Fim de vida para GPU lançados agora?

O engraçado é mesmo a fonte:

Exame Informática

No texto que coloquei aparece a fonte:

NVIDIA GPU End of Life Rumors
For those wondering if the almost-just-launched GeForce 9800 GX2 would be sticking around for a while, don’t bet on it. Seems as if it will go EOL somewhere around the end of June or July, depending on sales, or lack thereof. The just-launched GeForce 9800 GTX will be evaluated for EOL in the same time frame. Should AMD’s RV700 performance look to be a threatening part to Team Green, we will then see the “9900 GTX” be brought to life. So this would all seem to tell us that we should expect AMD’s next-gen Radeon around the end of Q2 / beginning of Q3 time frame…this year. The ever-popular GeForce 8800 GT will be renamed the 9800 GT and be given some of the additional, but not yet functional features of Hybrid SLI. There will be some lower end migrations of 8600 series parts to GDDR3 memories and they will get bumped to 9500 series names. And certainly the GeForce 9600 GT will be left the hell alone through year end in order to continue its marathon sales crusade! And some of those 100,000 “8800 GS” GPUs are still floating around after having been out of the reach of even folks with 10 foot poles…enter the GeForce 9600 GSO (Gpu Still Offensive?).

http://www.hardocp.com/news.html?news=MzE1NjYsLCxoZW50aHVzaWFzdCwsLDE=

E um tópico dedicado ao assunto:

http://www.hardforum.com/showthread.php?t=1292199

Se a revista fosse PCGuide ou Paella Digital teria mais credibilidade :p ?

Tenho gostado do debate, e apesar de alguns comentários que respeito, vou mudar de placa gráfica na mesma. Quanto ao comportamento, neste caso, da NVIDIA, sempre haverá quem compre as novidades ou esteja disposto a fazer trocas por diversos motivos. O que pode muito bem acontecer é a mesma situação entre o XP e o Vista, onde muitos não quiseram actualizar o SO porque o XP chegava (e sobrava) perfeitamente. Quem no seu perfeito juizo troca uma 8800GTX ou Ultra por uma destas 9XXX?
 
Esta noticia acaba por ja nao admirar a quase ninguem...antigamente de quanto em quanto tempo saia novo hardware?!!?!?
demorava praticamente um ano para ser descontinuado...
agora com os custos de produção e a concorrencia sempre em cima...
sempre a darlhe...chama-se a corrida da tecnologia...e quem tiver o melhor e mais recente e que ganha!
 
O G80 foi de facto um excelente chip... o que a Nvidia anda a fazer neste momento é o mesmo quando a ATI lançou placas depois do chip R300, uma vez que a Nvidia durante essa fase não foi competitiva.
 
Realmente este mercado é interessante :)

Com uma hd3870/8800gt (150€-200€) é possível jogar todos os jogos, a altas resoluções, em setting high e sem quebras, mas mesmo assim há sempre quem queira mais e melhor hardware, não vendo que o software não está a acompanhar. crossfire, sli, 3-way sli, placas com dois núcleos, para mim é tudo um desperdício de dinheiro, não é por mais 5 frames que o jogo se torna melhor, não é por ter uma resolução enorme que torna o jogo mais apelativo.

É claro que há sempre os entusiastas e os jogadores profissionais, as pessoas do meio que têm gosto/necessidade de ter máquinas mais potentes, mas mais de 99% da população não está preocupado com estas movimentações.

Pessoalmente não vejo necessidade na criação de tanta variedade de gráficas, especialmente da mesma marca, já que estas acabam muitas vezes de nem ter o seu espaço próprio, acabando por colidir com placas mais antigas, temos como exemplo a 9800gtx que ao preço que está, ninguém com bom senso a irá comprar em detrimento de 8800gts, muito mais barata e praticamente com o mesmo desempenho.
 
Última edição:
não é por ter uma resolução enorme que torna o jogo mais apelativo.

Esqueces-te que nem todos têm monitor de 19", há alguns com monitores de 23/24" que uma resolução 1280x768 fica uma real cagada!

A unica coisa que tenho contra a 9800GTX é que não é uma verdadeira nova-geração mas o preço torna-a bastante apetecivel mesmo que dure 4 meses pois com ela consegue-se jogar bastantes jogos a 1920x1200, não acredito que os que comprem agora que daqui a 4 meses a deitem fora porque também não acredito que a nova geração da nvidia faça esquecer a performance da mesma, quanto muito será 2x mais rápida, e já estou a ser bastante ambicioso.
 
