Fim do roaming na UE

Kiku

Power Member
Olá bom dia, com o final do roaming pago na União Europeia apartir de dia 15 deste mês, em que situação está a Vodafone e os seus tarifários? Já tentei saber pelo serviço de chat mas dizem-me que será pago, mas com menores valores... E que algumas comunicações poderão não ser taxadas... Que os valores serão disponibilizados em breve no site... Não me convenceram. Alguém sabe de algo mais concreto? Obrigado
 
Olá bom dia, com o final do roaming pago na União Europeia apartir de dia 15 deste mês, em que situação está a Vodafone e os seus tarifários? Já tentei saber pelo serviço de chat mas dizem-me que será pago, mas com menores valores... E que algumas comunicações poderão não ser taxadas... Que os valores serão disponibilizados em breve no site... Não me convenceram. Alguém sabe de algo mais concreto? Obrigado

Estou exatamente coma mesma duvida... e aguardo com alguma esperança que seja melhorado. Os planos Red actuais são ridículos com 200 min/mês ou 200 Mb por mês. Espero que no mínimo seja igual ao que temos em Portugal. Pelo menos é o que me parece que a maioria das operadoras lá fora estão a fazer.

No meu caso concreto, como cliente empresarial, e como temos um pacote partilhado de 50GB, dos quais podemos usar 5GB em roaming, estou muito curioso se poderei usar os 50GB no futuro. Espero que sim.

Não sei se me é permitido partilhar links aqui, mas descobri agora que a Nos já emitiu esclarecimento sobre como vai ser a partir de 15 de Junho
 
Em relação ao roaming das banda larga movel está no site da vodafone a seguinte info:

A 15 de junho de 2017, o seu tarifário Vodafone On vai ficar disponível para utilização no Espaço Economico Europeu (União Europeia, Liechtenstein, Islândia e Noruega), com as mesmas condições que em Portugal.

O consumo de dados em roaming no Espaço Economico Europeu vai ficar sujeito a uma Politica de Utilização Responsável (PUR). Poderá consumir, do seu pacote, em roaming um volume de dados equivalente a, pelo menos, o dobro do volume obtido dividindo o valor mensal do seu serviço móvel pela tarifa máxima de roaming regulamentada a nível grossista (sem IVA), até ao limite máximo do seu pacote nacional.

Exemplo de calculo da PUR em Roaming

- Mensalidade (sem IVA) = €10
- Tarifa máxima de roaming regulamentada a nível grossista (sem IVA): €7,88/GB ( valor correspondente a 1024 MB)
- PUR Roaming: = (€10 / €7,88) X 2= ~2,54GB

Pode consultar os detalhes do seu plano através do 16910.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu seja superior ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas de roaming (sem IVA):

- €0,19/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo
- €0,032/SMS, para cada SMS enviado
- €0,20/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.

fonte: http://www.vodafone.pt/main/particulares/internet-movel/tarifarios/on-detalhe.html

A restante informação sobre o tarifario roaming voz está disponivel ao nivel de cada tarifario nas respetivas páginas.
 
Em relação ao roaming das banda larga movel está no site da vodafone a seguinte info:

A 15 de junho de 2017, o seu tarifário Vodafone On vai ficar disponível para utilização no Espaço Economico Europeu (União Europeia, Liechtenstein, Islândia e Noruega), com as mesmas condições que em Portugal.

O consumo de dados em roaming no Espaço Economico Europeu vai ficar sujeito a uma Politica de Utilização Responsável (PUR). Poderá consumir, do seu pacote, em roaming um volume de dados equivalente a, pelo menos, o dobro do volume obtido dividindo o valor mensal do seu serviço móvel pela tarifa máxima de roaming regulamentada a nível grossista (sem IVA), até ao limite máximo do seu pacote nacional.

Exemplo de calculo da PUR em Roaming

- Mensalidade (sem IVA) = €10
- Tarifa máxima de roaming regulamentada a nível grossista (sem IVA): €7,88/GB ( valor correspondente a 1024 MB)
- PUR Roaming: = (€10 / €7,88) X 2= ~2,54GB

Pode consultar os detalhes do seu plano através do 16910.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu seja superior ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas de roaming (sem IVA):

- €0,19/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo
- €0,032/SMS, para cada SMS enviado
- €0,20/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.

fonte: http://www.vodafone.pt/main/particulares/internet-movel/tarifarios/on-detalhe.html

A restante informação sobre o tarifario roaming voz está disponivel ao nivel de cada tarifario nas respetivas páginas.


