Fim do Desktop

Favas

Power Member
Bom dia,

Estava eu olhar para um catalogo de uma loja informática, e a namorar uns computadores desktops quando que pra mim mesmo pensei: "Favas tu nunca mais vais precisar de um desktop".
Até me custou um pouco a acreditar, pois adoro overclock, performance, boas maquinas, adoro modding.

Então e porquê? (tentava eu defender os meus velhos desktops)

Se tivermos um bom teclado, e um bom rato, um bom monitor, tens todo o conforto de um desktop, usando um portatil. Pelo menos é isso que eu sinto.
Para trabalhar não é preciso gráficas, memorias CL2-3-3 nem discos em raid, qualquer porcaria de portatil actual com 2gb de ram corre office 2007 + vista de maneira fluida e cheia de eye candy.
Para jogar, as consolas estão a dar mais cartas que o PC, e embora felizmente haja dinheiro para gastar em desktops musculados o suficiente para correr crysis em toda a sua glória, o que é certo é que não nada inteligente o dinheiro investido VS o prazer que dá esse tipo de experiencia.
Para não dizer que se pode canalizar esse dinheiro em outras coisas mais fisicas... como por exemplo... um bom monitor! :P
Não fiz contas é certo, mas estou muito feliz de portatil + consola e acredito que nunca mais irei comprar um desktop, apenas não sinto falta do desktop... com um monitor um pouco mais caro que a média (maior, melhor) os jogos da 360 teem bom aspecto suficiente para não lhes exigir Antialiasing 6X ou Ansiotropic 16x wtv, no mesmo monitor, quando conectado ao portatil vejo filmes, trabalho office, p2p, msn, voip...
Por tudo isto, acho que o meu desktop actual irá ter uma vida casta, e sem namorada até ao dia em que deixe fazer post à bios, deixando para traz muitos ciclos de relógio gastos na descodificação de video para adultos...
Mais alguem deixou para traz o amor aos desktops?
 
não... penso mesmo que és caso único. sorry!

Por acaso não é caso unico.

Comprei um bom pc em janeiro de 2007, acho que ja não toco nele à uns bons meses.
Para trabalhar tenho o meu MBP, quando estou em casa ligo ao meu monitor de 22".
Para jogar tenho a ps3 a x360, e outras consolas mais antigas.

Não sinto qualquer necessidade do desktop. Até tou a pensar vendelo.

Abraço
 
É a vossa opiniao. Eu prefiro um bom desktop em HTPC ligado a um LCD para Jogar jogos de fut , carros, etc e ligado a um bom monitor para os combates de Americas Army.
 
para quem joga é sem dúvida melhor usar um Desktop... tipo daqui a uns 3 meses sai um grande jogo que a grafica ja nao aguenta.... basta trocar a grafica!

...apra além de OC's fantabulásticos que se conseguem fazer, usar aqueles teclados de guerra que se ficarem estragados compra-se outro por uns trocos

há mil e uma razoes para ainda ficarem por cá mais uns tempos!

...para nao falar nos media-center personalizados ao gosto de cada um pois nao deixam de ser Desktop's!

Também é verdade que por motivos de força maior tem havido pessoal que deixou de usar Desktop's!
 
gameboy-pocket.jpg


:P

Muito melhor para jogar..


Agora a sério, concordo com o criador do tópico.
 
Smp tive um pc pq ha mtos jogos k simplesmente não existem praticamente p consolas (RTS por ex) e outros k p mim sao injogaveis (FPs c comando). Tb tenho um portatil e tive esse dilema mas agora k exprimentei c ambos sei k p jogar n ha nd cm um desktop... Ecra GDE, som 5.1, teclado gde e a postura da coluna c um desktop é totalmente dif.

E ok, as consolas sao mais baratas mas eu c um desktop d 1000 jogo mto melhor k com um portatil d 2000 portanto o Desktop ganha
 
não... penso mesmo que és caso único. sorry!

Eu há 8 anos chegava a casa, ligava o KaZaa e ia para o IRC falar com as gajas, nos intervalos via uns filmes, musica,web->techzone e jogava Quake 3.
Hoje chego a casa, ligo o emule/utorrent e vou para o MSN falar com as gajas, nos intervalos vejo filmes, musica, web->techzone e jogo Crysis.