NVIDIA GeForce 8800 GS Rebranded to 9600 GSO


NVIDIA’s lack of marketing for the 8800 GS meant that it didn’t really catch on particularly well when it was first launched. However, the company is now planning to try and rectify this by rebranding it as the GeForce 9600 GSO according to Expreview. Assuming the current price remains more or less the same, this card should sell for a little below the 9600 GT and offers similar performance levels.

Expreview

cumps
 
Última edição:
É o que faz não haver uma concorrência forte por parte da ATI, a Nvidia passeia o quanto quer e dá-se ao luxo de lançar gerações novas de placas que praticamente nada acrescentam à geração anterior, basicamente é só mudar o nome.

E por incrível que pareça há pessoas contentes pelo actual estado da AMD/ATI, devem gostar de pagar mais para ter basicamente a mesma coisa.

Só espero que a AMD/ATI se levante o mais cedo possivel para haver concorrência, que isto assim não dá.
 
;)
A minha 8800 GTX continua a dar cartas portanto não vou correr atrás de uma 9800, de uma 9900, de uma, 2000 e por ai fora.
Somente quando os fps dos jogos quase todos baixarem para os 20 é que sim mudo gráfica e cpu.

E falando da hipótese de as actuais GPUs morrerem eu digo: A informática nunca para e uma coisa que sai hoje amanhã já está ultrapassada.
As pessoas é que tem que saber se o hardware que tem chega para o que querem fazer com o pc.

eu tenho um pc, dois PCs para ser mais exacto, baseado num AMD xp 2400+, 1 GB de ram e uma Nvidia Geforce 6600 GT e chega perfeitamente para aquilo que o pc está a ser usado.
A Nvidia continua a ter as gráficas Topo e é evidente que uma resposta por parte da ATI terá uma contra-resposta por parte da Nvidia.
 
É o que faz não haver uma concorrência forte por parte da ATI, a Nvidia passeia o quanto quer e dá-se ao luxo de lançar gerações novas de placas que praticamente nada acrescentam à geração anterior, basicamente é só mudar o nome.

E por incrível que pareça há pessoas contentes pelo actual estado da AMD/ATI, devem gostar de pagar mais para ter basicamente a mesma coisa.

Só espero que a AMD/ATI se levante o mais cedo possivel para haver concorrência, que isto assim não dá.


e assim vai continuar, o objéctivo da AMD/ATI é competir em preço/performance.
 
É o que faz não haver uma concorrência forte por parte da ATI, a Nvidia passeia o quanto quer e dá-se ao luxo de lançar gerações novas de placas que praticamente nada acrescentam à geração anterior, basicamente é só mudar o nome.

E por incrível que pareça há pessoas contentes pelo actual estado da AMD/ATI, devem gostar de pagar mais para ter basicamente a mesma coisa.

Só espero que a AMD/ATI se levante o mais cedo possivel para haver concorrência, que isto assim não dá.

Mas a AMD já se está a levantar. Está a vender mais e a aumentar o seu market share. Pode não ter a gráfica mais poderosa, mas tem das melhores opções em qualidade-preço.
 
Mas a AMD já se está a levantar. Está a vender mais e a aumentar o seu market share. Pode não ter a gráfica mais poderosa, mas tem das melhores opções em qualidade-preço.
O problema são os drivers: São bem mais fracos que os da nvidia e por isso ainda não conseguem explorar o potencial que as gráficas tem para oferecer.
 
O problema são os drivers: São bem mais fracos que os da nvidia e por isso ainda não conseguem explorar o potencial que as gráficas tem para oferecer.

Boas!

E em que é que te baseias para poderes afirmar que os drivers são bem mais fracos?

Será porque a ati, não lança carradas de betas atrás de betas ?

Digamos que o controlo de qualidade da ati é bem superior... pois todas as releases trazem melhoramentos palpáveis...

Cumprimentos,

LPC
 
Realmente este mercado é interessante :)

Com uma hd3870/8800gt (150€-200€) é possível jogar todos os jogos, a altas resoluções, em setting high e sem quebras, mas mesmo assim há sempre quem queira mais e melhor hardware, não vendo que o software não está a acompanhar. crossfire, sli, 3-way sli, placas com dois núcleos, para mim é tudo um desperdício de dinheiro, não é por mais 5 frames que o jogo se torna melhor, não é por ter uma resolução enorme que torna o jogo mais apelativo.