Obrigado pela informação. Apesar de a explicação não ser muito simples, dá para perceber o essencial com o exemplo que eles apresentam.

Mas este é um caso especifico que se paga x por internet. No caso dos Red por exemplo, houve preços promocionais de voz + internet que com mais 5 ou 6 euros eles ofereciam 3GB por cartão. Estou curioso nesses casos como eles vão fazer os cálculos e o que vão passar a 'oferecer' aos clientes.
 
Obrigado pela informação. Apesar de a explicação não ser muito simples, dá para perceber o essencial com o exemplo que eles apresentam.

Mas este é um caso especifico que se paga x por internet. No caso dos Red por exemplo, houve preços promocionais de voz + internet que com mais 5 ou 6 euros eles ofereciam 3GB por cartão. Estou curioso nesses casos como eles vão fazer os cálculos e o que vão passar a 'oferecer' aos clientes.

Pelo que sei, nos tarifarios RED mesmo com preços promocionais e plafond extra, podem ser utilizados em Roaming sem custos adicionais. Se verificares nos tarifarios RED que estão no site, os plafonds de dados incluidos em PT são validos para a UE.
 
Pelo que sei, nos tarifarios RED mesmo com preços promocionais e plafond extra, podem ser utilizados em Roaming sem custos adicionais. Se verificares nos tarifarios RED que estão no site, os plafonds de dados incluidos em PT são validos para a UE.


Neste momento se fores ver os tarifários Red e se fores a 'mais detalhes' vais ver que no roaming na europa aparece: 200 minutos, 200 SMS, 200 MB internet - deduzidos do pacote nacional e limitados a 15 dias por ano (civil)

Vamos ver o que eles vão dizer após 15 de Junho
 

OK. Este é um bom exemplo de publicidade enganadora (comum em todas as operadoras).

No link que me enviaste diz claramente : "Roaming na Europa: Sem custos adicionais na UE"

Mas depois carregas em baixo onde diz: "Ver mais detalhes da oferta e períodos de fidelização" e depois carregas em "Ver mais detalhes" e desces até encontrares 'Roaming na Europa' e vais encontrar o que te escrevi à pouco: "200 minutos, 200 SMS, 200 MB internet - deduzidos do pacote nacional e limitados a 15 dias por ano (civil)"

É efectivamente sem custos, mas limitado a 200 minutos e 200 MB e apenas 15 dias por ano.

Mas como te disse algo deve mudar desde o dia 15 de Junho, espero eu.
 
Sem querer defender ninguem, e pelos contactos que fiz com a Vodafone, a informação do segundo site ainda não está atualizada com as novas condições do Roaming. Essa informação ainda é referente aos RED's até dia 14 de junho. Após isso foi me comunicado que vai acontecer o seguinte:
1- Os minutos a utilizar em roaming são descontados do plafond de para outras redes, ou seja dos 2000 min.
2- As chamadas recebidas sao gratis
3- SMS e MMS incluidos em portugal tambem sao descontados do plafond para outras redes, ou seja dos 2000.
4- Os dados incluidos estão incluidos tambem para roaming.
5- As comunicações para o pais vizitado ou outro pais da UE ou do mundo é taxado como se fosse uma chamada de Portugal para esse país, ver tarifario internacional.
 
Sem querer defender ninguem, e pelos contactos que fiz com a Vodafone, a informação do segundo site ainda não está atualizada com as novas condições do Roaming. Essa informação ainda é referente aos RED's até dia 14 de junho. Após isso foi me comunicado que vai acontecer o seguinte:
1- Os minutos a utilizar em roaming são descontados do plafond de para outras redes, ou seja dos 2000 min.
2- As chamadas recebidas sao gratis
3- SMS e MMS incluidos em portugal tambem sao descontados do plafond para outras redes, ou seja dos 2000.
4- Os dados incluidos estão incluidos tambem para roaming.
5- As comunicações para o pais vizitado ou outro pais da UE ou do mundo é taxado como se fosse uma chamada de Portugal para esse país, ver tarifario internacional.

Obrigado! Espero que assim seja!...
O que eu te escrevi, já sabia que era até 15 de Junho. Estava curioso para saber como seria após o 15 de Junho.
 
