1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fim Do PadrÃo Atx!!!

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por R4E, 9 de Novembro de 2003. (Respostas: 8; Visualizações: 1278)

1. R4E

R4E Suspenso

Caiu como uma bomba a notícia vinda da Intel no último Fall 2003 Intel Developer Forum: o fim do consagrado padrão ATX, tanto para fontes quanto para gabinetes e placas-mãe.

Devido ao crescente aumento de calor gerado pelos novos e velozes processadores, acompanhado pelo aumento do ruído dos sistemas de ventilação necessários ao bom funcionamento destes, a Intel acaba de anunciar o novo formato BTX(Balanced Technology eXtended).

A uma primeira vista, não se nota muita diferença do padrão ATX, mas, a um olhar mais criterioso, percebem-se logo as diferenças radicais:
    1-A posição da placa-mãe no chassi simplesmente se inverteu, passando da direita para a esquerda, o que, para nós modders é literalmente uma revolução;

2-A utilização dos novos barramentos PCI Express 16x, com taxas de trasnferência de 8 GB/s, que substituirão o padrão AGP;

3-O emprego de novos formatos externos de fontes(pois elas continuam tecnicamente iguais às ATX);

4-O novo sistema de refrigeração por air cooling, que consistirá num conjunto fan/dissipador posicionado na frente do case, usando dutos, que criará um fluxo de ar que atravessará o gabinete, passando sobre o cpu, o chipset e os conjuntos de capacitores eletrolíticos, responsáveis por grande parte do aquecimento do sistema;

Veja na gravura abaixo a idéia explicada acima:

Outro detalhe interessante é que as placas de vídeo deverão ser instaladas por padrão na posição horizontal, usando um adaptador do tipo "riser", que faz com que a placa fique numa posição "deitada" sobre a placa-mãe, a fim de deixá-la na linha do fluxo de ar que aparece nas figuras acima:

Enfim, devemos nos preparar para as mudanças, que já estão com data marcada para ocorrer: 2004. Aqui no Brasil elas deverão chegar mais tarde e o padrão ATX ainda será visto por muito tempo. Tomara que os preços dos atuais componentes caiam, com o lançamento do novo padrão, pois as linhas de produção das grandes fabricantes deverão funcionar por um bom tempo para atender o volume de vendas dos países do terceiro mundo.

Fonte e maiores detalhes(em inglês):
    http://www.anandtech.com/showdoc.html?i=1876&p=1

Informação retirada de: CasemodBR

Bem, estou a ver que chego a 2004 e o meu P4 2.53ghz é uma carcaça e os meu 166mhz @180mhz e o meu celeron 266mhz @300mhz são foseis!!, pois o pentum 166 usa fonte AT , o celeron já pode usar AT e ATX, mas estou a ver que o ATX está a acabar...VOU COMPRAR TUDO O KE FOR ATX, antes ke se acabe:-D :-D :D

2. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Isso ainda vai demorar um bocadinho a ser totalmente adoptado.
    Parece-me mais úteis para os desktops do que apra as torres.

3. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Isso n são noticias novas, ja tinha sido postado.

4. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Nunca é de mais relembrar. ;)

5. iJFerreira

iJFerreira Banido

eu gosto é das novas picoBTX. :D

6. R4E

R4E Suspenso

eu não sei, acho que me vou, e todos mós custar-nos a habituar a abrir a caixa do outro lado, e meter as placas ao contrário, com aquelas fontes, eu não sei, mas sei que é para 2004, agora quando não sei, espero que não seja cedo :rolleyes:

7. kanguru

kanguru [email protected] Member

como nem tao cedo vou mudar de pc.... tenho tempo. Btw. Aquela montagem parece mt afunilada. As ventoinhas da caixa teiem que ser bem potentes. A placa grafica liga-se á mb como?

Na conseguem fazer processadores mais frescos, até mudam as caixas...

8. R4E

R4E Suspenso

diz ali, que as placas gráficas em AGP vão desaparecer, vai ser PCI express...:sad: é pena....agora que eu estava a perceber o ATX, começa o BXT...:rolleyes:

9. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Bom post!

Vendo agora assim parece um pouco esquesito, mas desde q se mude pa melhor, adaptamo-nos bem.
    Vejam bem é a desvalorização q o material vai sofrer (caixas, boards, placas gráficas, etc.) q neste momento já n é pouca com a velocidade do desenvolvimento das tecnologias, então assim q sair o formato BTX, imagino...

Partilhar esta Página