É claro que há sempre os entusiastas e os jogadores profissionais, as pessoas do meio que têm gosto/necessidade de ter máquinas mais potentes, mas mais de 99% da população não está preocupado com estas movimentações.

Pessoalmente não vejo necessidade na criação de tanta variedade de gráficas, especialmente da mesma marca, já que estas acabam muitas vezes de nem ter o seu espaço próprio, acabando por colidir com placas mais antigas, temos como exemplo a 9800gtx que ao preço que está, ninguém com bom senso a irá comprar em detrimento de 8800gts, muito mais barata e praticamente com o mesmo desempenho.

Eu tenho uma 8800 gt e não jogo o crysis em high. A 1680*1050 jogo em medium, em high por vezes tenho algumas quebras ( menos de 20 fps ) , e detesto isso. Daí ser preferível para mim jogar em medium. Portanto sim, se tivesse € para gastar compraria certamente coisas mais potentes..
 
Última edição:
Eu tenho uma 8800 gt e não jogo o crysis em high. A 1680*1050 jogo em medium, em high por vezes tenho algumas quebras ( menos de 20 fps ) , e detesto isso. Daí ser preferível para mim jogar em medium. Portanto sim, se tivesse € para gastar compraria certamente coisas mais potentes..

crysis = horrível optimização, toda a gente sabe disso, normalmente é considerado um jogo à parte. Em relação a todos os outros jogos mantenho a minha afirmação.

Esqueces-te que nem todos têm monitor de 19", há alguns com monitores de 23/24" que uma resolução 1280x768 fica uma real cagada!
Claro, mas hoje em dia quem é que tem um monitor de 23/24? Nem 1% das pessoas. obviamente que para esses monitores, já se entende a compra de uma gráfica mais potente, quem gasta 400€ num monitor tb pode gastar 400€ numa gráfica. Eu estava a falar da generalidade das pessoas, obviamente que há sempre um nicho de mercado mais exigente, mas para a maioria das pessoas (99%) uma 8800gt/hd3870 chega para pelo menos mais 2 anos.

edit: eu tenho 1 pc com uma radeon 9600 e até bem à pouco tempo corria todos os jogos sem problemas, não vejo qualquer necessidade de mudar de gráfica de 6 em 6 meses. os jogos rodam à mesma.
 
Última edição:
A minha 8800gt vai durar 2 anos... ou mais.

Vou poder até lá com certeza jogar todos os jogos com bastante qualidade.

O resto que sai ou está para sair são meras noticias e novidades que reconheço gosto de saber e estar a par.
Mas nada mais do que isso. Comprar só por comprar nah. Prefiro gastar o dinheiro em viagens pelo mundo fora.
 
Última edição:
Voçês falam como se tivessem placas antigas e que já não servem para nada, ou têm que andar sempre a trocar de placa gráfica. Olhem a minha... 6600GT, ainda serve muito bem para aquilo que quero, claro que se tivesse dinheiro comprava uma 9600GT mas não. :(
 
Até acho bom as graficas de agora serem descontinuadas em tao pouco tempo... quer dizer que vêm aí gráficas mais poderosas e mais económicas em watts... Quem comprou agora, comprou... (é a História da Informática... "ah se esperar mais 1 mes compro a GT, mais 1 mes compro a GTX... bah...), é bom as companhias estarem tão empenhadas em serem as melhores ao dar melhores produtos por preços mais baixos (!)... tenho uma HD2900XT... 3 meses dps de eu a comprar saiu a 3870 e a 8800GT a preços mt baixos e com melhores performances e economia... claro que fiquei lixado... mas... comprei porque eu quis... agora é esperar 2/3 anos a aguentar a bicha (em watts) e comprar uma grafica quando eu achar que não consigo desfrutar os jogos novos perante os meus mínimos... Espero que eles continuem a melhorar a este ritmo... em pouco tempo teremos gráficas com ray tracing e económicas... só espero que ainda se dê importancia às graficas de 1 só gpu... e não X2 e SLi's e Crossfires... que para termos boas performances com essas gráficas teremos de ter drivers actualizadas todos os meses (no caso da ATi ok, mas a nVidia nunca dá uma driver mensal).

Cumps
 
Back
Topo