A mesma maquina de à 8 anos faz 80% do que preciso fazer hoje em dia, menos jogar.

Quantas vezes mudei de maquina nestes 8 anos para poder saltar da geração Quake 3 para a geração Farcry, depois Doom 3, idem para Oblivion, agora Crysis...
Fartei-me de gastar guita!
Quem fez este percurso sabe bem que bem não basta apenas uma gráfica nova, logo a seguir à gráfica vem o CPU para esta não ficar a meio gás, vem um modulo de mais 512 de ram porque o disco já se coça demasiado, que entretanto já não cabe porque o chipset nforce2 só tem 3 bancos. Vem uma grafica nova porque a maravilha da nVidia foi um fiasco nas series FX e é lenta nos shaders como um caracol. Para depois ver que afinal o que rula é dual core, o que implica trocar de board e de discos, pois as boards já não têm dois IDE's para montares o raid.

Quantos de nós aqui no forum não tem o seu querido desktop todo modded com aspecto todo racing, mas que, por favor! não pessam para correr crysis pois tem 3 anos e e... dá 1fps com tudo no minimo..
Fazendo contas à vida, volto a repetir, não volto a comprar um desktop. Digo isto e observo o meu redor, não sou o unico, cada vez vejo mais portateis a substituir os desktops em cima da secretária, mais jogos nas consolas a fazer inveja aos PC's.
Se não fosse o crysis e os ports da x360 para PC, tinhamos hoje maquinas potentes para correr os belos jogos da futuremark! :002:

Não quero entrar numa guerra PC vs Consolas (nunca mais sairiamos daqui), o que acredito é que daqui a uns anos só se vendam workstations potentes e portateis, simple.
 
Lembrem-se que as vezes é necessario um bom desktop para trabalhos, é conforme a vossa area.. Como por exemplo pessoal de video, ou 3D necessita de boas maquinas.

Eu por exemplo tenho um macbook pro, mas em casa ligo a um bom monitor ligo-lhe o teclado e rato e é um desktop normalissimo. É claro que não tem a performance de um mac pro, mas aguenta o que eu faço!
 
Mas a ideia passa por aí. Não interessa se o ligas ao monitor e usa um teclado normal, é um portátil na mesma.

Eu partilho da mesma opinião, principalmente porque não jogo. Vou comprar um MBP assim que puder e depois também devo dizer adeus ao desktop. Na melhor das hipóteses fica a trabalhar estilo servidor só para P2P e pouco mais.

E vejo também muita gente que só precisa do básico para web e office, que chegam a uma loja e entre dar 500€ por um desktop preferem dar 600€ por um portátil, mesmo que isso implique menos desempenho. Simplesmente não precisam.

Sabem o que tenho como portátil neste momento?
Um Asus com um Celeron ULV 900MHz, 768Mb 667MHz e uma gráfica integrada da Intel. E para as funções básicas chega perfeitamente.

Por isso eu dificilmente volto a comprar um desktop.
 
Boas,

A minha opinião é exactamente a mesma...
Quando andava a estudar, há 5 ou 6 anos atrás, sacava tudo o que era jogo...passava horas em frente ao PC a jogar...pensava que não havia nada melhor para jogar....e de facto, ainda hoje, não há. Mas a questão é: será que compensa? Para mim a resposta é claramente: NÃO!

Hoje em dia, casado, trabalhando 9 horas por dia, o que quero é, nos poucos tempo livres, jogar um joguito com alguma qualidade. As consolas de hoje em dia, proporcionam uma excelente qualidade nos jogos...principalmente quando ligado a um LCD de 40''! :)

Depois, não tenho sítio para colocar um desktop, poderia comprar um Media Center que me permitisse jogar....decerto que precisava de gastar mais do que os 350€ que gastei na PS3 e decerto que dentro de 1 ano precisava de gastar mais dinheiro para continuar a jogar os jogos mais recentes.
Claro que não gastava dinheiro em jogos, mas hoje em dia, um jogo dá-me à vontade para 2 ou 3 meses...