Confirmo a informação do @rikardoalves

Eu tenho RED e Vodafone Easy Roaming. A semana passada fui para a Suécia e antes de ir liguei para a Vodafone para saber informações sobre as novas regras em roaming. Fui felicitado que seria a ultima viagem que pagaria roaming (2.99€/dia para manter as condições do RED em roaming) porque nas seguintes terei exactamente as tarifas que tenho em Portugal na Europa:
- 2000 minutos / SMS para todas as chamadas efectuadas em roaming (descontam do pacote de para outras redes), mesmo as efectuadas para Vodafone
- chamadas recebidas sem custos
- 3GB de internet (RED 3GB)
 
Gostava é de saber, porque é que incluem Lichenstein e não Suíça. É para não haver excesso de comunicações? É que pagar 7€ / MB...
 
OK... actualizaram hoje o site nos detalhes do tarifário do Red aparece:

A partir de 15 de junho de 2017, no Espaço Económico Europeu (EEE), que inclui os países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega, as comunicações de voz efetuadas serão taxadas de acordo com o tarifário em Portugal para outras redes nacionais e as comunicações de voz recebidas serão gratuitas. Nos dados móveis aplicam-se as condições do tarifário em Portugal. Exclui comunicações em barcos, aviões e por satélites. Os pacotes mensais de 200 min, 200 SMS e 200 MB serão descontinuados.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE:
€0,032/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo.
€0,01/SMS, para cada SMS enviado
€0,0077/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.

Caso sejam aplicadas as sobretaxas acima indicadas, as tarifas máximas aplicáveis (sem IVA) de roaming são:
€0,19/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo.
€0,06/SMS, para cada SMS enviado
€0,20/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.

Por isso eram as noticias que acho que todos estávamos à espera! Boa!
 
Gostava é de saber, porque é que incluem Lichenstein e não Suíça. É para não haver excesso de comunicações? É que pagar 7€ / MB...
É facil responder à tua questão, porque a Suiça nao pertence ao Espaço Economico Europeu. Esse espaço aderiu a este acordo regulatório sendo que a Suiça nao pertence, logo é taxado como se estivesses na Russia, ou na Moldávia...

Podes consultar este site:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espaço_Económico_Europeu
 
As comunicações para o pais vizitado ou outro pais da UE ou do mundo é taxado como se fosse uma chamada de Portugal para esse país, ver tarifario internacional.
Penso que será ainda mais vantajoso que isso. O "roam like at home" é aplicável tanto para o país visitado como para qualquer outro país europeu incluído. Só se ligares para fora dos países do EEE é que acresce o custo da chamada internacional.
 
Penso que será ainda mais vantajoso que isso. O "roam like at home" é aplicável tanto para o país visitado como para qualquer outro país europeu incluído. Só se ligares para fora dos países do EEE é que acresce o custo da chamada internacional.
Infelizmente não é assim, ja confirmei com a Vodafone. Quando estás em roaming, pagas as chamadas internacionais mesmo para a UE.
 
Infelizmente não é assim, ja confirmei com a Vodafone. Quando estás em roaming, pagas as chamadas internacionais mesmo para a UE.
Nada me indica isso no implementing act da comissão Europeia. Chamadas de Portugal para o estrangeiro continuam a não ser reguladas, mas quando vais para o estrangeiro (país do EEE) passas a estar em roaming e aí as regras são claras:

2. Are there any exceptions or hidden rules to this new right I have?
You can roam like at home whenever you are in an EU country other than the country where you actually live (your effective home). (...)

11. If I travel and call or text a friend, do I have to worry on which operator he/she is or whether it is a fixed or mobile?
No. When you are roaming in the EU, all calls to mobile and fixed numbers in the EU will be counted against your national volume of minutes (or will be unlimited if you have unlimited calls at home), exactly as if you were calling within your home country. If you have distinct so-called ‘on-net’ and ‘off-net’ volumes in your national bundle, all the roaming minutes may be all deducted from the off-net volume, and also when you call another subscriber of the same domestic operator while roaming.
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/faq/frequently-asked-questions-roam-home

E tens a mesma informação aqui. Não vai haver nenhum extra correspondente a chamadas internacionais. http://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Documents/Roaming_NOS_VM.PDF
 
Fui validar novamente com a Vodafone, e após confronta-los com a documentação, confirmaram que fazer chamadas em roaming dentro da UE o valor vai ser o mesmo que para Portugal.
Eles nem sabiam disso...
Obrigado pela informação :)
 
Back
Topo