Fim do roaming na UE

Fazia sentido é que as chamadas efectuadas no país de origem para outro país móvel e fixo do EEE também fossem gratuitas.
 
Confunde-se fim do roaming com o fim das chamadas internacionais.

Fim do roaming: Chamadas para Portugal (e quem sabe, para o pais onde se está) incluidas, dentro dos minutos do tarifário de cada um.

Chamadas internacionais em roaming: Tal como fazer uma chamada internacional de Portugal para um pais da UE, serão cobrados conforme o tarifário de cada um.
 
Confunde-se fim do roaming com o fim das chamadas internacionais.

Fim do roaming: Chamadas para Portugal (e quem sabe, para o pais onde se está) incluidas, dentro dos minutos do tarifário de cada um.

Chamadas internacionais em roaming: Tal como fazer uma chamada internacional de Portugal para um pais da UE, serão cobrados conforme o tarifário de cada um.
Exmo.

Acabámos de provar na página anterior que isso não é assim, nem sequer hoje é assim (se fores para um país do EEE e ligares para outro país do EEE não pagas esse extra de chamada internacional):
https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming-na-ue.992170/#post-14672081

O "roam like at home" aplica-se a telemóveis que saiam do país de origem para outro país do EEE. Aí, a tarifa de roaming acaba para qualquer chamada que faças/recebas para/de um país dentro do EEE (não precisa de ser o próprio país ou Portugal).

As chamadas internacionais que continuam a ser pagas são as chamadas com origem em Portugal, uma vez que os mercados nacionais não estão regulados.
 
Tarifário actual: Yorn X 500MB

Mensagem recebida da Vodafone:

Comunica la fora como em Portugal. A partir de 15jun, as chamadas/sms efetuadas em roaming na Uniao Europeia (UE) sao taxadas de acordo com o teu tarifario para outras redes nacionais e tens acesso aos teus pacotes nacionais de dados ate ao limite total de 2,02GB, apos o qual sera aplicada a tarifa regulada de 0,0095EUR/MB. Estas substituem as atuais condicoes de roaming. +info em yorn.net
 
Eu com a Vodafone já não tinha problema nenhum dentro da Europa há pelo menos um ano. Tinha acesso ao meu plano normal de chamadas, sms gratis e 3GB/mês e sou Red! Mas só podia usar durante 14 dias.
A partir de dia 15 o limite são 90 dias não consecutivos. Também há tectos máximos em relação aos custos que podem ser cobrados se excederes demasiado os limites. Que limites são esses, acho que ainda não se sabe muito bem. Este artigo explica os valores todos das operadoras, até 15 de junho e a partir de 15 de junho, pode ser útil.
 
Eu com a Vodafone já não tinha problema nenhum dentro da Europa há pelo menos um ano. Tinha acesso ao meu plano normal de chamadas, sms gratis e 3GB/mês e sou Red! Mas só podia usar durante 14 dias.
A partir de dia 15 o limite são 90 dias não consecutivos. Também há tectos máximos em relação aos custos que podem ser cobrados se excederes demasiado os limites. Que limites são esses, acho que ainda não se sabe muito bem. Este artigo explica os valores todos das operadoras, até 15 de junho e a partir de 15 de junho, pode ser útil.
Mas olha que as fontes/referências de quem escreveu o artigo não são as melhores. A regra dos 90 dias era uma ideia que não prevaleceu.

A regra que vão aplicar é a dos quatro meses. Em cada dia em que comeces a usar o roaming, a operadora olha para os teus consumos nos quatro meses anteriores a esse dia. Se, dentro desses quatro meses, tiveres estado mais dias fora do país (em roaming no EEE) do que dentro e simultaneamente tiveres nesses quatros meses mais consumos em roaming do que em Portugal, eles aí aplicam a PUR (i.e. as tais tarifas extra).

E como é que eles sabem se estiveste dentro ou fora do país? Fácil: vão ver se te ligaste alguma vez a uma antena móvel estrangeira. Para efeitos deste implementing act da Comissão Europeia, um dia dentro do país é todo e qualquer dia em que te tenhas ligado (ou melhor, em que o teu telemóvel se tenha ligado) pelo menos uma vez a uma antena móvel portuguesa.
 
Então o que vai acontecer, estando cerca de 15 dias em férias, por exemplo em Espanha e utilizar um número RED, a partir de 15JUN2017.

Dados?
Chamadas efetuadas?
SMS efetuadas?
 
Então o que vai acontecer, estando cerca de 15 dias em férias, por exemplo em Espanha e utilizar um número RED, a partir de 15JUN2017.

Dados?
Chamadas efetuadas?
SMS efetuadas?
Nada. Vais poder usar tal e qual estivesses em Portugal. Desde que não gastes mais (dados, minutos, chamadas) nesses 15 dias do que usas em Portugal durante três meses, estás à vontade.

Atenção que nos dados há também outro limite. Vê as regras aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming.979395/page-2#post-14577724
 
Exmo.