Portanto, depois de muito ponderar, a minha escolha recaiu sobre um portatil de 12,1'', levezinho e uma PS3...e não estão nada arrependido! :)

"I rest my case!"
 
Boas,

A minha opinião é exactamente a mesma...
Quando andava a estudar, há 5 ou 6 anos atrás, sacava tudo o que era jogo...passava horas em frente ao PC a jogar...pensava que não havia nada melhor para jogar....e de facto, ainda hoje, não há. Mas a questão é: será que compensa? Para mim a resposta é claramente: NÃO!

Hoje em dia, casado, trabalhando 9 horas por dia, o que quero é, nos poucos tempo livres, jogar um joguito com alguma qualidade. As consolas de hoje em dia, proporcionam uma excelente qualidade nos jogos...principalmente quando ligado a um LCD de 40''! :)

Depois, não tenho sítio para colocar um desktop, poderia comprar um Media Center que me permitisse jogar....decerto que precisava de gastar mais do que os 350€ que gastei na PS3 e decerto que dentro de 1 ano precisava de gastar mais dinheiro para continuar a jogar os jogos mais recentes.
Claro que não gastava dinheiro em jogos, mas hoje em dia, um jogo dá-me à vontade para 2 ou 3 meses...

Portanto, depois de muito ponderar, a minha escolha recaiu sobre um portatil de 12,1'', levezinho e uma PS3...e não estão nada arrependido! :)

"I rest my case!"
se tivesses comprado uma 360 tambem nao pagavas os jogos :P e ficavas melhor servido ( eu tb tenho uma PS3 e nao sou nenhum fanboy).
 
Alguem Joga PS2 ? Muita gente certamente. Graficos muito maus.
PS3 e XBOX360 sao boas agora, daqui por 3 ou 4 anitos ardeu. Que fazer? Comprar a nova geracao.
Portatil é bom apenas para trabalhar e mesmo assim gastam uns bons €€€€ para um como deve ser, que rapidamente fica ultrapassado. Fazer um upgrade tb nao sai muito barato.

Desktop - upgrades com facilidade a todos os niveis de hardware.
Um contra é nao lhe mexer muitas vezes ja que não é pratico andar com ele as costas.

Para quem tem dinheiro é facil. Compra um desktop e faz upgrades quando quer, compra um portatil de mais de 2000€ e quando se tornar caracol compra outro e compra uma consola para jogar em familia e amingos nas festas la em casa.
 
Eu não percebo é a moda dos portateis.. Provavelmente metade dos portateis que se vendem até podiam ser desktop's, porque a sua 'portabilidade' nem é necessária..

Eu tinha um portatil que em agosto começou a 'morrer' e arranjei um desktop.. Deixei de necessitar de portabilidade não fazia sentido um portatil.. Primeiro porque daqui a uns tempos [2/3 anos] mudo 2 ou tres peças facilmente e com pouco dinheiro e ele vai aguentando-se enquanto que o portatil actualizar qualquer peça é muito mais caro.. Depois porque com uns 1600€ comprei um pc com boa grafica, com quad core e..monitor 22'... E nem com 2500€ comprava um portatil com capacidade semelhante e.. monitor 17'..
E eu preciso de um Quad.. Viz, Cad.. Mas quem não precisa agora.. de certo vai precisar para um programa ou outro daqui a 4/5 anos..

Ahh.. quanto aos jogos.. eu também já me decidi: consolas..
E uma ps3 ou xbox não arde ao fim de 3 anos.. A ps2 já tem sete anos e quem joga por exemplo God of War II diverte-se tanto ou mais do que a jogar estes jogos eye-candy's que andam por aí..
E mesmo que queiras estar na crista da onda nas consolas [ter a mais actual] gastas uns 400 a 600€ de 5 em 5 anos [ou menos se a escolha for nintendo] enquanto que com um pc uma placa gráfica de topo também custa uns 500€ e só garante uma ano, ano e pouco de jogos como deve ser..para além da actualização/acrescento de ram ao fim de 2 anos, etc etc..

