadas" pumba..é para putos..se tivesse 1 gajo que anda a mafiar carros e aos tiros ja não era para putos...
 
:-D

"Coisas" (...) pra mim o problema é a pirataria (...)
Não vamos por aí, porque se fosse assim os GameBoys e DS's já teriam "morrido" à nascença, tal é a facilidade de copiar um jogo e de o jogar com o devido harware.
É tão fácil, tão fácil que, a juntar ao facto do ficheiros serem tão pequenos, até numeram os jogos à medida que vão saíndo na net, e não por isso que as consolas deixam de ter tanto sucesso e de dar tanto lucro a nível mundial.
 
Não digo que não..eu próprio estive para a comprar...quando comprei a DS!
Simplesmente axo que não se deve generalizar..a maior parte do pessoal que diz que a DS é para putos nem sabe que jogos ha para esta plataforma!! Mas porque teem cores muito vivas e personagens "engraçadas" pumba..é para putos..se tivesse 1 gajo que anda a mafiar carros e aos tiros ja não era para putos...

hehehe! :P Certo. Concordo contigo.
 
Por amor de Deus!
Outra vez a história da Nintendo DS é que não... Já chega!

Deixem-se de ataques à Nintendo e comparações absurdas e inúteis. Não é isso que está aqui em questão. Por favor, limitem-se a discutir o artigo deste tópico. A DS não é para aqui chamada.
Façam criticas construtivas. :)

Para mim a maior parte da estratégia de marketing da PSP está a ser mal conduzida.
A saída que eu vejo para esta situação é a sony perder algum dinheiro e meter a consola mais barata (...) e tentar massificá-la ao máximo, mas aí a situação pioraria porque deixaria de ter toda a rentabilidade e começava a dar prejuízo (que actualmente já dá).

(...) a sony pouco se importará com aqueles que gostam da PSP como nós, e gradualmente poderá descontinuar/ matar a PSP e apostar mais na PS3.

Acho ridiculo o sistema dos jogos chegarem a Platinum tão devagar e a preços altos. Na PS2 passado 6/12 meses os jogos chegam a platinum.

Dogspit, em poucas linhas, disseste tudo (ou quase tudo).
Sem mudanças de mentalidade, que se reflictam em profundas alterações, para mudar o curso da situação actual, penso que não vamos a lado nenhum.

(...) digo-vos uma coisa é horrivel jogar qualquer coisa que seja nesta consola...

(...) acho que a sony conseguiu fazer a consola menos ergonomica de sempre...

Adoro quando se generalizam as coisas desta maneira. Torna tudo tão simples...

Nem me vou dar ao trabalho de te perguntar o porquê... Vir para um tópico lançar postas de pescada, sem quaisquer argumentos que justifiquem o teu desagrado, é dizer mal por dizer.

Mas pegunto-me, porquê comprar um produto, que à partida não é realmente desejado!?
Ou só te apercebeste que ela não prestava, depois de comprado o terceiro jogo? :-D
 
Back
Topo