Acabámos de provar na página anterior que isso não é assim, nem sequer hoje é assim (se fores para um país do EEE e ligares para outro país do EEE não pagas esse extra de chamada internacional):
https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming-na-ue.992170/#post-14672081

O "roam like at home" aplica-se a telemóveis que saiam do país de origem para outro país do EEE. Aí, a tarifa de roaming acaba para qualquer chamada que faças/recebas para/de um país dentro do EEE (não precisa de ser o próprio país ou Portugal).

As chamadas internacionais que continuam a ser pagas são as chamadas com origem em Portugal, uma vez que os mercados nacionais não estão regulados.

Lê a pergunta 10 do site cujo link mandaste:

"10. Do my new rights also cover the calls I make from home to friends abroad?
No. Calling from home is not roaming. The new rights cover communications (calls, SMS, data) made when roaming in the EU, which means when travelling abroad in the EU. The prices of calls from home to a foreign country, including in the EU, are not regulated."

Basicamente, se eu ligar para um amigo meu em França, pago o valor de uma chamada internacional para França, porque o meu tarifário cobra essa chamada sempre (só inclui chamadas nacionais).
Se eu for para França e quiser ligar para alguém de França, pago à mesma, porque continua a ser uma chamada internacional, visto que é como se eu estivesse numa rede portuguesa.
Roaming e chamadas internacionais continuam a ser duas coisas diferentes e esta regulamentação não muda isso.
 
Lê a pergunta 10 do site cujo link mandaste:

"10. Do my new rights also cover the calls I make from home to friends abroad?
No. Calling from home is not roaming. The new rights cover communications (calls, SMS, data) made when roaming in the EU, which means when travelling abroad in the EU. The prices of calls from home to a foreign country, including in the EU, are not regulated."

Basicamente, se eu ligar para um amigo meu em França, pago o valor de uma chamada internacional para França, porque o meu tarifário cobra essa chamada sempre (só inclui chamadas nacionais).
Se eu for para França e quiser ligar para alguém de França, pago à mesma, porque continua a ser uma chamada internacional, visto que é como se eu estivesse numa rede portuguesa.
Roaming e chamadas internacionais continuam a ser duas coisas diferentes e esta regulamentação não muda isso.
Destaquei isso neste mesmo post: https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming.979395/page-2#post-14577724

As chamadas internacionais aplicam-se de Portugal para o estrangeiro. "Calling from home" significa de Portugal para o estrangeiro. Essas sim são pagas.
"10. Do my new rights also cover the calls I make from home to friends abroad?
No. Calling from home is not roaming. The new rights cover communications (calls, SMS, data) made when roaming in the EU, which means when travelling abroad in the EU. The prices of calls from home to a foreign country, including in the EU, are not regulated."

As regras não mudam, porque não há nada para mudar
Se eu for para França e quiser ligar para alguém de França, pago à mesma, porque continua a ser uma chamada internacional, visto que é como se eu estivesse numa rede portuguesa.
Não...
Basta veres como se aplicam as regras noutro operador:
https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-Roaming-Precos-2017.pdf

Chamadas para o país onde está e para Portugal Ver nota (1)
Chamadas para outros países da zona 1 Ver nota (1)

Os preços para chamadas para países na zona 1 são todos iguais.
 
Não tinha visto essa condição. Isto é um buraco de todo o tamanho! Toca a comprar cartões recarregáveis espanhois para ligar para toda a EU a preços de saldo!

Ex: a Vodafone cobra 0.5eur/min para a UE.
 
Recebido agora num Yorn X 5GB:

Comunica la fora como em Portugal. A partir de 15jun, as chamadas/sms efetuadas em roaming na Uniao Europeia (UE) sao taxadas de acordo com o teu tarifario para outras redes nacionais e tens acesso aos teus pacotes nacionais de dados ate ao limite total de 3,57GB, apos o qual sera aplicada a tarifa regulada de 0,0095EUR/MB. Estas substituem as atuais condicoes de roaming. +info em yorn.net
 
Destaquei isso neste mesmo post: https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming.979395/page-2#post-14577724

As chamadas internacionais aplicam-se de Portugal para o estrangeiro. "Calling from home" significa de Portugal para o estrangeiro. Essas sim são pagas.
"10. Do my new rights also cover the calls I make from home to friends abroad?
No. Calling from home is not roaming. The new rights cover communications (calls, SMS, data) made when roaming in the EU, which means when travelling abroad in the EU. The prices of calls from home to a foreign country, including in the EU, are not regulated."