Eu gráfica para o meu pc só daqui a uns tempos e por uma coisa boa mas barata [uma eventual sucessora da hd3850] que traga as novidades [dx10.1 ou dx10.5 ou dx11, o que houver nessa altura, smd's 4.0 etc etc...] e dê para correr um ou outro jogo de estrategia, que uma consola não é boa para esses jogos..
 
Sim eu só tenho portátil para fazer trabalhos de escola de resto uso-o muitas vezes como desktop.... daí eu ir investir num novo Desktop para trabalho pesado e jogos este verão (ter 1 single core ainda que bomzinho já não chega, apesar de em performance não sentir perda perceptivel em relação ao Core 2 Duo do meu portátil).

É como eu estava a discutir com uns amigos outro dia! Mais vale comprar um desktop de 1000€ para jogos e trabalho pesado e um portátil de 1000€ para trabalho do que comprar um portátil de 2000€ que nunca será tão bom como um desktop de 1000€
 
Eu vejo esta malta a falar de grafismos e cenas XPTO, mas eu pergunto: Nos jogos o importante não é suposto ser a diversão?
Tenho uma PS2 e tão cedo não vou comprar uma PS3. Porquê? Porque entre jogar PES6 ou jogar PES2008, para mim pouco muda além da actualização das equipas e grafismos novos. O que isso me interessa? Nada. Primeiro porque nem sei os nomes dos jogadores, depois porque futebol é futebol e para mim até podia ser o itália 90 (ou lá como se chamava).

Quanto aos jogos, a minha PS2 tanto corre sem problemas os jogos de há alguns 6 ou 7 anos atrás, como os últimos que sairam. O meu PC corria sem problemas qualquer jogo há 2-3 anos atrás, e hoje já é considerado "velho". Tendo em conta o que paguei pela PS2 e o que paguei pelo PC, a PS2 foi muito melhor investimento, no que a jogos diz respeito.

Em relação à moda dos portáteis, é bastante simples de se perceber.
Imagina que és um utilizador que só usa o PC para ver sites, fazer umas cartas e mostrar fotos das férias aos amigos.
Dual Core? X8900? 4Mb cache? 4Gb DDR2 800MHz? 1Gb GDDR3 dedicados? Alguma destas coisas interessa?
Vais a uma loja e o computador mais fraco que por lá houver serve perfeitamente.
A cena é que quando olhas para os preços, os desktops mais baratos rondam os 500-600€, enquanto que os portáteis mais baratos também. Escolha lógica? Portátil.

Mesmo quem não precisa da mobilidade, e eu conheço muita gente com portáteis nessa situação, gosta sempre de se poder deitar na cama ou no sofá enquanto está no chat com os amigos, ou ir para o quintal enquanto faz os trabalhos da escola.

Até já cheguei a estar deitado numa cama de rede e a trabalhar com o meu portátil.

Conheço quem tenha comprado um portátil "fixo". Só portátil para ir do escritório para a sala e da sala para o escritório. Isto porque no inverno, trabalhar ao pé da lareira é outra coisa. :D E no verão, ao pé da piscina também...

Para mim, este simples comodismo, tendo em conta que só uso o portátil para o básico, assim como uma grande parte das pessoas, vale seja lá o que for que um portátil custe a mais do que o desktop.
 
Última edição:
Mais alguem deixou para traz o amor aos desktops?

Nem todas as relações homem/maquina são amor. A maioria delas é trabalho/necessidade. Compramos o que precisamos. Não o que achamos mais bonito.

Tenho um portatil por causa da faculdade, e é muitofixe porque posso tar na ronha em cima da cama e tar na net ou para tar a escrever qualquer coisa no sofa da sala).

No entanto quando tenho de trabalhar vou para o desktop ( por acaso uso bastante a grafica em trabalho ) porque muitos trabalhos não são apenas office. E vou para o desktop porque preciso de um ecra maior, e preciso mais mais potencia e pelo mesmo valor consigo um desktop mais potente que um portatil.

É uma questão de necessidades. Se eu apenas trabalha-se com office um portatil chegava e tinha as suas vantagens por causa da portabilidade.
 
Back
Topo