Fim de vida para GPU lançados agora?

José Alberto

Power Member
Fim de vida para GPU lançados agora?

O moinho dos rumores vira-se, agora, para a Nvidia. Segundo o site HardOCP, alguns GPU lançados agora pela empresa poderão ser descontinuados já em Junho.

Por vezes, os ciclos de lançamentos no mercado das placas gráficas podem ser verdadeiramente alucinantes. O site HardOCP afirma que as recém lançadas GeForce 9800 GX2 e GeForce 9800 GTX, da Nvidia, poderão ser descontinuadas já em Junho ou Julho, dependendo do sucesso destes modelos. Se tal for verdade, isto significa que estes modelos teriam uma vida útil de três ou quatro meses, um valor mínimo mesmo para o mercado das placas gráficas de alto desempenho. Por outro lado, se o GPU RV700, da AMD, se revelar um produto com desempenho suficiente para se tornar uma ameaça, a Nvidia poderá lançar uma 9900 GTX para continuar a liderar o desempenho no mercado 3D doméstico.

in Exame Informática

:eek:
 
Não me admirava nada, o G92 em Junho faz 9 meses, no seu tempo de vida foram criadas várias soluções (8800GS, 8800GT, 8800GTS, 9800GTX, 9800GX2), pelo que faz todo o sentido ser lançado um novo chip.
 
Pois, mas a questão não é o G92 ter ou não 9 meses, mas sim o pessoal investir numa 9800X2 e ter apenas 4-5 meses de reinado como end of the line, comprando após a saida desta!

Comparemos então com a 8800GTX e contemos os meses que ela esteve lá em cima... :rolleyes:
 
O que me parece mais estranho é a NVIDIA andar a reboque da ATI. Andam a "inventar" placas tipo sucedanio da 8800, sempre em resposta ao que a ATI faz, e a cada lançamento esta aproxima-se mais um pouco do topo, tendo já limpo todos os outros segmentos- baixo medio, medio/alto...


PS: por mim só mudo de placa quando por menos de 200€ puder correr o Crysis very high fluido (com mínimos de 30 fps ) - e chega-me uma resolução de 1280x1024
 
Última edição pelo moderador:
Boas Tardes,

Com a actual politica da nvidia, a mesma arrisca-se a dar um tiro no seu próprio pé...

Para quem não sabe, 8800gtx, 8800gts512, 9800gtx, é tudo praticamente igual em performance. Ganhando as ultimas em baixas resoluções e a primeira em alta resoluções e filtros.

Pouco se evoluiu... teve que a nvidia meter 2 gpus lado a lado para conseguir bater a ultra...

A ATI, lançou entretanto a geração 3xxxx que para quem não sabe está a ser muito bem sucedida, tendo respostas a todas as gamas da nvidia, com melhores preços.

Para quem diz que é uma melhor compra uma 9800gtx que uma 3870x2, desengane-se... Quem já leu reviews sérias relacionadas com a 3870x2 sabe que a placa consegue ultrapassar a performance de uma ultra.

No entanto para os que dizem que não é possível ter uma powerhouse com ati, pode muito bem pegar em 2 delas e meter em CFx usando a plataforma chipset intel (a melhor do mercado), criar um dos melhores sistemas do mercado...

4 GPU´s vs 2 GPU´s praticamente ao mesmo preço...

Mais simples não poderá ser...

Cumprimentos,

LPC
 
PS: por mim só mudo de placa quando por menos de 200€ puder correr o Crysis very high fluido (com mínimos de 30 fps ) - e chega-me uma resolução de 1280x1024

Boas!!!

Crysis é o exemplo típico de um jogo pessimamente mal optimizado para correr no hardware.
Basta ver que todas as especificações e reports dados pela crytek eram falsos, pois o jogo não é jogável numa resolução decente no windows vista com very high activado... e isto sem filtros de correcção de perspectiva e de escadeamento.

Queres bons motores?

Unreal Engine 3, COD4 Engine e Source Engine

Muito dificilmente jogaras assim na próxima geração ao preço que falas... Espera mais uma geração alem da próxima e já terás mainstream com capacidade para correr bem o crysis.

Cumprimentos,

LPC
 
Não se metam ja a desviar a thread para assuntos da ATi vs nVidia... va la

Boas!

Tens toda a razão!

Em relação ao assunto em epigrafe, é totalmente verdade... a nvidia precisa de escoar stocks de g92 que foram feitos para os sucessivos lançamentos...

Como já foi dito esta versão do gpu já tem 9 meses, e quando saiu já foi mais uma opção de recurso para ganhar mais percentagem de lucro e não tanto porque o mercado precisava.

A meu ver quem agora comprar placas deles com uma ideia de trocar para a próxima geração, deverá aguardar até a Setembro/Outubro, data em que vão estar disponíveis a próxima geração de gráficas de ambas as marcas.

Cumprimentos,

LPC

cod4 e nvidia, brutal junçao :D

Errado...

COD4 e DX9 = Combinação bem feita...

Ambas as marcas tem sido bem sucedidas com a performance do jogo...

Como diz na publicidade...

Bom código na mão de quem sabe, dá bons produtos...

Cumprimentos,

LPC
 
Última edição pelo moderador:
Pois, mas a questão não é o G92 ter ou não 9 meses, mas sim o pessoal investir numa 9800X2 e ter apenas 4-5 meses de reinado como end of the line, comprando após a saida desta!

Comparemos então com a 8800GTX e contemos os meses que ela esteve lá em cima... :rolleyes:

Ficaste "triste" quando a 8800 GS foi substituída pela 9600 GT, meros 2 meses depois do lançamento da primeira ?

Sinceramente, não percebo esta atitude.
A Nvidia sempre habituou o mercado a períodos de tempo relativamente curtos entre cada geração ou "meia-geração" de placas high-end e performance/mainstream.
Não é nada de novo.


Já agora, quanto tempo é que passou entre a ATI X1800 XT e a X1900 XT ? Refresquem-me a memória...
 
Back
Topo