As regras não mudam, porque não há nada para mudar

Não...
Basta veres como se aplicam as regras noutro operador:
https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-Roaming-Precos-2017.pdf

Chamadas para o país onde está e para Portugal Ver nota (1)
Chamadas para outros países da zona 1 Ver nota (1)

Os preços para chamadas para países na zona 1 são todos iguais.
Não encontro a informação que estás a referir nesse documento.
De qualquer maneira, não concordo contigo. Não é isso que está escrito, lá por eu estar em França a fazer uma chamada para França não deixa de ser uma chamada internacional. Afinal, a informação da chamada tem de vir até Portugal à mesma para a minha operadora de base, por isso, sim, continua a ser uma chamada internacional. Além disso, acho que a resposta 10 está bem clara no sentido de dizer que não altera os preços das chamadas internacionais

Agora, usando a lógica, se não mexe no preço das chamadas quando eu estou Portugal para França, se eu estiver em França, passo a ter chamadas gratuitas do meu número português para um número francês? Qual a lógica? Ia ter mais vantagens em estar em roaming do que em estar no meu país...
Se assim fosse, eu comprava 3 ou 4 cartões de uma operadora francesa (que são muito mais baratas que as portuguesas) e trazia para cá, visto que, pela tua lógica, ia ter chamadas gratuitas
 
Não encontro a informação que estás a referir nesse documento.
De qualquer maneira, não concordo contigo. Não é isso que está escrito, lá por eu estar em França a fazer uma chamada para França não deixa de ser uma chamada internacional. Afinal, a informação da chamada tem de vir até Portugal à mesma para a minha operadora de base, por isso, sim, continua a ser uma chamada internacional. Além disso, acho que a resposta 10 está bem clara no sentido de dizer que não altera os preços das chamadas internacionais

Agora, usando a lógica, se não mexe no preço das chamadas quando eu estou Portugal para França, se eu estiver em França, passo a ter chamadas gratuitas do meu número português para um número francês? Qual a lógica? Ia ter mais vantagens em estar em roaming do que em estar no meu país...
Se assim fosse, eu comprava 3 ou 4 cartões de uma operadora francesa (que são muito mais baratas que as portuguesas) e trazia para cá, visto que, pela tua lógica, ia ter chamadas gratuitas
Mas eu não estou a usar lógica nenhuma. Estou só a dizer como estão os preços a ser cobrados (quando viajo em espaço europeu já hoje não existe a aplicação do extra de chamada internacional) e como vão continuar a ser cobrados. É igual para toda a Europa.

Agora, usando a lógica, se não mexe no preço das chamadas quando eu estou Portugal para França, se eu estiver em França, passo a ter chamadas gratuitas do meu número português para um número francês? Qual a lógica? Ia ter mais vantagens em estar em roaming do que em estar no meu país...
Se assim fosse, eu comprava 3 ou 4 cartões de uma operadora francesa (que são muito mais baratas que as portuguesas) e trazia para cá, visto que, pela tua lógica, ia ter chamadas gratuitas
Mas é isso que vai acontecer. As regras e as leis não têm de ter lógica para o cidadão comum. O que acontece é que o mercado europeu de Roaming é regulado (já há vários anos para esta parte) e os mercados nacionais não são.

Pode custar 0,60€ ligar para França, mas se fores a Espanha ligar para França não pagas nada? Sim, por estranho que te pareça.
E foi por isso que criaram uma política de utilização responsável e é por isso também que está previsto que se bloqueie/se taxe o uso de cartões quando se detete que esse uso é todo ou quase todo em roaming (i.e. fora do país de origem).
Se tu fores ao site das operadoras já hoje e se fores viajar, verás que o preço do Roaming no EEE é igual.
 
Boas,

O @desde99 tem razão. A definição é simples:
  • Chamadas internacionais: Chamadas com origem em Portugal, para qualquer país estrangeiro
  • Chamadas em Roaming: Chamadas com origem num país que não Portugal, para qualquer destino
O regulamento que entra em vigor a 15 de junho é válido para qualquer chamada originada em roaming, no Espaço Económico Europeu (União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein) com destino a outro país do EEE. Isto quer dizer que se estivermos em Espanha, ligar para Portugal, Espanha, França, Alemanha ou qq outro país deste espaço, custa o mesmo.

E sim, de uma forma geral, será mais barato ligar de Espanha para França do que de Portugal para França.
 
Liguei agora para o apoio técnico da Vodafone, para tentar saber o que iria acontecer aos clientes empresariais, que têm pacotes de dados partilhados, com Roaming incluído. No nosso caso temos um aditivo partilhado de 50GB dos quais incluem 5GB em roaming (custa 119€/mes). Para minha surpresa não me souberam dizer como seria nestes casos. Que por agora a oferta existente é a que se mantém, ou seja só podermos usar 5GB em roaming, mas que provavelmente mais tarde vão reformular novas ofertas, mas por agora nada.

É estranho que a 2 dias de entrar em vigor a nova lei , a Vodafone ainda não tenha reformulado isto. Não acho justo que um utilizador (ou mais) que pague 5€ para ter 3GB de internet a possam usar na totalidade em roaming, e um cliente que paga 119€ só possa usar 5GB em roaming

Esperemos por quinta-feira....
 
Uma coisa malta. Segundo entendo, o meu tarifário é RED, imaginando que vou para o estrangeiro de férias. O meu tarifário fica igual a Portugal.

Mas e quem liga para mim de Portugal? Se tiver também um RED, paga algo? Ou é normal também?
 
Back
Topo